quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Novas perspectivas para Nova Friburgo


ROGÉRIO CABRAL, PREFEITO DE NOVA FRIBURGO

ENTREVISTA EXCLUSIVA AO JORNALISTA REINALDO WOLFF, AFI 253.


Roberto Wermelinger, Reinaldo Wolff e Prefeito Rogério Cabral

Com grande simpatia, nos recebe o Prefeito de Nova Friburgo, falando dos seus planos para este ano na Prefeitura. À nossa frente, está a Banda EUTERPE Friburguense, em data comemorativa. Ao som alegre da banda, ele ainda nos promete nova entrevista, com maiores detalhes. Simples e comunicativo, aqui ele nos conta que:

Qual o ponto de partida que fez chegar à posição de liderança na Prefeitura de Nova Friburgo? Em que se apoiou sua carreira?
Primeiro, acho que foi no meu trabalho, que eu me dediquei durante 20 anos. Eu tive 4 mandatos de vereador, 2 de deputado e agora o 1º de Executivo. Portanto, são 7 mandatos consecutivos. Acho que foi o meu trabalho, a minha dedicação à vida pública. Eu fui ganhando carinho e amor por aquilo que eu faço. E a população, acho que sempre votou em mim, porque sempre entenderam e viram que eu respeito. Eu sempre respeito o cidadão. Respeito o direito do ser humano. Porque foi isso que sempre me chamou a atenção. E a nossa cidade, é uma cidade, que perdeu muitos recursos nos últimos anos, por falta de interesse político e por desempenho. E eu como legislador, eu tentei trazer recursos para cá e tive dificuldade. Eu vi que, com minha experiência do legislativo, posso contribuir com minha cidade. E já consegui isto nestes 2 meses. Já recuperei vários recursos que estavam perdidos e que consegui recuperar. Por um conhecimento do assunto e por experiência política. Então, foi isso que eu vi quando me candidatei. Eu vi que poderia contribuir para o desenvolvimento de minha cidade, pelo meu conhecimento, e pela minha experiência. Que foi o que me trouxe a ser candidato e a ter sido eleito.

Quais são as maiores alegrias e os maiores aborrecimentos?
A minha maior alegria é quando eu consigo atender as pessoas – o eleitor quando me procura pedindo algum benefício, para si ou para a cidade e eu consigo atender. Os maiores aborrecimentos que a gente tem - eu estou passando agora lá na Prefeitura, não é? Porque são vários TACs, Termos de Ajustamento de Condutas, que foram feitas entre o município e o Ministério Público... E o que não foram feitos em defesa do município. Eu estou tendo muito aborrecimento agora, porque eu vejo que o município está pagando por alguma coisa que não deveria pagar, porque os prefeitos não defenderam a nossa cidade. Sentavam na cadeira número 1, e quando alguém pressionava, ele ia lá e assinava. Simplesmente para tirar a responsabilidade dele! Mas não defendia o município. E quando eu vejo agora – por exemplo, o último TAC, que foi assinado com o Ministério Público, e acabou com os contratos temporários da cidade. Com esse TAC, eu não posso contratar pessoas que estão há 20 anos na Prefeitura com contrato. Pessoas que estão a 1 ano, 2 anos para se aposentar, e que agora estão perdendo o seu emprego. Então isso nos traz muito aborrecimento, porque eu quero ajudar as pessoas e não consigo. E nem todas as pessoas entendem que eu quero ajudar e não posso por força até de um acordo judicial.

Estivemos percebendo como Nova Friburgo anda esquecida em termos do turismo que deveria ser mais incentivado. Não sei se o senhor concorda conosco...
Plenamente!

Então, nós temos uma ideia que em muito pode contribuir. Fazer a revista AFI, aonde teria o apoio da Prefeitura no sentido de divulgar o turismo para Nova Friburgo. Mostrando que ainda é um lugar seguro e um lugar agradável de se viver, e de se desenvolver na vida. Então aí, gostaríamos de ter o apoio do senhor nesta ideia. Simplesmente, só da publicação da Revista AFI, que seria bimestral. Gostaríamos de fazer matérias sobre Nova Friburgo, e das pessoas daqui de Friburgo. Os principais políticos que o senhor gostaria que fosse entrevistado, colocaríamos nessa reportagem.
Vamos marcar uma reunião. Eu vejo com meu departamento jurídico, e o departamento financeiro. Não adianta eu prometer uma coisa pro senhor aqui, e não cumprir lá. Então vamos fazer uma reunião e a gente dá andamento da proposta. Com relação ao turismo, é uma questão que vamos trabalhar muito. Nós já trabalhamos aqui no carnaval, mas nós trabalhamos no Carnaval da Família. Coloquei câmeras de monitoramento na Alberto Braune e na Praça, fizemos parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. E foi o carnaval mais seguro de todos os tempos, de Nova Friburgo. Nós vamos investir pesado na questão de turismo, essa semana recebi aqui o Secretário de Turismo do Estado, anunciamos aqui mais de R$20 milhões de obras para o município, que vão contribuir com o retorno dos turistas na nossa cidade.

Agora, o que é certo, em sua opinião? Tem ideias de melhoria em sua atividade profissional? O que seria certo e não está sendo realizado ainda no presente momento? O que pode ser melhorado em termos de segurança no município para evitar novas calamidades?
Nós estamos realizando muitos trabalhos, eu estou resgatando todos os projetos que existe na Prefeitura, independente de quem foi que deixou, estou procurando os projetos que o Governo do Estado tenha aprovado, estou pegando os meus projetos, estou reunindo isso tudo hoje, com a Secretaria que eu criei agora que é o EEGCP, Escritório de Engenharia de Convênios e Projetos, e nós vamos reunir tudo isso, para que a gente possa trabalhar cada um projeto desses para que a gente possa ter uma cidade mais segura. Hoje eu trabalhei durante todo o dia com engenheiro do Estado, do Município, da Caixa Econômica, visitando as obras, e os locais onde precisam de obra nessa cidade. E não são poucos, são muitos. Agora, o Município não tem recursos, eu preciso de convênios.

Que mensagem o senhor passa para os nossos leitores?
De esperança, e que tenha confiança no Governo, e que nos dê tempo. Porque o Poder Público não realiza obras de um dia para o outro. Precisa fazer a licitação, precisa arrumar convênio, e parceria. E nos dê um voto de confiança. E aguarde. Com um ano de governo vocês vão ver uma Nova Friburgo completamente diferente do que hoje.

A Equipe Wolff e a AFI só tem a agradecer. Muito obrigado pela entrevista.
Obrigado!

Projeto de Expansão AFI 2013 - Você é muito importante para nós©

Digitação: Vitória Wolff
Edição e fotos: Arthur Wolff


-------------------------------------------------------------------------------------
Equipe Wolff apresenta Proposta de Liderança da Cidade - feita em 03/09/12 - por ocasião do debate dos candidatos de Niterói, na sede da OAB


Com a perspectiva de forte afluxo de turismo internacional ao Rio de Janeiro, nossa proposta é - arquitetura e nutrição deveriam ser dois setores incorporados ao bem público.

De que modo?
A Prefeitura oferecer serviços de arquitetura a todos, até na favela, para que qualquer setor da cidade seja bonito, em harmonia de conjunto. Como se a cidade fosse organizada como nós organizamos um presépio. Em que cada detalhe faz parte de um conjunto para se olhar. E o nutricionismo seriam serviços gratuitos de nutricionistas para todo e qualquer setor de alimentos (bar, restaurante, quiosque), tudo esteja com orientação de nutricionistas. Aliando este atendimento a cursos de paisagismo, culinária, decoração, a toda a população. Setor de artes: treinar e manter grupos musicais com música e dança em todas as praças, nos fins de semanas para que isto se torne patrimônio cultural da cidade e seja referência nacional.

Buscar parceria público-privada para os subsídios de pintura e remodelação estética de todos os setores da cidade. E preparar a população de todas as formas para recepcionar os turistas que virão. A própria massa populacional que virá atraída pelo COMPERJ, esta chegada também é turismo nos bares, restaurantes e eventos. //


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário