terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nosso entrevistado Zenil Antônio Nogueira


O empreendedor do Riviera Bar, localizado na subida da serra para Friburgo


Este é um exemplo de Marketing bem sucedido. Com toda esta modernidade e tecnologia, a simplicidade ainda agrada. Razão pela qual, muitas pessoas preferem fazer uma paradinha para lanche no Riviera.
Eis um exemplo de pessoa que fez grande esforço na vida. E que contou com o seu trabalho pessoal, boa influência de amigos, além de apoio financeiro de sócios. Finalmente, concretizou tudo isso na instalação do seu bar e restaurante. No ponto já existente na subida da Serra de Nova Friburgo, que ao longo de muitos anos conquistou a simpatia da clientela.


Entrevista exclusiva ao Jornalista Reinaldo Wolff, AFI 253, MT 27672


ZENIL ANTÔNIO NOGUEIRA


REINALDO WOLFF: Acha que seu estabelecimento é um ponto turístico pelo fato de ser um ponto de encontro?
ZENIL NOGUEIRA: Não começou como um ponto de encontro. Era apenas um ponto estratégico para ir à Friburgo. Posso dizer, sim, um ponto de apoio. E passou a ser um ponto turístico em função disso aí.

REINALDO WOLFF: Como foi o seu começo? Para iniciar, quem foi o seu melhor apoio?
ZENIL NOGUEIRA: Quem iniciou o Riviera foi o Paulo Falcão. Eu comecei em 85. E este começo foi muito difícil. Afinal, eu era antes um garçom em Niterói.

REINALDO WOLFF: Quem lhe deu o apoio neste começo?
ZENIL NOGUEIRA: Quem me deu apoio foi o Ademir Vidal, meu cunhado.

REINALDO WOLFF: Qual é a diferença do que foi antes e do que é agora?
ZENIL NOGUEIRA: Dei continuidade ao que já estava sendo feito. Já existia a coalhada, que é um grande sucesso de vendas até hoje. Além disso, com o tempo, fomos fazendo algumas melhoras. Como por exemplo, do banheiro.

REINALDO WOLFF: O senhor humanizou o atendimento e as condições de trabalho.
ZENIL NOGUEIRA: É. Hoje tem mais funcionários.

REINALDO WOLFF: Fato pitoresco - conte-nos algo inusitado que tenha ocorrido em relação a clientela?
ZENIL NOGUEIRA: O que eu sei, com certeza - tem muitos fregueses, e que freqüentam muito a casa. E todos tratam os funcionários muito bem.

REINALDO WOLFF: Qual o maior obstáculo, hoje em dia?
ZENIL NOGUEIRA: É sentir que não sou mais tão jovem. Ainda gostaria de fazer muito melhor as coisas.

REINALDO WOLFF: E a concorrência? Ou não há competidores para o seu público alvo?
ZENIL NOGUEIRA: Aqui não tem concorrência muito forte. Tenho dado muita sorte neste setor.

REINALDO WOLFF: Já pensou algum dia em mudar seu tipo de rotina?
ZENIL NOGUEIRA: Sim. Porque a idade está chegando.

REINALDO WOLFF: Deseja expandir filiais? O que pensa sobre franchising?
ZENIL NOGUEIRA: Não penso em filiais e franchising. Por enquanto, os filhos estão em outra área.

REINALDO WOLFF: Descreva como define seu tipo de comércio. Qual o mais apreciado quitute?
ZENIL NOGUEIRA: Coalhada é o mais famoso. Pastel. Queijo muito bom. É o que marca o Riviera.

REINALDO WOLFF: Acha que a família faz parte das atividades do negócio? É muito importante para a existência desta empresa?
ZENIL NOGUEIRA: Eles não trabalham mais aqui. Mas é importante, sim. Família é base para o meu sucesso.

REINALDO WOLFF: Qual a razão do sucesso definitivo deste ponto de venda em sua opinião? Qual o nome que define o Riviera?
ZENIL NOGUEIRA: Bom atendimento e mercadoria de primeira.

REINALDO WOLFF: Qual a estratégia de divulgação que dá mais certo neste caso?
ZENIL NOGUEIRA: A única estratégia é o bom atendimento. Isto que é importante para trazer o cliente.

REINALDO WOLFF: O que aconteceu depois da catástrofe em Friburgo - quais os efeitos que ocorreram em Cachoeiras?
ZENIL NOGUEIRA: Não mexeu muito com o movimento de clientes aqui.

REINALDO WOLFF: E a COMPERJ, está influenciando de que maneira em seus negócios?
ZENIL NOGUEIRA: Sempre chega alguém.

REINALDO WOLFF: Este é um empreendimento preparado para seguir de geração em geração?
ZENIL NOGUEIRA: Sim.

REINALDO WOLFF: A rotina é estressante ou une a família no ideal?
ZENIL NOGUEIRA: É estressante. Tem muito funcionário - é a família do Riviera. Minha trajetória de vida foi muito difícil no começo. Eu comecei em Guapiaçu. Depois num bar e restaurante de 59 a 63. Depois Niterói, restaurante muito conhecido e muito bom. Foi muito importante na minha vida. E a seguir veio o Riviera. O que eu aconselho para a nova geração? Importante é o estudo! Eu não tive esta chance. Fiz a 3ª série, e lá em Guapiaçu não tinha mais colégio. Só tinha até a 3ª série. Meu pai foi falar com a professora, que vinha de Cantagalo. Ela disse “Não tenho um programa de estudos para ele. Só posso dar aulas até a 3ª série. Se o senhor quiser, o senhor pode mandar o Zenil aqui. Eu posso passar alguma coisa de estudo para o Zenil não ficar parado”.

REINALDO WOLFF: Algum dia o senhor sonhou que seria um homem rico e realizado?
ZENIL NOGUEIRA: Eu sou muito feliz com o que Deus me deu. Eu sonhava em ter alguma coisa, mas não sabia que chegaria a tanto. Eu acho que é um dom lidar com as pessoas. Fui garçom depois soube como lidar com os funcionários. É importante o tratamento. O modo de lidar com as pessoas. E o trabalho com sinceridade. Muito trabalho. É aí que depois as coisas vão acontecendo naturalmente. O segredo de longevidade do Riviera é que são muitos anos de clientela fiel. E porque o cliente volta? O cliente já vem sabendo o que vai comer, o que vai querer, e que o atendimento vai ser bom. Sabe, e dá a impressão para mim, que ele se sente bem no Riviera. É tradição. Este é meu ideal de vida. Sinceridade no trabalho que faço. E muito amor no coração.

REINALDO WOLFF: Que mensagem o senhor quer passar para as pessoas?
ZENIL NOGUEIRA: Eu sempre gosto de agir de melhor. É o que eu falo para os funcionários. Contratei um funcionário. Se ele tiver uma idéia boa, eu vou aceitar.

A Equipe Wolff agradece sua entrevista!! //

Aqui não se trata de publicidade, ou redação paga. Mas sim, um modelo de esforço que achamos importante realçar nesta entrevista. Aos moldes do que já foi mencionado em reportagem anterior de Fabinho do Ar, de Itaboraí, aonde este diz que a honestidade e o trabalho contínuo - vale a pena.
E como bem lembrou o nosso entrevistado, teve o toque de Midas através da indicação do Jornalista Reinaldo Wolff, quando este era professor de inglês em Cachoeiras de Macacu e por conhecer o proprietário do local, o referiu, quando o Sr. Zenil ainda era garçom em Niterói. O que mais tarde, viria a se concretizar.

Entrevista em 21/08/2012

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Qual o objetivo do Projeto Expansão AFI criado pela Equipe Wolff?

A finalidade realmente é valorizar o ser humano através do trabalho que aquela pessoa está desenvolvendo. Além do resumo de aulas de Roteirismo, com o renomado G. Talese, e do Diretor da Globo Walter Avancini, sobre curso de roteiro e para TV que nos deu em São Paulo no Morumbi.
Num estudo comparativo, temos apresentado em algumas entrevistas o resumo que nós traduzimos da Enciclopédia das Grandes Ideias Volume III, Symptopicum, quando esclarece o conceito de herói na Antiguidade. De acordo com o pensamento de Sócrates, Aristóteles, e, mais à frente, século XVI, Descartes (de quem somos grandes admiradores).
Quanto às ideias sobre COMPERJ que aqui nesta mídia foi por nós comentada, convidamos agora, ao Gerente de Imprensa da Comunicação Institucional da Petrobrás, RJ - Sr. Lúcio Mena Pimentel, que leia estes artigos. Leia esta mídia AFI. Divulgando-a às demais autoridades da empresa. Como por exemplo, Gerente Executivo de Comunicação Institucional, Wilson Santa Rosa. Além de demais Diretores e funcionários.
Quanto à Diretoria AFI, aqui uma sugestão: Estabelecer prêmio de menção honrosa ao entrevistado VIP, destaque do mês. Entre estes e os próximos entrevistados, poderá surgir espontaneamente outros colaboradores, como nós, que queiram trazer melhorias para esta Associação. Concretizando então o objetivo: Projeto de Expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário