segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CONCEITOS DE TEOSOFIA


Ainda adolescente, e já vivia “uma crise existencial de tédio”, em São Paulo.
Subitamente, meu avô “parte para a longa viagem”. E nada mais óbvio: vim para o Rio de Janeiro morar com minha avó. A companhia dela me fez muito bem – eu a amava verdadeiramente. E a tal “crise” passou como por encanto. Embora o objetivo da minha vinda era para EU dar a ELA o conforto da minha companhia. Ironias da vida. Eu quis ajudá-la para não ter o desespero da solidão – e ELA é que me fortaleceu. E porque estou contando tudo isso? Sempre gostei muito de ler, desde pequena. Aos 2 anos, eu vivia com lápis e cadernos nas mãos. Dizia: “Quélo lê” (quero ler!). Assim, meu tio, por muito tempo, me chamava de Lolê.
Indo para o Rio de Janeiro, levei um livro fininho: A Voz do Silêncio. Na primeira página, uma caligrafia bonita escreveu: “Gostaria de ter escrito este livro”. Esta é a única vez que minha mãe, escritora, enaltece um livro com este grau de admiração. Despertou minha curiosidade na hora. O que terá de tão precioso neste livro?
Hoje encontro, nas anotações de meu pai, um esquema básico:
CONCEITOS DE TEOSOFIA DE MADAME BLAVATZKY
Ah! Aquela que escreveu “A Voz do Silêncio”! Então, as anotações que encontrei do Patriarca Wolff passo aqui para você amigo leitor-AFI.
Atrás de todo o movimento há o repouso.
Atrás de todo ruído há o silêncio.
Atrás do movimento e música das esferas (* refere-se ao som do movimento dos astros no espaço sideral) há o equilíbrio de Deus.
Todos os planetas e seres viventes se movem. Deus é imutável. E nada há em seus vastos domínios que possa perturbar a SUA PAZ, tão firmemente fundamentada. “Também vós, se quereis o êxito, deveis querer a paz”. É aquele poder de equilíbrio Divino que nada no mundo externo pode sacudir. Nem circunstâncias adversas, destruir. “Deveis libertar o Poder giroscópico de vossa alma: à Paz de Deus”. Assim disse Madame Blavatzky, o que eu entendo, nos termos de hoje significa: voltar-se para dentro de si mesmo, e buscar a Luz Divina. É invocar a Luz Divina em seu ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário