quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Solange Schranz - Brasileira na Suíça

Projeto "Você é Muito Importante para Nós" © Equipe Wolff

Sempre falamos: “Friburgo - A Suíça Brasileira”! Agora falaremos com “Brasileira na Suíça”!


Ela conheceu Ana Maria Wolff na piscina do South Beach, em Copacabana. Conversando sobre sua vida recém chegando da Suíça. E agora encontramos um ano depois, Solange Schranz em Itaboraí! Que coincidência!
Solange está voltando para a Suíça nesse momento. Dessa vez com toda a família. As meninas vão conhecer como que é viver direto no tempo frio. E vão conhecer uma sociedade moderna.
Como será que uma brasileira se adapta a um panorama de vida tão diferente do Brasil?
Ela nos trouxe de presente uma coleção de CDs clássicos, livros e dicionários em francês, italiano, alemão. Preciosidades...
Solange Schranz.
Carol e Ana Carolina Schranz.
Pergunto às meninas: - Como é morar lá?
- Agora que estamos indo com a família.
- Que momento bonito!
- Ah! Que presente maravilhoso a senhora nos trouxe! Sabe que eu também já fiz isso uma vez? Ao sair do Espírito Santo eu dei uma coleção de CDs e livros de presente de Natal.
Reinaldo diz: - Adivinhe o presente que eu mais gosto? Livros!
A Sra. fala alemão? Sprechen Sie Deutsch?
- Não, eu não falo, em um texto eu sei o conteúdo do texto mas eu não falo! Mas eu adoro! Teu alemão é puro! Na Suíça não se fala nem o alemão - é o Schweiss Deutsch, um dialeto terrível.
- Me diga só uma coisa - é bom morar lá?
- Eu adoro!
- Porque?
- É pela qualidade de vida.
- O povo é amável?
- Muito amável! Muito democrático. Silencioso. Mas é um pessoal de “peito aberto”! A Suíça é muito misturada, hoje em dia.
- E como foi suportar o frio?
- Essa parte aí, nem conta, essa parte é a mais agradável.
- Porque? Por causa das roupas?
- Não, é que a casa é quentinha, sabe?
- A Sra. não tem saudade do sol, das flores, do Brasil?
- Aonde eu moro o inverno inteiro tem sol. Não tem neve não - é a Suíça Italiana. Lugano!
Não percam a entrevista completa. Breve!
-----------------------------------


Vamos relembrar três fatos memoráveis e outros inacreditáveis, deste ano:


- Julho de 2012: Uma feira de chocolate na Bahia, reuniu pessoas de todo o mundo para saborear o cacau produzido neste Estado.

- 30 de julho de 2012: Tufão na Coréia do Norte que desde 1990 é atingida por enchentes e secas.

- No dia 6 de agosto de 2012, um robô pousou em Marte. Considerado um fato histórico sem precedentes. Só que neste mesmo dia um prédio rachou em Niterói. E duas casas coladas uma à outra se separam com uma fenda de um palmo. Isto ocorreu no Rio de Janeiro.

- Dia 8 de agosto, arqueólogos acham no mar navio romano afundado há dois mil anos.

- E 9 de agosto de 2012, um vulcão adormecido há mais de 100 anos volta à atividade nesta data.

- Dia dos Pais de 2012 - foi comemorado na TV assim: Pai é menos valorizado. Num país católico, fala-se mais de Maria. E o locutor ainda tem a coragem de dizer: O papel do pai nas famílias de hoje é considerado menos estrutural. Inacreditável!!

- 29 de agosto de 2012, descoberta de estrela, vista no telescópio do Atacama. Estrela com massa semelhante ao sol, com moléculas de glicose posicionadas em torno da estrela são indícios que ela dá origem a outros astros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário