quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Equipe Wolff apresenta - astrônomo Eduardo Dornelles Barcelos

Vida extraterrestre

Entre os fascinantes aspectos da astronomia contemporânea está a possibilidade de encontrar vida e inteligência extraterrestre. Em inglês SETI (Search For Extraterrestrial Intelligence).
Noite de Natal de 2012
Foto Arthur Wolff
A partir do século 18 começa-se a perceber um universo composto por diversos sistemas planetários. É a partir de Copérnico o conceito de outros sóis semelhantes ao nosso, cercado de planetas, talvez semelhantes à Terra. Seria possível ter vida e inteligência semelhantes também?
No séc. 19, Marte, o planeta vermelho, foi o alvo das atenções, quanto à vida extraterrestre. Em 1877 o astrônomo Giovani Schiaparelli, publicou o artigo notificando a existência de Canalli, na superfície de Marte. Por um erro de tradução, nos Estados Unidos, disseminou-se o conceito de que havia um sistema de canais artificiais em Marte. Especulava-se que Marte era um planeta agonizante, habitado por civilização sedenta, à beira da extinção. Isso povoou a imaginação de todos!
A controvérsia estendeu-se pelo século 20.
A sonda americana “Mariner 4”, fez um sobrevôo do planeta Marte, e verificou inexistência de padrões geométricos em sua superfície.
O reflexo desse intenso debate está no livro de H. G. Wells, A Guerra dos Mundos, que foi interpretado pelo cineasta Orson Welles, em programa de rádio, 1938. Simulou a invasão da terra por malvados marcianos.
Hoje há sérios estudos sobre inteligência extraterrestre em campos científicos paralelos. Um desses é a cosmologia - estuda a origem dos corpos celestes.

PERSPICILLUM volume 7 nº 1 editora Museu de Astronomia e Ciências Afins 
Texto: MW

Nenhum comentário:

Postar um comentário