domingo, 30 de dezembro de 2012

AFI apresenta temas de debate sobre Educação

Texto por Equipe Wolff



Frases de uma comunidade de humor em uma rede social, 29/12/12:
"To feliz demais, paçei com nota mássima na redasão do Enem" 
"Parabéns pra quem tirou nota baixa no Enem e vai tentar o Sisu"

A EPOPÉIA DO ENSINO MÉDIO



Nós últimos anos o Ensino Médio tem crescido mais de 80% na expansão de número de matrículas. O aumento também ocorre no fundamental e superior. Porém, o impacto de crescimento ainda é mais forte no Ensino Médio.
A evolução da quantidade de formandos está num patamar acima de 2 milhões de jovens, informa o INEP, o MEC - traçando  o perfil dos alunos brasileiros jovens para ingressar no mercado de trabalho ou no ensino superior. Dados do ENEM indicam quase 50% dos participantes da prova trabalham, e uma percentagem de 20% estão em busca de trabalho.
Pesquisas internacionais, conhecidas pelo MEC, mostram que na faixa etária de 25 a 64 anos, 25% da população tem pelo menos o nível secundário. No Chile, é 44%. Na Argentina é 42%. No Brasil, na faixa considerada ideal - de 15 a 17 anos, 83% estão na escola, 33% frequentam o secundário.
Evidente: Concluintes de ensino fundamental com um grande contingente de pessoas que poderá voltar aos estudos após anos fora da sala de aula. Outros indicadores: O atraso escolar é devido à repetência e abandono.
Por outro lado há impulso na formação de novos profissionais, o Brasil precisa de mais de 200 mil professores para o segundo ciclo do ensino fundamental. Qual a causa da carência de professores num país em que há desemprego? Segundo o IBGE, o salário do professor de ensino médio é bastante inferior ao de outras profissões de patamar equivalente.

E o que acontece com a capacidade de leitura do estudante?


“Não há encontro do estudante com a leitura”, comenta a professora de língua portuguesa, Lourdália Pereira, num estudo de estatísticas, na Revista do Ensino Médio, nº 4. “É uma realidade triste numa realidade numa realidade difícil de ser corrigida”. Resultados recentes do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica) indicam altas percentagens de alunos que se encontram em estágios críticos no quesito leitura. Com grandes dificuldades na interpretação de textos de gêneros literários. Não é só o Ensino Médio a causa do baixo resultado em relação às habilidades e competências. É reflexo de toda a trajetória educacional. Esse quadro está sendo modificado através de um novo acompanhamento, série a série, estratégia de melhorar a qualidade sde formação.

Resultados a alcançar


- Não separar a formação humanística, da técnica.
- Resgatar o conteúdo histórico e de valores importantes da sociedade brasileira.

Em termos de comparação


Frase de Miriam Bettina Oelsner “Resenha Judaica” em dezembro de 92 - “O que caracteriza Israel é que seu governo ataca os problemas de frente, com a coragem que eles requerem”.//


Editoração por Arthur Wolff

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