LIDANDO COM UM SUBORDINADO DIFÍCIL
O procedimento de -
expectativa de progresso, daquele que é o gerenciado/líder.
Uma estação de TV
tinha um engenheiro/chefe que todos o antipatizavam. Na área técnica ele era ótimo,
muito capaz. O fato, porém, é que ninguém queria “trabalhar com ele”, ou
“trabalhar para ele”!
Isto porque sempre
que surgia um problema, a sua primeira tendência de reação ao problema era:
determinar o culpado. Enquanto não identificava quem era o culpado, nada
se fazia em resolver o problema. E, na opinião dele, a maioria dos problemas
que tinha eram causados por seus “subordinados difíceis”.
Assim, embora
talentoso engenheiro, pode-se considerá-lo um chefe pouco hábil em lidar com as
pessoas. Se ele pudesse vislumbrar deste modo de lidar com seus subordinados
difíceis, logo saberia diferenciar, como nós vamos ver aqui: uma coisa são “os
problemas em si”. E outra coisa são “as pessoas”. E o segredo de “como lidar
com as pessoas”.
Este é o ponto
principal que vamos ver a seguir - saber diferenciar o que são os problemas e não
confundir os problemas com o modo de relacionamento humano entre as pessoas que
convivem numa equipe.
Como mudar?
O primeiro passo
para qualquer gerenciador/líder é desenvolver um método que possibilite a estas
pessoas que compõem sua equipe, um projeto de ser melhor. Cada um tem que ter
perspectivas de melhorar.
Para alcançar este objetivo
o que é preciso?
O gerenciador líder
precisa ter um esquema bem específico que propicie a todos melhoria e
progresso. Partindo da premissa que é isto o que você espera conseguir de cada
um dos seus subordinados, ou da equipe. O que você espera, que eles melhorem o
desempenho. Acrescentem mais resultados na atuação deles. E que consigam esses
bons resultados. Este é o começo para o gerenciador líder ter uma boa equipe de
trabalho.
Continua...
Texto: MW
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