Parte 2
Quais os passos
para conseguir o progresso em sua equipe de trabalho?
Vamos, a seguir,
estudar juntos as etapas que fazem parte do nosso plano de melhoria da equipe. É
um programa elaborado para que os subordinados sigam e com isso alcancem as
expectativas da chefia.
Primeiro passo:
Definir as lacunas.
Ou os pontos que representam necessidades de melhoria: o que é que está
faltando para que o desempenho de cada um seja muito bom. Primeiro vamos
observar que quando os resultados estão insatisfatórios, podem ser apenas uma
conseqüência de um desses quatro fatores. Observe, líder do seu grupo, se não é
apenas uma questão de falta de...
a) ... informação;
b) ... elementos
que o habilitem (por exemplo - equipamentos, materiais);
c) ... questão de
falta de tempo, problemas de tempo;
d) ... habilitações
ou entendimento da questão.
Aquele que
supervisiona, o líder do grupo, tem que verificar na atuação de seu grupo e
conferir quais desses quatro pontos acima pode ser a causa quando está havendo
um resultado insatisfatório. Detectando a causa notada é necessário apenas um
diálogo sobre a questão. Neste caso analisem juntos ponto por ponto o assunto,
dialogando claramente com o subordinado.
Segundo passo:
Agora você, liderança,
tome as medidas necessárias para corrigir o defeito.
Uma vez encontrado
a questão causadora da ineficiência - ação positiva! É a hora de agir em torno
do problema para corrigi-lo de imediato. A ação está diretamente relacionada
com a natureza do problema encontrado. Se está faltando informação, o
supervisor deverá providenciar esta informação. De que maneira? A) Treino,
fornecer informação escrita. Tornar esta informação um recurso disponível. Também
pode ser uma questão de leitura adicional. B) Se é falta de material, tente
providenciar uma adaptação. Ou mudança de equipamento, ou mudar a atuação dele
de acordo com as facilidades materiais que estivem acessíveis. C) E se a questão
é o tempo? Examine a causa dos impedimentos. Quais as dificuldades de
disponibilidade de tempo de seu subordinado ou se é uma questão de participação,
interesse, envolvimento da parte dele (ele veste a “camisa do time”?). D) Se a
causa é a pouca habilidade, pouco entendimento, a solução é fácil. Melhore a
comunicação do seu treinamento.
Terceiro passo:
Comunique com
clareza as suas expectativas - o que, qual o resultado, você espera obter na
participação daquela pessoa de seu grupo. E quais as conseqüências que a atuação
dele traz como resultado de todo o grupo.
Todas essas providências
que estão neste esquema, só podem produzir resultados positivos se houver
clareza de comunicação. E esta é a mensagem para o dirigente: tem que se
comunicar em relação às expectativas e obter a participação deles, manifestando
vontade de participar e responder à expectativa. E os resultados serão auspiciosos
para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário