quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

AFI apresenta curso da Equipe Wolff sobre o trabalho em equipe

Parte 2

Quais os passos para conseguir o progresso em sua equipe de trabalho?

Vamos, a seguir, estudar juntos as etapas que fazem parte do nosso plano de melhoria da equipe. É um programa elaborado para que os subordinados sigam e com isso alcancem as expectativas da chefia.

Primeiro passo:
Definir as lacunas. Ou os pontos que representam necessidades de melhoria: o que é que está faltando para que o desempenho de cada um seja muito bom. Primeiro vamos observar que quando os resultados estão insatisfatórios, podem ser apenas uma conseqüência de um desses quatro fatores. Observe, líder do seu grupo, se não é apenas uma questão de falta de...

a) ... informação;
b) ... elementos que o habilitem (por exemplo - equipamentos, materiais);
c) ... questão de falta de tempo, problemas de tempo;
d) ... habilitações ou entendimento da questão.

Aquele que supervisiona, o líder do grupo, tem que verificar na atuação de seu grupo e conferir quais desses quatro pontos acima pode ser a causa quando está havendo um resultado insatisfatório. Detectando a causa notada é necessário apenas um diálogo sobre a questão. Neste caso analisem juntos ponto por ponto o assunto, dialogando claramente com o subordinado.

Segundo passo:
Agora você, liderança, tome as medidas necessárias para corrigir o defeito.
Uma vez encontrado a questão causadora da ineficiência - ação positiva! É a hora de agir em torno do problema para corrigi-lo de imediato. A ação está diretamente relacionada com a natureza do problema encontrado. Se está faltando informação, o supervisor deverá providenciar esta informação. De que maneira? A) Treino, fornecer informação escrita. Tornar esta informação um recurso disponível. Também pode ser uma questão de leitura adicional. B) Se é falta de material, tente providenciar uma adaptação. Ou mudança de equipamento, ou mudar a atuação dele de acordo com as facilidades materiais que estivem acessíveis. C) E se a questão é o tempo? Examine a causa dos impedimentos. Quais as dificuldades de disponibilidade de tempo de seu subordinado ou se é uma questão de participação, interesse, envolvimento da parte dele (ele veste a “camisa do time”?). D) Se a causa é a pouca habilidade, pouco entendimento, a solução é fácil. Melhore a comunicação do seu treinamento.

Terceiro passo:
Comunique com clareza as suas expectativas - o que, qual o resultado, você espera obter na participação daquela pessoa de seu grupo. E quais as conseqüências que a atuação dele traz como resultado de todo o grupo.

Todas essas providências que estão neste esquema, só podem produzir resultados positivos se houver clareza de comunicação. E esta é a mensagem para o dirigente: tem que se comunicar em relação às expectativas e obter a participação deles, manifestando vontade de participar e responder à expectativa. E os resultados serão auspiciosos para todos. 

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