sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Aguarde entrevista do Diretor da UNIVERSO

Estando já pela segunda vez aprazado a nos receber para entrevista, o Diretor do Campus Universo Niterói, Dr. José Mocarzel Filho, lê nossas propostas e questões e promete responder até segunda feira. O que ele comenta? “São questões muito complexas”... Mas que coincidência! Estou eu aqui lendo o artigo de um astrônomo brasileiro sobre, exatamente, a Complexidade do Ser Humano em face ao Cosmos!
Diz Jorge Albuquerque Vieira, mestre em Ciências e Engenharia Nuclear, pelo COPPE/RJ, doutorando em Comunicação, PUC/SP - “O Universo é complexo... Vivemos em vários níveis, diversificados em complexidade. Nosso problema é saber viver em plenitude, isto é, desempenhar de forma plena essa transformação de complexidade que dá sentido à vida. Quando tomamos consciência disso, nos tornamos responsáveis, em algum nível, pela Humanidade: essa é a tarefa dos professores, dos cientistas, dos terapeutas de todos os tipos, e dos religiosos”.
E eu aqui acrescento: Dos perceptivos e dos jornalistas éticos.
E ele continua: “A grande transição que necessitamos viver com sucesso, em complexidade, é aquela que nos leva de indivíduos sobreviventes, para um sistema efetivamente social. Mas isto depende diretamente de formas elevadas de complexidade que já estão implantadas biologicamente na espécie (a capacidade de preocupar-se com a própria prole e de, afinal, conseguir amar). Vivemos uma crise evolutiva. Se sobreviventes, em complexidade mais elevada, caminharemos mais ainda em nossa coerência com o UNIVERSO COMPLEXO”, Livro do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Perspicillium, Vol. 7, Nº 1, Pág. 26.
Do que a escritora Ana Maria Wolff disse em seu livro Percepção©, eu entendo assim: "Se compreendermos nossa estrutura complexa das emoções, entraremos em sintonia com A COMPLEXA HARMONIA DO TODO".
Platão, nosso filósofo da história ocidental de grande originalidade e rigor, nos revela: “Só o ideal é real”.
Descartes, meu filósofo-mestre muito amado, me ensina em “Regras para direcionar seu pensamento na busca da verdade”, que o conhecimento advém na capacidade de auto-conscientização: “Coloquei a estória da minha vida como numa pintura de quadro de tal modo que o leitor possa vislumbrar como e porque cheguei à descoberta do método de boa conduta de raciocínio”.
Esta é então nossa idéia de entrevista: a verdadeira estória da vida intelectual de uma pessoa realizada e no topo da Carreira Administrativa da UNIVERSO.
Aguardamos com grande expectativa as respostas do Diretor.
Aguarde também, você-leitor AFI.
Este é o projeto “você é muito importante para nós” © Equipe Wolff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário