terça-feira, 9 de abril de 2013

Jair Mari, psiquiatra


·     Queixa somática, ouvir atentamente: Porque acha a vida insuportável se tudo está bem?
Tudo é uma questão de diálogo. É uma conquista humana, a felicidade.
·         Pode-se controlar a depressão e a felicidade?
Riqueza não traz felicidade. Uma mulher ganhou 26 milhões de reais e vive triste. Um faxineiro aparece na televisão dançando com a vassoura e cantando, ficou famoso na mídia do mundo inteiro com sua alegria. Pesquisa diz que 70% dos chineses não são felizes. Pode-se dizer que no ocidente quase todos nós somos felizes. O progresso, a tecnologia, mudou o mundo.
·         O que faz uma vida feliz?
Comecemos avaliando o que não é felicidade: nem bebida, nem sexo desenfreado, nem diversões frívolas trazem felicidade. O livro "A Busca da Felicidade" de Daniel Meier, diz: "O dinheiro não compra tudo". A atividade cerebral intensa torna a pessoa entusiástica. O que faz a pessoa feliz? Exercícios físicos produzem mais endorfina, dá a sensação de alegria. Nascemos predispostos para a felicidade. É quase uma formula: 1 - Exercício; 2 - Praticar a solidariedade; 3 - Fazer o que se gosta.
Quem sorri mais, tem mais felicidade. O professor Davidson, Universidade de Wisconsin afirma: "Mães submetidas a forte estresse, afeta cérebro do feto. Tristeza que predomina na maior parte da vida deste filho”.
Quem não consegue superar a morte de um parente pode se tornar depressivo crônico. Também a ociosidade é o caminho da infelicidade. Trabalhar com prazer traz alegria de viver. Solidariedade, ajudar pessoas infelizes é vacina contra depressão. Outra maneira de sair da depressão é: a produção artística. Mozart era muito alegre. Einstein, mesmo sério, era feliz quando descobriu a teoria da relatividade.

Texto: Equipe Wolff
Editoração: Arthur Wolff

Nenhum comentário:

Postar um comentário