segunda-feira, 1 de abril de 2013

Descobrir estórias que valem a pena

Com o objetivo de articular teoria/prática, onde os protagonistas (profissionais do jornalismo), já fazem parte da sociedade de conhecimento e do mundo produtivo, e para entender a formação profissional do jornalismo de romance, vamos propor este treino:

Rapidamente movimente a inspiração e arranque a "solidão da página em branco". Por onde começar? Como proceder a este treino? Simples, use a experiência de cenas do cotidiano como ferramentas que lhe dão estrutura e definem melhor sua escrita. "É o auto-aperfeiçoamento através de escrita jornalistica". É romper o silêncio, fazendo dos seus pequenos episódios, novos exercícios de escrita literária. 


O MACARRÃO INSTANTÂNEO E SUA PRESSA
De: Vitória Wolff

Enquanto muitos lancham, eu ouço música.
Me distraio das aflições e tento acompanhar o ritmo da música alegre.
Fico sabendo logo depois que a família tinha se satisfeito com sanduíches quentes e papos novos.
Tento encontrar minha própria comida. Então, entre tantas portas e armários encontro o salvador dos preguiçosos, solteiros e práticos, o delicioso macarrão instantâneo.
Além de prático, é rápido. E engana bem o estômago.

Enquanto espero a água ferver, brinco e dou cafuné no gatinho
que vem me agradar, também em busca de comida.

Enfim pronto, com minha pequena porção quentinha de miojo em mãos, coloco queijo ralado e me ponho a comer.
Por sua vez, o queijo derrete-se e anima ainda mais o final do meu mini-jantar. Me deixando em dúvida se estava satisfeita ou não, meu macarrão desaparece do meu prato como água no deserto.
Me deixando só, com meu gato esfomeado, o macarrão some juntamente com minha fome. Ficando apenas a alegria de ter me satisfeito com uma refeição prática e deliciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário