domingo, 21 de abril de 2013

A Educação no Brasil atual


Iniciamos nossa reflexão sobre o tema: “Educação”, com a entrevista da Professora Eliane e a do Professor José Carlos, onde encontramos uma escola o mais possível pacífica, dentro dos moldes que se poderia citar de modelo alcançado de compreensão entre professores/pais/alunos - O que é um grande contraste à alta agressividade latente em ambientes escolares de outros estados - São Paulo sendo um deles. A seguir vamos compreender a estrutura de pensamento do Professor Soniárlei face às crescentes mudanças e desafios quanto ao comportamento e modo de estudar e ver o mundo da “Geração-Internet” atual. E mais adiante será comparável ao modo de pensar de um Professor da USP/SP. E conhecemos a estrutura de um gigantesco ícone - a Universidade de Michigan - EUA. 

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Resumo de texto do professor da USP de SP: Herman Chaimovich
Publicado no jornal O Estado de São Paulo em 09/07/2007:
Universidades públicas
--> até aqui, são estruturas conservadoras, até obsoletas
--> que desenvolvem quase a totalidade de pesquisa:
A) Básica B) Aplicada C) Inovadora do Brasil

--> estão dominadas por "forças" pouco interessadas --> na pesquisa ou na inovação
isto causa um divórcio estrutural e político.
E a consequência é:
A criação de outras estruturas: dentro e fora da Universidade
Pois há crescente demanda por pesquisa e inovação para que o desenvolvimento seja socialmente justo e sustentável
A Universidade de Pesquisa é:
De classe mundial
Tem formação diferenciada

1º) contato precoce com a criação de conhecimento
2º) individualiza os seus graduados (*atenção individual?)
O governo tem que ter a estratégia de estabelecer metas crescentes de matriculados neste tipo de sistema:
A universidade de pesquisa atual: 12% são jovens entre 17 e 25 anos
*(melhor seria aumentar para 30% já.)

Outros tipos de Universidade:
--> Técnica
--> Escolas de Formação de Professores do Ensino Fundamental
-->Instituições de ensino à distância: formação acelerada

O que Universidade de Pesquisa requer: 
-->estrutura ágil e flexível, que se adapte às mudanças rápidas que a criação de conhecimentos traz
--> manter a capacidade de preservar outras Universidades que sirvam a tipos distintos de produção cultural
                
--> autonomia para preservar a liberdade acadêmica = pilar clássico
--> e liberdade de adaptar a estrutura interna às suas direções.
--> agilidade de contratar seguindo seus próprios critérios e livre-arbítrio para demitir.
--> para criar parcerias com agentes externos: públicos ou privados
--> todas essas ações devem ser socialmente transparentes e das normas legais do serviço público

O que é esta autonomia na prática?
1º) É urgente a regulamentação, dentro dos preceitos constitucionais de âmbito: 
didático e
científico e
administrativo --> gestão financeira/patrimonial

2º) É conscientizar dessa linha de conduta aos componentes do sistema da Universidade de Pesquisas, tais como: associações sindicais ou não
          estudantes
          docentes
          funcionários não docentes
          e todos das equipes: Gestão da Universidade

3º) É este caminho para tornar-se Instituição de Classe Internacional
Revista Nature vol. 446 pg. 949 de 26/04/07 é "Tema para refletir"; pois nos diz: "A Universidade do Futuro, onde as unidades de pesquisa estruturantes não são os departamentos, são centro interdisciplinares que tratam de temas de relevância: científica ou social"
Os sistemas se Pesquisa independentes da Universidade, que existe hoje em destaque no mundo são: institutos privados e institutos semi-públicos na Argentina. Institutos ligados a Ministérios, ou Academias como existe na França e China.
Ao gestor de Universidade de Pesquisa: silêncio e omissão política é o que não pode ocorrer, jamais.

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