Iniciamos nossa reflexão sobre o tema: “Educação”, com a entrevista da
Professora Eliane e a do Professor José Carlos, onde encontramos uma escola o
mais possível pacífica, dentro dos moldes que se poderia citar de modelo alcançado
de compreensão entre professores/pais/alunos - O que é um grande contraste à
alta agressividade latente em ambientes escolares de outros estados - São Paulo
sendo um deles. A seguir vamos compreender a estrutura de pensamento do
Professor Soniárlei face às crescentes mudanças e desafios quanto ao
comportamento e modo de estudar e ver o mundo da “Geração-Internet” atual. E
mais adiante será comparável ao modo de pensar de um Professor da USP/SP. E
conhecemos a estrutura de um gigantesco ícone - a Universidade de Michigan -
EUA.
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Resumo de texto do professor da USP de SP: Herman Chaimovich
Publicado no jornal O Estado de São Paulo em 09/07/2007:
Universidades públicas
--> até aqui, são estruturas conservadoras,
até obsoletas
-->
que desenvolvem quase a totalidade de pesquisa:
A) Básica B) Aplicada C) Inovadora do Brasil
-->
estão dominadas por "forças" pouco interessadas --> na pesquisa ou
na inovação
isto causa um divórcio estrutural e político.
E a consequência é:
A criação de outras estruturas: dentro e fora da Universidade
Pois há crescente demanda por
pesquisa e inovação para que o desenvolvimento seja socialmente justo e
sustentável
A Universidade de Pesquisa é:
De classe mundial
Tem formação diferenciada
1º) contato precoce com a criação de conhecimento
2º) individualiza os seus graduados (*atenção individual?)
O governo tem que ter a estratégia de estabelecer metas crescentes de
matriculados neste tipo de sistema:
A universidade de pesquisa atual: 12% são
jovens entre 17 e 25 anos
*(melhor seria aumentar para 30% já.)
Outros tipos de Universidade:
--> Técnica
--> Escolas de Formação de
Professores do Ensino Fundamental
-->Instituições de ensino à
distância: formação acelerada
O que Universidade de Pesquisa requer:
-->estrutura ágil e flexível,
que se adapte às mudanças rápidas que a criação de conhecimentos
traz
--> manter a capacidade de preservar
outras Universidades que sirvam a tipos
distintos de produção cultural
--> autonomia para
preservar a liberdade acadêmica = pilar clássico
--> e
liberdade de adaptar a estrutura interna às suas direções.
--> agilidade
de contratar seguindo seus próprios critérios e livre-arbítrio para demitir.
--> para
criar parcerias com agentes externos: públicos ou privados
--> todas
essas ações devem ser socialmente transparentes
e das normas legais do serviço público
O que é esta autonomia na prática?
1º) É urgente a regulamentação, dentro dos preceitos
constitucionais de âmbito:
didático e
científico e
administrativo --> gestão financeira/patrimonial
2º) É conscientizar dessa linha de conduta aos componentes do sistema da
Universidade de Pesquisas, tais como: associações sindicais ou não
estudantes
docentes
funcionários
não docentes
e todos das equipes: Gestão da Universidade
3º) É este caminho para tornar-se Instituição de Classe Internacional
Revista Nature vol. 446 pg. 949 de 26/04/07 é "Tema para
refletir"; pois nos diz: "A Universidade do Futuro, onde as unidades
de pesquisa estruturantes não são os departamentos, são centro
interdisciplinares que tratam de temas de relevância: científica
ou social"
Os sistemas se Pesquisa independentes da Universidade, que existe hoje
em destaque no mundo são: institutos privados e institutos semi-públicos na
Argentina. Institutos ligados a Ministérios, ou Academias como existe na França
e China.
Ao gestor de Universidade de Pesquisa: silêncio e omissão política é o
que não pode ocorrer, jamais.
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