segunda-feira, 1 de abril de 2013

Como ingressar nas carreiras militares


A Equipe Wolff entrevistou recentemente o Comandante do Sanatório Naval. Notamos entre os jovens um interesse renovado pelas carreiras militares. Não só pela estabilidade financeira que representa esta carreira como também pela alta qualidade de ensino nas escolas militares.
Encontramos no livro O Brasil e Suas Forças Armadas, editado pelo setor editorial do Estado Maior das Forças Armadas. Aqui apresentamos um extrato.
Uma das questões fundamentais das Forças Armadas é a capacitação de recursos humanos.
Por isso mantém um sistema de educação com formação e especialização. Com dois subsistemas. O primeiro voltado ao pessoal de carreira. E o treinamento do pessoal temporário das organizações militares, como um todo.
A formação, especialização e aperfeiçoamento profissional, ocorrem num sistema de educação continuada. Durante toda a vida militar. A formação do oficial e a do sargento dão-se em Escolas, que desenvolvem cursos, de acordo com o perfil do profissional desejado. A Escola de Ensino Superior tem duração de 4 anos, carga horária diária de 8 horas, e regime de internato, com dedicação exclusiva.
O ingresso na Escola Naval, RJ, é por concurso público direto. O Colégio Naval (Angra dos Reis – RJ) o aluno frequenta um curso preparatório de 3 anos, equivale 2º grau.
Para ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras (Resende – RJ), é por concurso público na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Campinas – SP), onde tem que realizar a 3ª série do 2º Grau.
Para a Academia da Força Aérea (Pirassununga – SP), é por concurso direto ou para a Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar (Barbacena - MG), após realizar ali a 3ª série do 2º grau.
Concluída a Escola de Formação, o oficial durante toda a carreira especializa em Altos Estudos Militares, nível pós-graduação.
A peculiaridade da educação militar é desenvolver os valores essenciais, pois o exercício da profissão pode advir condições extremamente adversas. Para atuar com precisão, requer autodomínio e capacidade individual.


Na Revista de Cultura da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, nº 29, presta homenagem à Academia que forma a Elite do Exército, em Resende: Academia Militar das Agulhas Negras. São vários conjuntos construídos, em destaque o conjunto principal, onde, todos os anos, em tradicional solenidade de formatura, os cadetes da AMAN recebem o espadim. 
O Portão Monumental é o cartão postal da Academia, tendo como cenário ao fundo, o Pico das Agulhas Negras. Em efetivo, é o maior batalhão do Exército Brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário