Quando você
escreve todos os dias, rapidamente pode vir o desejo de também escrever “seu
livro”.
Vamos então
conhecer novas técnicas de redação de uma estória.
“DRAMÁTICA” - A NOVA TEORIA DA CONSTRUÇÃO DE
ESTÓRIAS
Com facilidade pensa o leitor sobre:
“quem será o personagem principal da estória?” = É o herói da estória.
É A REVOLUÇÃO NOS CONCEITOS PRÉ-ESTABELECIDOS
Na concepção de concepção de estórias
do programa DRAMÁTICA, o personagem principal é o protagonista que “talvez”
seja, no final, o herói da trama.
Não há uma definição muito
consistente nesses termos, porque eles se alternam no enredo, assim: o que é o
personagem principal? É aquele que o público vivencia a estória desde o começo.
O que é o protagonista? É o principal que “move a estória” adiante naquele
ponto do enredo.
Herói da estória é a combinação desses
dois, o personagem principal com o protagonista.
Então o que define o herói da estória
no conceito DRAMÁTICA?
Quando se leva em consideração todos
os personagens, além do protagonista principal - ele deixa de ser o herói da
estória, porque há uma espécie de rotação no eixo da trama em que cada segmento
da estória é o ponto de vista de um personagem que domina a trama naquele
instante.
Esta é a chave da dramaturgia
proposta pelo DRAMÁTICA.
A cada trecho, identifica diferentes
destaques de personagem. A cada etapa, demonstra aquele ponto de vista do
momento mas em profunda perspectiva de análise. Esta perspectiva é “o objetivo
do personagem”. Sempre dando os dois focos - o sentido interno, e a motivação
externa, da ação que se desenrola. Estes diferentes enfoques alternados é que dão
o impacto e a comunicação na proposta do dramática é desenvolvido por Melaine
Anne Philips e Chris Huntley.
O arquiteto do sistema software é
Stephen Greenfield. // Resumo e tradução: MW. Digitação: Vitória Wolff. Informática:
Arthur Wolff.
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