terça-feira, 29 de janeiro de 2013

AFI e Sindicato estão tentando regularizar imprensa friburguense


Chegará um momento, muito breve, que quem não estiver com toda situação profissional e educacional regularizada não vai poder atuar. A AFI e o Sindicato dos jornalistas, não está inventando nada, apenas seguindo  determinação da legislação brasileira, como acabou de fazer a ACERJ (Associação de Cronistas Esportivos do Estado do Rio de Janeiro) que já anunciou que a partir de 2014 quem não for sindicalizado não será credenciado.

Tem gente que não está acreditando, mas a Associação Friburguense de Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro está empenhada em solucionar definitivamente a questão da atuação da imprensa local.

A AFI está enviando para o Sindicato a relação completa de todos os integrantes da imprensa que estão atuando sem registro profissional e diploma do curso superior de jornalismo, notadamente porque Nova Friburgo hoje, possui dois cursos nas universidades Candido Mendes e Estácio de Sá.

De posse da relação o Sindicato deverá tomar todas as providências cabíveis para regularizar definitivamente a situação da imprensa da cidade.
 
A AFI nem o sindicato,  pretendem impedir o trabalho de ninguém, por isso, diariamente a diretoria está recebendo os colegas em sua sede da Praça Getulio Vargas, 71, térreo embaixo da Academia Friburguense de Letras, das 18 às 20h.

Todos os assuntos relacionados a registro profissional, cadastramento e recadastramento de sócios e outros, estão sendo esclarecidos.  A nossa sede da Praça Getúlio Vargas, 71, térreo, centro, Nova Friburgo, (embaixo da Academia Friburguense de Letras) estará aberta no horário de 18 às 20.

Exigências para a Regularização da AFI
1-Preenchimento de ficha cadastral
2- foto 3 x 4
3- Comprovante de escolaridade
4- Comprovante profissional
5- pagamento de anuidade;
R$ 50.00 (sócios antigos)
R$ 80.00 (novos sócios)
De acordo com  o artigo 698 do estatuto, podem se filiar profissionais do jornalismo das cidades de: Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Carmo, Macuco, Sumidouro, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes

Exigências para o Registro Profissional
Documentos comuns a todas as funções:
 01 cópia autenticada do RG   (pode ser a Cart. de Habilitação)
 01 cópia autenticada do CPF (não necessário, se vier junto com o RG)
 01 cópia autenticada da Cart. de Trabalho (somente a pág. da foto, frente e verso)
 03 fotos 3 x 4 (fundo branco, modelo identidade)
 Original da Carteira de Trabalho (para a anotação do registro)
Cópia comum de comprovante de residência
Formulário preenchido de procuração (fornecido pelo sindicato), com sua firma reconhecida em cartório

Jornalista Profissional Diplomado (trazer também)
01 cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão (habilitação em Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário