quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sustentabilidade foi tema de encontro na ACIANF

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), sempre preocupada com a economia e bem estar da população, recebeu, dia 28, em seu encontro da Rede de Negócios, diversas autoridades, empresários e interessados que debateram entre si o tema da sustentabilidade. Os convidados especiais deste café da manhã foram a Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro (SETRAB/RJ) e, também, deputada estadual Claise Maria, assim como o coordenador e gestor de cooperativas da pasta, Antônio Carlos de Souza. Esta visita a Nova Friburgo faz parte do trabalho desenvolvido pela vice-presidente Dalva Brust, que entendeu que nossa cidade está dentro dos segmentos de maior interesse da SETRAB/RJ: reciclagem de Resíduos sólidos e agricultura familiar.

Na ocasião, no auditório da Acianf, Antônio Carlos mostrou aos presentes alguns materiais produzidos a partir de objetos reciclados, entre eles, uma telha extremamente resistente criada por pesquisadores da UERJ através do reaproveitamento de caixas de leite. Segundo ele, isso é só o começo: "por conta das técnicas atuais de reutilização de materiais, o lixo de hoje se torna o ouro de amanhã" e, por isso, sugere a mobilização da população local para instalar cooperativas na cidade. O gestor aponta que se a prefeitura investisse na reciclagem, ela pagaria por boa parte do material utilizado cotidianamente, como postes, bancos e outros de reposição contínua.

As cooperativas se tornaram a principal solução para o problema do desperdício em nossa sociedade e passarão a ser inevitáveis, tendo em vista, a necessidade de adequação dos municípios à atual Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, que estipula o prazo até 2015 para a substituição de lixões por aterros sanitários, assim como a melhoria da produtividade da coleta seletiva.

Tendo isso em vista, após o café da Rede de Negócios, a deputada estadual Claise Maria foi até o 3º distrito onde participou de um almoço, em São Lourenço, com as mulheres da Associação Rural Legal, representantes do Ceasa e do Sindicato dos Agricultores Familiares de Nova Friburgo. O escoamento da produção, a comercialização dos produtos e os entraves burocráticos para o acesso à benefícios do governo Estadual e Federal, foram  os assuntos debatidos durante o encontro.

Em seguida a deputada visitou a sede do Sindvest onde também se encontrou com representantes da Firjan e das confecções: Elas, Monthal e Tardene que apresentaram suas propostas de reciclagem. A diretora do Sindvest, Rita Tardin, explicou os empecilhos existentes hoje no setor têxtil e falou do desperdício promovido pelas confecções que chegam a acumular cerca 60 toneladas por mês de resíduos (considerando apenas as empresas formalizadas). Num outro momento, a deputada visitou o Salão da Secretaria de Cultura e assistiu a apresentação de dois projetos apoiados pela Colônia Alemã: Ecoserra Artesanatos e Preserva Friburgo.


A Deputada Estadual Claise Maria e o Coordenador Antonio Carlos, saíram impressionados dos encontros por conta do potencial de trabalho que viram na região. Os segmentos que desejam ser beneficiados com o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda deverão enviar, separadamente, um documento elencando as dificuldades do setor e possíveis soluções. Parceiros e pesquisadores da UERJ/Rio farão em seguida estudos e desenvolverão produtos a partir da reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário