segunda-feira, 22 de julho de 2013

FRANCISCO MARTINS EM ENTREVISTA EXCLUSIVA À EQUIPE WOLFF - Parte 2

PROJETO EXPANSÃO AFI 2013 - VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS © Equipe Wolff

----------------------------------------------------------
Os desafios para um homem de fé muitas vezes ultrapassam a nossa imaginação. São provas muito difíceis, que Francisco Martins, através de perseverança, conseguiu superar tantos revezes. Agora a nova fase de iniciativa, é o Curso Superior de Teologia, em Itaboraí.

----------------------------------------------------------
Pastor Francisco: Eu não sou uma pessoa radical, até porque para ser professor, tenho que ter uma mente muito aberta. Mas nós estamos vendo hoje uma teologia da prosperidade que está acabando com o Evangelho. A teoria da prosperidade tem uma coisa boa - e até no inferno tem uma coisa boa... Porque é oportuno dizer que o inferno está cheio de pessoas bem intencionadas. Mas a boa intenção não basta. É preciso entender que foi deixado pelos padres apostólicos, apologéticos, pelos pré-reformadores, pelos pós-reformadores, pelo grande reformador Martinho Lutero, foi deixado um cerne de fé. Um cerne de fé que está sendo acabado por extremos antagônicos. Nós vivemos uma igreja que se diz Pentecostal com uma prática totalmente anti-bíblica! Uma mistura com macumba, feitiçaria e outra coisas mais... Por outro lado está havendo uma Igreja cheia de “espertos-tirando-dinheiro-do-povo”.

Reinaldo Wolff: Pessoas que querem obter o dízimo em nome de Deus.
Pastor Francisco: Se fosse “só” dízimo, estaria bem. Mas são pessoas da fé, fazendo na verdade, um “circo”, e comércio. Comercializaram a fé. Esteve aqui comigo um pós-graduando, vindo da Suécia. Ele veio ao Brasil porque está fazendo uma tese. Eu não sei quem indicou. Mas ele veio me entrevistar para a tese dele. Ele estava aqui no Brasil por conta da Rainha da Suécia, que é brasileira. Ele fez a entrevista sobre exatamente este tema. Isto já chegou à Suécia - que há Igreja Brasileira vivendo esses momentos de uma igreja sub-produto da teoria americana de desenvolvimento. Pretendo, dentro disso que está havendo, sei que minha contribuição é pequena, é pouca, mas com Deus, é grande... Eu posso fazer alguma coisa! Não posso ficar parado. Não sei até onde posso chegar. Eu sei que eu posso preparar pessoas realmente voltadas para o Cristianismo!

Reinaldo Wolff: O senhor acredita que o Santo Sudário seja verdadeiro?
Pastor Francisco: Há uma polêmica muito grande. Eu já estudei a respeito deste assunto - e, para falar a verdade, eu tenho dúvida. Tanto no sentido de que seja, quanto de que não seja, verdadeiro. Há uma incógnita. Mas a história do Catolicismo, eles trabalharam muito com relíquias. Até hoje eles têm guardados lá, pedaços da Cruz de Cristo e outras coisas mais que eles traziam para mostrar aos fiéis. Pode ser que este Santo Sudário seja um desses... É uma polêmica muito grande. Porque os testes feitos, alguns revelam que era da época de Cristo. Outros dizem que é posterior!

Reinaldo Wolff: O teste de carbono, na realidade, provou a existência real. Eu estive na Catedral de Brasília. E ontem mesmo estava conversando sobre isto no supermercado Guanabara. Conversei com um senhor evangélico; ele achou que a minha atitude era um bocado estranha para os conceitos evangélicos dele. Mas o que eu fiz? Quando cheguei na presença do Santo Sudário, eu me ajoelhei. Não é uma questão de adoração de imagem. Olha, ali está impregnado da Santa Energia de Nosso Senhor Jesus Cristo! Eu “senti” dentro de mim, a presença do Senhor Jesus Cristo! E me ajoelhei - e orei. Com toda fé. E com toda humildade.
Pastor Francisco: Eu acredito no senhor, plenamente. Por isso que comentei com o senhor que tenho minhas dúvidas. Eu vejo muita gente que diz “Ah! Eu não acredito!”. Mas eu não posso afirmar isso. Eu poderia ter uma afirmação melhor diante de uma experiência como o senhor teve.

Reinaldo Wolff: Eu creio firmemente na verdade do Santo Sudário. Vale a pena ver. É impressionante a energia que alguém sente, diante do Santo Sudário.
Pastor Francisco: Porque o senhor teve essa experiência - eu estou no ato de “ouvi falar”.

Reinaldo Wolff: Mas vale a pena ver o Santo Sudário, de perto, sim. Foi um ato de devoção, o de dobrar os joelhos. E o evangélico que estava no Guanabara, disse - “O homem não tem que se humilhar!”. E eu falei para ele - “Não. O que a Bíblia fala de se humilhar (Os humilhados serão exaltados) isso é um conforto espiritual, para aqueles que foram humilhados. Na verdade a Bíblia não está lhe pedindo para que lhe humilhem. Ela está apenas dizendo que os humilhados serão exaltados. Exaltados por quem? Humilhados perante quem? Por outro ser humano que lhe é arrogante. Porque na realidade, ninguém tem o direito, nem no conceito infra-constitucional, nem na Constituição, e nem pela proposta universal, feita pela ONU, a dos Direitos Humanos. Na realidade, ninguém tem o direito de achar-se que é tão soberano a ponto de que possa humilhar uma outra pessoa. Então, muitas vezes uma pessoa é humilhada por questão de finanças, ou alguma situação que lhe humilhe. Esses humilhados serão exaltados, porque? Não houve a justiça de Deus! A partir do momento da Justiça de Deus, não haverá humilhação!”. Então - para a gente ter Deus, tem que ter humildade. Eu penso que - se a pessoa não tem humildade, não abre espaço em seu coração, para ter Deus.
Pastor Francisco: Eu vejo que o senhor não se prostrou para o pano - mas para o que ele representa.

Reinaldo Wolff: O Espírito de Deus!

(Continua)


FOTOS E DIGITAÇÃO: Vitória Wolff.
EDITORAÇÃO: Arthur Wolff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário