domingo, 21 de julho de 2013

FRANCISCO MARTINS EM ENTREVISTA EXCLUSIVA À EQUIPE WOLFF

PROJETO EXPANSÃO AFI 2013 - VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS © Equipe Wolff

(1ª Parte)

AS MUDANÇAS NO ENSINO RELIGIOSO


Reinaldo Wolff: Fale-nos sobre o seu trabalho. Pastor Francisco, o que mais recompensa nesse trabalho? E quais são as suas maiores dificuldades?
Pastor Francisco: Bom, eu tenho dois tipos de trabalho. Um é ser pastor, o outro é ser coordenador da FACITE, e ainda por cima sou professor também. Dou aula de Capelania, em outras instituições também. E no momento, na FACITE, eu leciono Cristologia, o grego, o hebraico, e hermenêutica e homilética. E também a arte de falar, de se expressar. Então, dentro disso, é muito prazeroso pra mim trabalhar como pastor, embora seja muito dificultoso. Mas é uma coisa que eu faço por amor. Não recebo salário da igreja, até porque eu não preciso. Pelo contrário, eu sou doador na igreja. Eu invisto muito, coloco muito, na igreja... Eu falo, um investimento até mais espiritual. E pra mim agora, que eu estou me dividindo também entre clinicar a psicanálise. A minha esposa é psicanalista, e eu agora estou também passando a clinicar a psicanálise, dividindo tudo, mas o que consta realmente é o pastoreio e a sala de aula... Isso, para mim, é fantástico, não tem preço, entendeu? Coisa que eu amo de paixão!

A TEOLOGIA E A FÉ


Reinaldo Wolff: Quais são as maiores dificuldades em relação a este trabalho?
Pastor Francisco: As dificuldades com relação ao pastoreio, é aquilo que todo pastor tem, não é? Lidar com pessoas é muito difícil. Pode ser prazeroso, mas é difícil. Com relação à esta parte da faculdade, a nossa grande dificuldade, hoje, é a concorrência desleal. Porque estão se vendendo diplomas pela internet, a 30 reais, 50 reais. Então tem muita gente aí, com “formação teológica” entre aspas, e que na realidade não sabe nada. E o que complica muito é que essas pessoas, já que vivem a sociedade consumista, compram o diploma pela internet, compram também a Carteira Pastoral, abrem uma igreja, e atrapalha muito a vida do Cristianismo. E vários deles começam a abrir os chamados Seminários. Seminários em que eles não têm conhecimento nenhum! Então nós estamos passando por uma geração de pessoas, que compram o conhecimento, mas não adquiriu o conhecimento! E essa concorrência desleal que nós estamos tendo é muito complicado para aqueles que levam a teologia a sério... Para aqueles que levam o ensino bíblico a sério. Então, é complicado, não é? Chegam pessoas aqui - “Ah, quanto que é a mensalidade da faculdade de Teologia?” - “Ah, não! Está muito caro! A gente encontra pela internet mais barato!”. Olha, a diferença é o ensino! Os nossos professores - nós fizemos um levantamento dos professores, de quanto os professores recebem. Aquelas faculdades que pagam melhor na região de São Gonçalo, Niterói, e passamos a pagar o dobro do que eles pagam. Justamente para termos professores de qualidade, e um ensino de qualidade! E no final desse ano agora, eu já fiz contato com a PUC, pra fazer um mestrado, para poder trabalhar melhor com isso. Para podermos dar o melhor ensino para estas pessoas. E tanto nessa área, também de Capelania, a coisa está muito complicada. Nós temos uma Ordem de Capelania e ela está parada, porque eu estou vendo que o futuro da Capelania, vai se tornar negro! Tem gente vendendo diploma de Capelania, de forma vulgar que não têm nada com Capelão! Não sabe nem o que é Capelão, o que significa ser um Capelão... E ainda por cima essas pessoas são enganadas, achando que elas podem prestar concurso para as Forças Armadas. Isso é uma mentira! Porque o que vai habilitar a pessoa para prestar concurso para as Forças Armadas, e o que se pede, é o Bacharelado em Teologia. Não é curso de Capelania.

Reinaldo Wolff: Pra isso se requer um conhecimento amplo, total... O máximo possível.
Pastor Francisco: Pois é. Exatamente. Então a dificuldade toda que nós temos, é com relação à desonestidade. E também à grande resistência que os pastores ainda têm, por via de ramos antigos, de uma teologia - ou melhor, nem teologia, de um subproduto, nós diríamos de outros pastores de uma mente muito fechada. O senhor é luterano, o senhor sabe, que se Martinho Lutero não fosse um homem de letras, não tivesse tido uma visão do que é realmente a Teologia, nós estaríamos até hoje na Idade das Trevas. Então aqui, por exemplo, quando nós pegamos esse lado de cá, então é uma resistência muito grande! Porque uma grande quantidade de pastores não tem sequer o primário e dizem que “Teologia é uma coisa do demônio”. Porque eles nem sabem o que significa Teologia.

Reinaldo Wolff: É o “Estudo de Deus”.
Pastor Francisco: Pois é! Então, por exemplo, nós estamos aqui agora com uma turma de pastores. (Hoje, por falar nisso, está faltando uns 10 pastores). Esse pastor que está dando aula, Pastor Daniel, ele é o vice-presidente do Conselho dos Pastores de Itaboraí - ele é pós-graduado... E se interessa muito pelo estudo. Ele me chamou e disse “Pastor Francisco, eu gostaria muito que nós abríssemos uma turma para pastores em Itaboraí”. Para que? Para dar formação a estes pastores. Então fizemos uma turma especial para estes pastores. Mas uma grande maioria resiste a isso! Então é aí a outra dificuldade que nós temos. Isso também vai gerar problemas. É o que me preocupa muito. O Pólo que nós temos aqui nas segundas-feiras, nós temos médicos, engenheiros, e até pós-graduados nessa turma.

Reinaldo Wolff: O senhor também é engenheiro?
Pastor Francisco: Esse anel é de Teólogo.

ASSIM NARROU O PROFESSOR QUE O CRISTÃO DEVE TER CUIDADOS COM SUA APARÊNCIA, SEU MODO DE VIDA E SUA RELIGIÃO:


Reinaldo Wolff: Muito bem!
Pastor Francisco: Então nós temos aqui, na turma de segunda feira, engenheiros, advogados, professores, nós temos professores pós-graduados e diretores de escola. Então essas pessoas, com essa gama de conhecimento, estão sentados nos bancos de igreja - cujos pastores (que estão apascentando)... E não têm formação! Então a FACITE tem uma preocupação muito grande para que todo acadêmico da FACITE, é a intenção nossa, que ele não saia daqui apenas Bacharel em Teologia, e sim, saia daqui já Teólogo. É aquele que adquire um pensamento, um raciocínio. Que é capaz de desenvolver uma tese, puxar comentários, fazer comentários. Esses acadêmicos vão alcançar aqui um grau muito elevado, um nível muito alto, porque a parte espiritual é importantíssima. Mas ela tem que estar precedida também pela parte material. Tanto, que na doutrina da dicotomia, o Homem - ele é formado por um mínimo de duas partes - o corpo e o espírito. A parte material tem que ser preparada para que a parte espiritual venha a estar bem “alimentada” e a crescer! Então não é porque uma pessoa é crente, que vai andar feio, que vai andar “lambão”, como conversamos com a Pastora Sheila, em uma das reuniões do Conselho, preocupados que estamos, em mostrar a Teologia no mais alto nível. Afinal nós estamos no século 21, lidando com pessoas, liderando pessoas. É isto que se tem de entender. Porque nós, ao olharmos dentro das páginas da vida, nós vemos um Jesus que aos 12 anos de idade, estava lá ensinando aos doutores. E não está escrito em lugar nenhum da Bíblia, que nós temos que ser ignorantes. Então essa é a dificuldade que nós encontramos nesse meio, dificuldade essa que precisa ser interrompida. E eu vou dizer uma coisa para o senhor - é um pioneirismo. A FACITE é a primeira Faculdade de Teologia, genuinamente de Itaboraí!

Reinaldo Wolff: Sei disso...
Pastor Francisco: É uma luta, mas nós vamos chegar lá!

Reinaldo Wolff: Minha mãe, a escritora Ana Maria Wolff, escreveu um pensamento chamado “Creio em Mim, porque Creio em Deus” ©. Esse pensamento foi publicado e distribuído desde 1980, inclusive em um Congresso da Primeira Igreja Batista, de Vitória - ES. Lá estava, neste evento, o dono da Gravadora Bom Pastor, com a esposa dele. Ele achou fantástico o fato de o auditório inteiro repetir junto o “Creio em Mim”! Não sei quantas mil pessoas estavam reunidas naquele Congresso. Foi um momento muito emocionante, algo muito reafirmaste da fé. Da Certeza de Deus. A Certeza da Presença de Deus. A partir dessa certeza, que a fé se estabeleça. Pastor, agora, se o senhor me permite, qual o seu ideal?
Pastor Francisco: O meu ideal? Formar. Preparar e formar uma geração de pessoas que venham a ter uma visão séria sobre o Reino de Deus.


FOTOS E DIGITAÇÃO: Vitória Wolff.
EDITORAÇÃO: Arthur Wolff.


(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário