sábado, 22 de junho de 2013

PORQUE EVASÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES ENTRE 15 E 17 ANOS?

Estudo realizado pela FGV avalia o principal motivo dos 40% de jovens estudantes que deixam a escola.


A grande diferença nos resultados alcançados pela escola de nosso entrevistado, José Carlos Moura, (http://associacaofriburguensedeimprensa.blogspot.com/2013/03/um-diretor-que-consegue-manter-uma.html), é fruto de medidas simples: aproximação dos professores sobre a realidade doméstica de seus alunos, com programação de atividades que promovem a alegria de convívio, e atividades esportivas extraclasse. E mais, participação ativa dos alunos na preparação dos eventos.
A pesquisa “motivos da evasão escolar”, realizada pelo Centro de Políticas Sociais, da Fundação Getúlio Vargas – RJ, comprova – A principal causa de abandono escolar é “o desinteresse pelo conteúdo das aulas”.

O DESAFIO É IDENTIFICAR SOLUÇÕES PARA MOTIVAR O JOVEM AOS ESTUDOS

Diz o economista Marcelo Nery, coordenador do estudo, em entrevista ao Jornal O Valor (03/02/2010): “Não basta garantir o acesso, criar ‘programa de transferência de rendas’, para, com isso, amenizar o problema. A ESCOLA PRECISA SER MAIS CATIVANTE".

Diz o professor José Marcelino de Rezende, (USP): “Tratam do problema como se a culpa fosse do aluno. A mentalidade da escola não lida bem com os alunos que não conseguem se adequar ao seu modelo”.

CONCLUSÃO DA EQUIPE WOLFF EM REFERÊNCIA À PESQUISA DA FGV

A questão é que se refere a um “modelo que já faz pouco sentido” para o jovem internauta dos tempos de hoje: tempos que vivenciamos a “mega-informação-áudio-visual”.


Lembro que em 2008, a escritora Ana Maria Wolff, em entrevista na Secretaria de Educação em Nova Friburgo, ouviu a seguinte frase de uma autoridade do setor: “O aluno tem que se enquadrar”. Esta frase arrepiou o sentido educacional da escritora, que escreveu sobre este tema diversos artigos no jornal A Voz da Serra, e que hoje compõem o livro “Percepção – Manual Prático de Sobrevivência na Selva das Emoções”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário