Estudo realizado pela FGV avalia o principal motivo dos 40% de jovens estudantes que deixam a escola.
A grande diferença
nos resultados alcançados pela escola de nosso entrevistado, José Carlos Moura,
(http://associacaofriburguensedeimprensa.blogspot.com/2013/03/um-diretor-que-consegue-manter-uma.html), é fruto de medidas simples: aproximação dos professores sobre a realidade
doméstica de seus alunos, com programação de atividades que promovem a alegria
de convívio, e atividades esportivas extraclasse. E mais, participação ativa
dos alunos na preparação dos eventos.
A pesquisa “motivos
da evasão escolar”, realizada pelo Centro de Políticas Sociais, da Fundação
Getúlio Vargas – RJ, comprova – A principal causa de abandono escolar é “o
desinteresse pelo conteúdo das aulas”.
O DESAFIO É IDENTIFICAR SOLUÇÕES PARA MOTIVAR O JOVEM AOS ESTUDOS
Diz o economista
Marcelo Nery, coordenador do estudo, em entrevista ao Jornal O Valor
(03/02/2010): “Não basta garantir o acesso, criar ‘programa de transferência de
rendas’, para, com isso, amenizar o problema. A ESCOLA PRECISA
SER MAIS CATIVANTE".
Diz o professor José
Marcelino de Rezende, (USP): “Tratam do problema como se a culpa fosse do
aluno. A mentalidade da escola não lida bem com os alunos que não conseguem se
adequar ao seu modelo”.
CONCLUSÃO DA EQUIPE WOLFF EM REFERÊNCIA À PESQUISA DA FGV
A questão é que se
refere a um “modelo que já faz pouco sentido” para o jovem internauta dos
tempos de hoje: tempos que vivenciamos a “mega-informação-áudio-visual”.
Lembro que em
2008, a escritora Ana Maria Wolff, em entrevista na Secretaria de Educação em Nova
Friburgo, ouviu a seguinte frase de uma autoridade do setor: “O aluno tem que
se enquadrar”. Esta frase arrepiou o sentido educacional da escritora, que
escreveu sobre este tema diversos artigos no jornal A Voz da Serra, e que hoje compõem
o livro “Percepção – Manual Prático de Sobrevivência na Selva das Emoções”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário