Princípio 7
Uma Kombi nova parou na
esquina de casa. Desce uma pessoa importante do setor de trânsito da
Prefeitura. Passando de carro com a janela aberta o jornalista Reinaldo pára no
acostamento e o cumprimenta. O carro de gás passa ao lado naquela hora hora.
Reinaldo diz: É de cinco a dez
vezes por dia, com som alto, cada empresa. Chega a ser uma lavagem cerebral o
que fazem por aqui. E a seguir pergunta: O senhor pode me dizer se o Secretário
de Transportes está aí? - Sim, e este é o telefone da Secretaria. O nome dele,
Ricardo Salles. É junto da Secretaria de Obras. É isso.
Reinaldo diz: Estamos
interessados em encontrar o secretário para uma entrevista sobre as questões do
município, o que o senhor tem a dizer? - Ele: A guarda municipal aqui em
Itaboraí, ainda é dividida. Existe a “guarda” e os “agentes de trânsito”. Duas coisas diferentes.
Ambos da Prefeitura.
Reinaldo diz: o senhor sabe
quem iniciou isso de guarda municipal? Foi o Jânio Quadros quando eleito em SP.
Aproxima-se uma pessoa e diz:
E neste próximo governo aí, ouvi dizer, que vai ser a secretaria de Segurança
Pública, aqui. O que eles querem mudar? Os agentes de trânsito e os guardas
municipais. Porque está faltando agentes de trânsito. Às vezes um agente vem
pra cá porque nesta rua não pode ser para caminhões trafegar. Mas às vezes na
via principal está sem agente. Porque? Não abriu concurso para agente de
trânsito.
Diz Reinaldo: veja, essa
entrada aqui já precisa muito de um contorno, está muito perigoso. Ele diz: o
trânsito hoje não dá para retirar agentes da Av. 22 de Maio, esta é que é a
realidade.
Diz Reinaldo: queremos
entrevistar o Secretário de Transportes. A nossa meta é contribuir, dialogar,
divulgar as iniciativas, através desta mídia de internet.
O outro comenta: Itaboraí tem
um grande problema. Como é um lugar considerado ainda interior, pequeno, todo o
evento que se faz, não sei se o senhor acompanhou ali em Venda das Pedras, o
Encontro de Motociclistas neste final de semana - sexta, sábado, domingo. Aí
nós trabalhamos em três escalas, de 8 às 16 - de 16 às 24 - de 24 às 8! E a via
principal fechada! E não tem uma via compatível paralela para desafogar o fluxo
do trânsito.
O Reinaldo pergunta: Não
estaria na hora de planejar um anel rodoviário em volta da cidade? Ou estradas
novas?
O homem responde: isso é pra
se ver... Antes disso, o prefeito novo, que entrar, tem que elaborar um espaço
para festividades.
Diz o jornalista: foi muito
bom conversar com os senhores. Um dos diretores da Associação AFI é da Inter TV
de Friburgo, nós estamos morando aqui há 15 anos. Mas já moramos também em
Friburgo.
Ele disse: gostamos muito de
Friburgo! É muito terrível o que aconteceu por lá com as enchentes.
Reinaldo diz: pelo menos o que
tem de abençoado aqui é o clima.
Ele: É. Coisas terríveis
aconteceram por todos os lados de calamidades que aqui não acontecem.
Jornalista Reinaldo: Nosso
amigo, que é um franciscano, é o Presidente da Associação. Um camarada assim, o
senhor nem entende porque certas pessoas tão boas, às vezes passam por tantos
revezes. Ele é uma alma boa. Um franciscano. É puro. A gente não vê mais no
mundo tantas pessoas assim.
Ele: é bom saber que há boas
pessoas no mundo.
Reinaldo: o veículo de
divulgação é simples. Mas é uma associação de jornalistas. É onde o jornalista
vai ler.
Chegando no centro da cidade
perguntamos a um agente de trânsito, quais as dificuldades que ele vê. Ele
disse: “São diversas coisas. Mas o principal é ter mais sinalização”. Diz o Jornalista: Vejo que o
senhor está muito elegante. Boné branco bordado, camisa também branca com
bordado das identificações, parece uma farda do tipo Marinha. Ele diz: “São sete anos - agora que
recebemos uniformes novos. Tudo está muito bom”.
Entrevista Exclusiva Secretário de Transportes - Ricardo Luís de Salles Souza
Reinaldo Wolff: Apresentamos o
Projeto Expansão AFI 2012: “Você é muito importante para nós ©”.
Ricardo Salles: É um projeto?
Reinaldo Wolff: É sim. Estamos
colocando pessoas destacadas nesta mídia de jornalistas. E de presente para o
senhor um exemplar desta página: Creio em mim, porque Creio em Deus © Ana Maria
Wolff. E aqui o seu “autorizo minha entrevista com foco na iniciativa” - Qual a iniciativa que o
senhor acha importante dar foco nesta entrevista?
Ricardo Salles: Seria a minha
área “mobilidade urbana”.
Reinaldo Wolff: Que conselho o
senhor gostaria de passar aos leitores? Qual o conselho o senhor quer
transmitir?
Ricardo Salles: Cidadania.
Reinaldo Wolff: Qual a diferença entre o modelo “guarda municipal”
e “agente de trânsito” na vida prática?
Ricardo Salles: Guarda Municipal guarda só o Patrimônio da
Prefeitura. Agente de trânsito, é educação do trânsito e fiscalização.
Diferente de outras prefeituras que a guarda atua junto da fiscalização.
Independente disso, dessa junção das duas equipes, o Guarda Municipal poderia
totalizar a guarda do trânsito.
Reinaldo Wolff: E se unirem os dois tipos? Há esse
planejamento? De que maneira?
Ricardo Salles: Hoje há um pensamento para isto. Não é ainda um
planejamento. Porque? A gente tem uma equipe pequena atuando no trânsito. Acho
que tenha uma equipe, talvez ociosa cuidando da parte patrimonial e que é
guarda ostensiva e que acaba não atuando muito. Então não tem a força de
polícia realmente. Então a ideia é estar futuramente unindo essas forças e dando
treinamento pro guarda municipal realmente pra juntar. Teria que ter um staff
completo.
Reinaldo Wolff: O que está propício mudar? O que será, a
seguir?
Ricardo Salles: Tem que fazer campanhas nas escolas. Campanhas
educativas. Para as crianças levarem para os pais. Fazer o conceito de
cidadania desde pequeno. E isso não muda da noite pro dia. Tem que respeitar as
questões de trânsito. Atravessar na faixa de pedestre, respeitar a sinalização
do semáforo.
Reinaldo Wolff: Tem algum plano de curso para os fiscais?
Ricardo Salles: Estamos tentando trazer alguns cursos, de
treinamento para os agentes de trânsito. Queremos fazer agora treinamentos, cursos. Hoje
o volume de trânsito aumentou muito. E mudou o foco total por causa da
informática. O que aumentou, de 2007 pra cá, por exemplo, é quase 800% no
volume de trânsito.
Reinaldo Wolff: Vai haver concurso para novos agentes de
trânsito? Ou novos cargos no setor? De que depende essa possibilidade?
Ricardo Salles: O problema do concurso - o último concurso que
fizemos, conseguimos cerca de 3 agentes e 2 fiscais de trânsito. Por isso que
estamos pensando em fazer esta fusão com a guarda. Para que? Para ter uma
equipe maior!
Reinaldo Wolff: O que será feito em termos de segurança, para
melhorar o trânsito?
Ricardo Salles: Em termos de infra-estrutura, vai iniciar agora
a reforma. Vamos colocar todo este asfalto. Criar novos retornos. Sinalização
semafórica, ela será muito melhorada. Vai dar uma segurança melhor. As
questões... Do trânsito, a gente não consegue resolver ainda. Porque?
Itaboraí vai ter que ter outras vias de acessos de entradas e saídas.
Reinaldo Wolff: O que está sendo pensado para que eventos não
tragam confusões nas avenidas principais?
Ricardo Salles: Por mim eu não aprovo mais. A gente já tem que
projetar “uma outra cidade” para Itaboraí. Ela tem que se expandir para outro
lado.
Reinaldo Wolff: Já está em estudo um novo anel rodoviário no
entorno da cidade? Estradas novas?
Ricardo Salles: Isto seria melhor ainda. Hoje a gente ainda vai
ter que ter reforço. Devido ao custo de uma obra. Se você terceirizar todo o
esforço municipal - de reformar a Av. 22 de maio toda - custaria 70 milhões de
reais. Então as obras da avenida estão sendo feitas também com o recurso do
Estado. Aqui produzimos as placas. É um custo a menos. Mas não estou me
referindo a um custo de placas. Estou falando referente às reformas mesmo. E
também à mudança dos retornos. Este retorno da avenida para o Fórum do Trabalho
está muito perigoso. //
O Secretário de Transportes
nos recebeu em seu gabinete com boa vontade e educação. Conversou
minuciosamente sobre toda a situação do município em relação à sua
especialidade. Mas o município está em obras. A Secretaria de Obras é ao lado.
O ar condicionado estava ligado. Tudo isto reunido significa um barulho na
gravação. Pra quem veio de SP e está acostumado com o barulho, a gente nem
percebe na hora. Tanto é que fizemos toda a entrevista normalmente. Só chegando
no nosso escritório que percebemos que zoeira no ambiente, não agrada a
equipamentos digitais não exatamente especializados.
Então vamos relembrar a
nossa conversa.
O Secretário nos conta que o
modelo que fizeram aqui - o modelo de atuação de Prefeitura, fizeram deste,
modelo para outras prefeituras. E estão fazendo o mesmo sistema que fizeram
aqui de guarda da cidade. Guarda tem uma composição de uniforme, que só isto dá
conceito de moralidade, de situação, e que a guarda, eles vão unir as duas
partes - a guarda e agentes de trânsito e fazer uma única guarda.
Ele disse que foi funcionário
de banco, era formado em Ciências Contábeis. Sempre fazendo cálculos para
Prefeituras e para bancos. E depois fez Faculdade de Economia. Ele é
contabilista e economista. E que nestas funções, ele vem a utilizar todo o
sistema de cálculos.
Também falou uma coisa
interessante, que aqui eles produzem as próprias placas de trânsito, que
representa uma economia para o Município. Mas há coisas que eles querem fazer,
como uma espécie de corredor viário. Não é um anel viário nem rodovia. Mas é um
corredor interno viário. E outra coisa que ele disse: ele vai fazer uma das
partes da estrada ter acesso até a COMPERJ, para que as pessoas vejam num
turismo, na passagem, a própria COMPERJ. Que a própria COMPERJ seja razão de
turismo no local. Esse é o acesso que vai ter, vai ser a descida de Friburgo. É
que uma parte passe pelo COMPERJ. Isso que ele planejou fazer. Sugeri também a
ele: “porque não fazer aqui, feito Anhembi (SP)? Aí ele disse: “Feito Anhembi, não. Isso é um
modelo São Paulo. Mas feito em molde carioca, é interessante ser feito aqui”.
Quanto a eventos na rua, ele
nunca mais vai querer permitir que se faça estes tipos de eventos assim. Porque
atrapalha demais, é uma sobrecarga, até as altas horas, dos funcionários. É
anti-produtivo essas festas na rua. Além do risco de trânsito que está agora,
atualmente. Ele mesmo considera que o trânsito está extremamente perigoso em
Itaboraí, ele acha que ninguém deve desviar ali onde é o Tribunal do Trabalho.
Ele acha que deve ir adiante para evitar acidentes. Porque as conduções que
passam do lado não estão respeitando o ritmo de velocidade, e que em vários
locais estão precisando de semáforos.
E outra coisa, ele cassou 200
autonomias de taxistas. Ele vai abrir uma licitação pública para taxi. Só vai
ter o direito, quem for efetivamente taxista. E quanto ao Aeroporto, não será
como o do Rio de Janeiro, é um tipo escala bem menor do que o do Rio de
Janeiro. É possível que se faça, é uma conjuntura possível. É uma conjectura
ainda.
No final ele disse que
lembrava de Ana Maria Wolff.
Sei exatamente quem é sua mãe.
Ela, uma pessoa muito conhecida em SP. //
Lendo no Balanço Social e
Ambiental da Petrobrás, descobri que a empresa criou sua Política de
Responsabilidade Social. Muito interessante - são princípios. Como por exemplo
o “princípio 7”: as empresas devem adotar uma abordagem preventiva aos desafios
ambientais”. Não é o caso de a empresa ser parceira na abertura de novas estradas?
Com isso contemplar seu próprio empreendimento, com melhores vias de acesso? Em
resumo: beneficiar-se de moderna rede de escoamento dos seus produtos... Porque
não mirar no exemplo de Dubai - e favorecer plenamente a região que é o berço
de seu maior empreendimento?
Não basta preocupar-se apenas
com a mudança climática global, devido ao “ciclo de vida de combustíveis
fósseis”...
Façam-se plenos benefícios
para esta região. Novas estradas. Hospital de primeiríssima qualidade. São
aparatos indispensáveis ao combate de contingências, de emergências no Rio de
Janeiro. //
Obras de revitalização em
Itaboraí
Desde o Bairro Joaquim de
Oliveira, em frente ao clube Vera Gol, obras de revitalização da Av. 22 de
maio, estão sendo realizadas com terraplanagem nas vias paralelas ainda não
pavimentadas. Com o objetivo de dar cara nova à avenida principal da cidade.
Mais de mil manilhas farão a
drenagem nesta região com o objetivo também de calçadas, canteiro central,
iluminação, sinalização e retornos.
Recentemente, foi organizado
um estudo sobre a implantação de um aeroporto regional e de cargas. Porque já
existe um estudo para atualizar o plano aeroviário do Estado do Rio de Janeiro.
E incluir neste plano os projetos de modernizar aeroportos e heliportos. No
plano da Prefeitura, o geocentro é Itambi - o 3º distrito de Itaboraí . Local
ideal para escoar a produção do COMPERJ. Pois a demanda superará a capacidade
do aeroporto de Cabo Frio. Em 12.4.12 o Ministro da Secretaria Nacional de
Aviação Civil declara que o governo federal pretende expandir, de 130 para 200
aeroportos regionais no Brasil. Tudo converge para que o aeroporto de Itambi,
breve seja uma realidade.
Detalhe:
Uma novidade que agradou em
cheio foi a lei 2098 de 2009, do vereador Marcos Araújo, que trouxe a
padronização dos taxis e uso de taxímetros.
Dando idéia de modernidade. //
Flagrante de COMPERJ na
estrada para Cachoeiras de Macacu.
Por um triz o caminhão não
tomba.
Observe o flagrante obtido por
nossa equipe.
Foto de Arthur Wolff
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