quarta-feira, 25 de julho de 2012

Entrevista deDavi Capistrano Gomes ao Jornalista Reinaldo Wolff

De repente observo na esquina do bairro Vila Rica, uma casa adaptada para Restaurante. Isto pode ser bastante corriqueiro em Friburgo, mas em Itaboraí, um restaurante em bairro... Ah, isto é inédito.

A placa diz: Comida caseira em Fogão à Lenha. O cheirinho do almoço nos convida a chegar. O carrão de luxo parado na porta é do dono do restaurante. E ele diz pra mim, jornalista: “Pode falar!”. Segue então a entrevista:

Reinaldo Wolff: Como é seu nome?
Davi de Capistrano Gomes. Pode pôr meu nome. Quero mandar um recado ao prefeito de Itaboraí. Eu já mandei dizer isto a ele, mas vou dizer de novo.

Reinaldo Wolff: O que aconteceu?
Davi Gomes: O prefeito veio aqui na minha rua, como candidato. Eu chamei os assessores e disse: “Quero falar com ele”. E disse a ele: “Olha, o senhor está prometendo uma rua asfaltada”. Um sujeito vem a uma rua cheia de casas boas, promete e não asfalta?! E até hoje ele não asfalta! Ele parou bem aqui, ó, na minha esquina, ó, entendeu? É o filho dele - o Serginho - o secretário de obras! E até hoje... Só Deus sabe! Mesmo assim é ridículo querer trazer um candidato de fora, pra ganhar aqui! Quem tem que ganhar, é quem tem “as coisas” aqui. Tem cabimento? Trazer um cara de São Gonçalo, prá ganhar isso aqui! O prefeito veio antes das eleições e falou assim: “Olha - a minha prioridade ao me eleger é fazer essa rua de vocês aqui, e o bairro de Vila Rica.” - Mas até agora... Vou te contar!

Reinaldo Wolff: Como é a verdadeira estória da vida em Itaboraí?
Davi Gomes: Eu moro aqui há 75 anos. Eu tenho 75 anos de vida em Itaboraí. Conheço desde quando eu não tinha nada. Aliás, eu não tenho nada! Quem tem é Deus. Sou nascido e criado em Itaboraí. Hoje o meu terreno próximo da avenida, eu já enjeitei um milhão e duzentos. Não vendo por menos de um milhão e quinhentos.

Reinaldo Wolff: É isso que eu quero ouvir, a verdadeira estória de vida em Itaboraí.
Davi Gomes: Eu conheço o prefeito que nasceu aqui, e já morreu. Prefeito nascido e criado aqui. Político que morreu. Político que nasceu aqui. Sérgio Soares foi um bom prefeito no outro mandato. Agora quer se reeleger. Agora ele só está fazendo obras onde os olhos do povo vêem.

Reinaldo Wolff: O senhor traz tudo da fazenda aqui no seu restaurante?
Davi Gomes: Alguma coisa. Colho as laranjas do sítio para o suco de laranja aqui. Trago mel. Quem prepara no fogão à lenha, é minha mulher, minhas duas filhas, minha cunhada. Salada - as verduras, tudo fresquinho do sítio. Ainda vou comprar o terreno aqui do lado. Ainda vou comprar!

Reinaldo Wolff: Isso que o senhor anuncia é o que todo turista procura - comida caseira, no fogão à lenha, produtos direto da roça, mel legítimo para se comprar. O senhor mora aqui em Vila Rica?
Davi Gomes: É em Posse. Divisa com Tanguá. Minha filha casada mora aqui ao lado.

Reinaldo Wolff: Aqui tem água mineral, o senhor não acha?
Davi Gomes: A água é muito boa sim.

Reinaldo Wolff: Quem é que tem vindo aqui almoçar? Qual o tipo de cliente que tem vindo?
Davi Gomes: Veio o Juiz do Fórum dali. Vem o dono da cerâmica aqui de frente, o nome dele é Edésio Mendonça. O dono e os empregados. E os peões da COMPERJ. São vários escalões. Comecei com 30 refeições por dia. Hoje é de 90 a 100 por dia! Está indo muito bem. Aqui, até depois das duas, está cheio de carro por aqui tudo.
Davi Gomes: Então, sabe - é por aí. (E mostra o amigo acenando, enquanto se afasta). Eu amo minha cidade. (Vem lágrimas aos olhos enquanto ele fala com a voz embargada). Eu amo Itaboraí. Aqui é tudo muito bom. É tudo muito especial, prá mim, aqui.

Reinaldo Wolff: O que o senhor acha de bom aqui?
Davi Gomes: Aqui? Tudo. Só que tem a tal de Reta, aqui perto. É um condomínio que o Brizola. Tem uns mal-elementos por lá. E a pobreza, isso é ruim. Mas de resto, é tudo muito bom.

Reinaldo Wolff: Mas o bom, o quê que é?
Davi Gomes: O bom daqui é...

Davi Gomes: O bom é isso... Ter amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário