segunda-feira, 26 de julho de 2010

Nova Friburgo recebe nesta sexta, 30, o maior evento de ciclismo em estrada da América Latina

Contando com diversas atividades, além da participação da medalhista olímpica Adriana Behar, a maior competição internacional de ciclismo em estrada de alta performance na América Latina, terá sua quarta parada em Nova Friburgo na próxima sexta-feira, 30. Após a etapa de Três Rios, as estrelas internacionais dos pedais chegam à cidade por volta das 12 horas, na praça do Suspiro (em frente ao teleférico), após percorrer cerca de 157 quilômetros entre Três Rios, Itaipava, Petrópolis e Teresópolis.

Além da passagem dos ciclistas pelo município serrano - colonizado por europeus no início do século 19 - o ‘Tour do Rio’ consta de diversas atividades para os moradores da cidade, que acontecerão a partir das 10 horas da própria sexta-feira, no local da chegada dos atletas, o Suspiro. Para o prefeito, engenheiro Heródoto Bento de Mello, “a escolha de Nova Friburgo para receber uma das etapas do ‘Tour do Rio’ é fundamental para a retomada do turismo, do esporte e da cultura como atividades capazes de motivar o desenvolvimento local, posicionando a cidade como pólo de expressão no interior do Estado do Rio”.

Segundo lembra ainda o Prefeito, a passagem dos competidores pela cidade não poderia coincidir com momento melhor. É que a cidade também realiza o seu 9° Festival Internacional de Inverno (FINF) até o próximo domingo, 1º de agosto - inclusive dia nacional da Suíça, data que reverencia um dos países colonizadores do município. Desde o último dia 15, em seu Teatro Municipal, na mesma praça do Suspiro; no palco da ilha do Country Clube, na Usina Cultural Energisa e ainda na Oficina Escola de Artes vêm acontecendo espetáculos de música erudita e popular, dança, teatro e shows com renomados artistas de cinco países. Os restaurantes locais ainda estão realizando paralelamente um festival gastronômico com cardápio especial para a ocasião, que convida para programas acolhedores e aconchegantes num dos melhores climas do território fluminense.

Ordem de caravana: largada no Leme

Com largada no Leme, às 19 horas desta terça, 27, em prova denominada ordem de caravana, definindo a ordem de partida das equipes da primeira etapa do Tour, com saída do Rio, na quarta-feira, 28, às 9 horas, rumo a Angra dos Reis, num percurso de 170 quilômetros, passando por Itaguaí e Mangaratiba até chegar a Angra, pela BR 101, a prova continua na quinta-feira, 29, saindo de Volta Redonda, rumo a Três Rios (160 km), via Manuel Duarte e Levy Gasparian. No dia seguinte, chega a Nova Friburgo, de onde parte no sábado, 31, às 09 horas, para mais 138 quilômetros de competição por Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Cabo Frio, da qual se destinam à quinta etapa, com largada no domingo, 1°, as 08 horas, para o Rio de Janeiro, num percurso de aproximadamente 158 km, passando por Saquarema, Rio Bonito, Itaboraí, Niterói até acessar a ponte Presidente Costa e Silva.

Disseminando o

uso da bicicleta

“Muito além de uma prova de resistência, velocidade e determinação, o ‘Tour do Rio’ promoverá na cidade também a bicicleta como esporte, como lazer e, especialmente, como meio de transporte, acredita o secretário municipal Frank James Fernandes (Esporte e Lazer), destacando ainda que várias atividades serão oferecidas à população, incluindo o projeto ‘Acerte o Passo’, realizado regularmente na cidade desde o início do ano passado pela Prefeitura, através da Secretaria municipal de Esportes e Lazer.

“Queremos convocar toda a população de Nova Friburgo para participar e se divertir no ‘Tour do Rio’. Nosso objetivo é incentivar o uso da bicicleta como transporte, qualidade de vida, descobrir novos talentos e oferecer ao público adulto a oportunidade de aprender a pedalar de forma lúdica”, afirma Maria Luisa Jucá, da Conexão, empresa idealizadora da competição.

Benefícios para rede hoteleira e comércio

Após passar por Nova Friburgo, vindo de Três Rios/Teresópolis, o ‘Tour do Rio’ segue para Cabo Frio, de onde retorna ao Rio de Janeiro, na qual encerra o desafio no domingo, 1º de agosto, com chegada na Enseada de Botafogo.

“Nova Friburgo só tem a agradecer aos organizadores pela preferência em passarem e se hospedarem no nosso município, que se sente lisonjeado. Esses atletas, que são um exemplo para os ciclistas da cidade, dignificam o que tem de melhor no mundo do ciclismo. A passagem por Nova Friburgo representa benefícios para a rede hoteleira e o comércio de uma forma geral”, conclui o Secretário de Esportes e Lazer do município, Frank James.

ATIVIDADES ‘TOUR DO RIO’

EM NOVA FRIBURGO

A partir das 10 horas: projeto ‘Acerte o Passo’ (medição da pressão arterial e teste de glicemia), Oficina de Pipas, recreação com pinturas e petecas.

Mais informações: Assessoria institucional - FSB Comunicações, com Gustavo Pinheiro (21) - 3206-5050 / 8121-7103 gustavo.pinheiro@fsb.com.br); Marcela Cerqueira (21) 3206-5050/ 7892-0895 marcela.cerqueira@fsb.com.br). Assessoria esportiva: Media Guide, com Manoela Penna (21) 8301-0123 / 7888-7774 ID:98*48957 manoela@mediaguide.com.br) e Rafael Abreu (21) 9255-8262 rafael.abreu@mediaguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário