quinta-feira, 8 de julho de 2010

Escolas da rede municipal friburguense alcançam metas nacionais do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico

Com apoio de instituições não-governamentais, a exemplo da ONG ‘Todos pela Educação’, o Ministério da Educação estabeleceu como meta o ano de 2022 para melhoria do ensino no Brasil - o do bicentenário da independência do Brasil. Como uma das ferramentas para medir a qualidade da escola pública nacional, o IDEB - Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, a partir de notas (0 a 10) atribuídas a cada unidade de ensino brasileiro - com exceção das escolas rurais - juntamente com os censos escolares e a ‘Prova Brasil’ compõem a avaliação de estudantes e dos estabelecimentos de ensino.

Já tendo realizado três edições (2005, 2007 e 2009), com resultados sempre divulgados no ano seguinte, o último Ideb revela números positivos para Nova Friburgo, cujas escolas municipais ultrapassaram a meta nacional de 4,4, projetada para 2009. As metas do Município tiveram um avanço significativo, subindo 0,7 pontos percentuais nos anos iniciais de 2007 para 2009, alcançando 4,9, sendo a meta 5,0, segundo informa a Secretaria Municipal de Educação, ressaltando-se inclusive que em 2007 ocorrera uma queda em relação ao ano de 2005.

Meta atingida

No caso dos anos finais, a meta projetada de 4,4 foi plenamente atingida, constatando-se em Nova Friburgo o empenho para a construção de uma educação de qualidade. Para a Secretária de Educação do Município, professora Ledir Porto, o resultado do IDEB comprova a eficiência e a dedicação dos profissionais da educação. “Parabenizamos os nossos gestores e professores, que acreditam na tarefa de educar, estando dedicados com o desempenho de nossos alunos. Tenho certeza de que a cada ano os resultados serão melhores”. afirma Ledir.

A meta para 2022 é que o Brasil alcance a média 6, que é a média dos países desenvolvidos, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

Plano de Desenvolvimento

A Rede Municipal de Nova Friburgo possuía 16 escolas prioritárias, ou seja, as unidades escolares que não alcançaram o Ideb desejável em 2007, o que significa que sendo prioritária, a escola precisa elaborar o seu Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e realizar as transformações necessárias. A Secretaria Municipal de Educação possui um Comitê Estratégico e um grupo de orientadores de gestão, cuja função é monitorar a elaboração do plano, o que foi feito no decorrer de 2009, e orientar as escolas na execução do mesmo, ato também iniciado no ano passado.

‘Mais Educação’: horário integral

As unidades escolares relacionadas (confira quadro a seguir) elaboraram os seus respectivos planos, que foram aprovados pelo MEC e se encontram na fase de execução. Entre as ações relacionadas pelas escolas, estão aulas de reforço para as disciplinas chamadas críticas, projeto de aceleração para resolver o problema de distorção idade-ano de escolaridade, capacitações para a equipe escolar, elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), aproximação e integração da comunidade com a escola, implementação de salas de recursos, melhoria da biblioteca, entre outros. A implantação e o incremento da sala de informática (PROINFO) e ações ligadas à acessibilidade também são obrigatórias na elaboração do PDE de cada escola.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação está empenhada em auxiliar não só as escolas prioritárias, mas todas as unidades da rede municipal para garantir uma educação de qualidade, baseada na realidade de cada comunidade e de acordo com as necessidades de cada escola, que farão parte do projeto ‘Mais Educação’, cujo principal objetivo é o ensino em horário integral e a aproximação da comunidade à escola, com verbas a serem destinadas pelo MEC.

Desempenho das escolas prioritárias de Nova Friburgo

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) é um programa do governo federal que visa a melhoria da qualidade das unidades escolares do país. Trata-se de um planejamento no qual a escola tem um momento de análise de sua estrutura e desempenho, de seus resultados, de suas necessidades, de suas condições de funcionamento e a partir desta análise, define aonde quer chegar, que meta quer a alcançar, que estratégia usará para alcançar seus objetivos.

Define-se em que é preciso investir e, ao receber a verba destinada pelo MEC, coloca em prática o que escolheu para investimento. É uma ferramenta gerencial que tem por objetivo auxiliar a escola a estabelecer suas prioridades estratégicas, convertendo-as em metas concretas e plausíveis, de acordo com o que foi observado pela equipe da própria escola.

De acordo com o responsável pelo PDE da Rede Municipal de Ensino, Felipe Martins, a ampla divulgação dos resultados, inclusive de cada escola, permite trazer as avaliações para mais perto da realidade dos pais, despertando o interesse pelo desempenho da escola de seus filhos. “Acreditamos que os avanços obtidos nos índices de cada escola prioritária é o resultado do empenho de cada professor, que em sua sala de aula não mede esforços para promover uma educação cada vez mais eficaz, bem como de todos os profissionais que compõem a comunidade escolar” - ressaltou Felipe.

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