quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Equipe Wolff entrevista Izidio Costa

Dando continuidade a todo o entorno do COMPERJ, estamos nessa seqüência, mostrando algumas empresas para dar o aspecto humano e socioeconômico desta região.

NUNCA DESISTIR DOS OBJETIVOS

Estamos aqui, nós da Equipe Wolff presentes, com o senhor Izidio Evaristo da Costa e esposa, Sandra Léa. Donos da Ótica Pupille, em Itaboraí, localizada na área mais central da cidade.

“Minha mãe é da Itália e parte de pai, da Alemanha. Eu brincava de falar alemão, mas o inglês, sim, eu falo bem”

REINALDO WOLFF: O senhor tem um jeito muito peculiar de fazer negócios. Isto é seu espírito religioso ou é inerente ao seu próprio temperamento?
IZÍDIO COSTA: Ambos. Por ser evangélico e pelo temperamento. E o lado de atendimento diferenciado.

REINALDO WOLFF: É muito importante isso. Nós nos sentimos muito bem aceitos aqui. E o que me admirou muito foi seu espírito religioso, próprio de um cristão. Isso nos cativou como cliente. E como se deu o início desta atividade que exerce - ótica?
IZÍDIO COSTA: Começou em 1982. Acabei de sair do exército, e meu irmão arrumou um emprego para mim numa fábrica de ótica. De confeccionar lente. Laboratório ótico. Aprendi a fazer as lentes. A conhecer as lentes e a trabalhar as lentes. E depois de uns 10 anos de laboratório eu parti para o ramo óptico.

REINALDO WOLFF: Qual a modernidade que a sua ótica representa? Qual o ideal a alcançar?
IZÍDIO COSTA: Cada vez mais temos a intenção de cativar os cliente e sempre melhorar na parte de tecnologia. Do que há de mais avançado em ótica. Sempre nós procuramos mais avançar em produtos de tecnologia de ponta em ótica. Este é o ideal a alcançar.

REINALDO WOLFF: Como se destaca em relação à concorrência?
IZÍDIO COSTA: A concorrência, todos os segmentos tem. Só que eu não me preocupo. Eu deposito confiança no meu conhecimento. Isso dá o diferencial. Meus concorrentes é que tem que ter cuidado comigo! Eu mudo a bandeira desse lado.

REINALDO WOLFF: Qual o maior obstáculo a vencer?
IZÍDIO COSTA: O maior obstáculo a vencer é a concorrência desleal. A pessoa faz uma propaganda que não é.

REINALDO WOLFF: Como entende a atual situação do mercado de óticas?
IZÍDIO COSTA: Na Zona Sul funciona perfeito. Nós aqui tentamos fazer o diferencial para que não tenha essas dificuldades do ponto.

REINALDO WOLFF: Qual a perspectiva de futuro? Acredita em solução ou vem crise aí?
IZÍDIO COSTA: Em questão de crise, o que acontece? Faço minhas as palavras do Lula “é uma marolinha”. A crise pode até chegar, só que no meio da crise, eu tiro uma letra, é tentar abordar “crie”! Tem que criar uma coisa diferente!

REINALDO WOLFF: Eu concordo. A escritora Ana Maria Wolff, nossa mãe, sempre costumou dizer que “crise é criatividade”. Quando se tem criatividade vence todas as crises.
IZÍDIO COSTA: É verdade!

REINALDO WOLFF: O senhor é nascido e criado aqui em Itaboraí? Qual é a emoção de morar nesta cidade?
IZÍDIO COSTA: Eu sou nascido no Rio de Janeiro e criado em São Gonçalo, vizinho a Itaboraí. Agora eu posso ter orgulho de morar nessa cidade. Antes não poderia porque estava despreparada. Aqui em Itaboraí, de onde tenho o meu comércio, eu tenho uma perspectiva. Parece que é um pensamento dentro de mim que ninguém tira - de uma explosão de crescimento espetacular. Tenho isso dentro de mim, e tenho visto esse progresso.

REINALDO WOLFF: O senhor acha que estamos em Dubaí?
IZÍDIO COSTA: É, Dubaí, acredito nisso também!

REINALDO WOLFF: O que renova as suas energias e o entusiasmo do dia a dia?
IZÍDIO COSTA: Além da fé, professar fé - é estar de bom humor todos os dias. Acordar bem. Sempre ter pensamentos positivos! Sempre!

REINALDO WOLFF: Concordo por inteiro! O que aconselha para prevenir problemas visuais?
IZÍDIO COSTA: É uma campanha forte, devia vir da parte do governo, a toda a população, isso seria ótimo. É sobre a prevenção.

REINALDO WOLFF: É aconselhável utilizar óculos de sol?
IZÍDIO COSTA: As pessoas deveriam se conscientizar que quando elas vão à praia, elas usam filtros de protetor da pele. E esquecem que os óculos deveriam ser esse filtro para os olhos.

REINALDO WOLFF: Acredita que a região extremamente ensolarada de Itaboraí seja prejudicial às vistas?
IZÍDIO COSTA: Com certeza absoluta. Itaboraí é uma cidade ainda descampada, tem ainda muito verde mas é muito prejudicial à saúde dos olhos.

REINALDO WOLFF: Notamos no senhor como um entusiasta no seu ramo de atividades. Que conselho o senhor dá a outros comerciantes? Também é uma fórmula, orar e trabalhar, e manter a fé?
IZÍDIO COSTA: É um segredo que eu vou compartilhar - Ser carismático. Ser honesto com o cliente. Estar sempre sorrindo. E mostrando o máximo de conhecimento que você tem do produto. Isso aí é uma fórmula. E, principalmente, manter a fé.

IZÍDIO COSTA: Obrigado! Obrigado! O maior empreendimento, o conhecimento do meu trabalho. Conselho: Nunca desista dos seus objetivos, dos seus ideais.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Percepção - Ciência para acordar o milênio © Ana Maria Wolff


Através dos estudos codificados no livro Percepção, da escritora Ana Maria Wolff: Izídio Evaristo da Costa. Simboliza - O destino impõe suas leis: Nasceu com o dom da compreensão.

A confiança. Não só a que sente pela vida, confiança em si, e também a que transmite. Sendo este o lema, a tônica do seu viver.
Confere, no geral, habilidade, diplomacia, energia.
No mental, o símbolo é unidade.
Capacidade de resolver problema.
Confiança, sinônimo de fidelidade, no amor, no ideal.
E lhe confere: PODER. // Conversou com você, MW.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Fotos e editoração: Arthur Wolff

Nenhum comentário:

Postar um comentário