domingo, 2 de setembro de 2012

A Vila é rica mesmo... De curiosidades.

Reinaldo Wolff

Em nossas caminhadas matinais conhecemos diversos tipos de pessoas. Nosso entrevistado de hoje faz ele mesmo sua apresentação: Meu nome é Manoel Marcos. Sou Servidor Público Federal, trabalho na Advocacia Geral da União, por concurso, em Niterói. Sou arquiteto. Arquitetura eu não exerço muito. Mas o quiosque “Altas Horas”, aqui do bairro, eu que fiz. Na Advocacia da União, por ser concursado, eu cuido da Administração. E agora eu estou numa profissão nova que é ser criador de cães. Pastor alemão. Estou com filhotes para vender, e da melhor qualidade. - Ele diz, entrando no sítio.

Reinaldo: - Somos jornalistas. A ideia é a seguinte - queremos mostrar como é este Itaboraiense que vive tão perto do COMPERJ. Como é que as pessoas estão reagindo com a chegada do COMPERJ. Tem pessoas que são muito conscientes. E tem pessoas que estão vivendo intensamente suas vidas de cidade pequena. Então, estas transformações, é isto que estamos focalizando.

Chega o filho, Breno, que nós conhecemos em nossas caminhadas.

Reinaldo: - É uma bela caminhada até aqui.
Breno diz: - Eu salto lá na Av. 22 de maio, e venho caminhando. 45 minutos.

O arquiteto chama a esposa para nos conhecer: - Marcélia! - Ele grita.

E nos fala: - Nós abrimos aqui sábados, domingos e feriados. Como a Vila Rica tem essa vocação para o lazer... Como Itaboraí é o inverso, lá não tem lazer. Por incrível que pareça, o único lazer da cidade é a praça. E a praça não tem nada. Então no fim de semana, as pessoas procuram um lugar pelo menos para se encontrar.

Reinaldo pergunta: - Como é a divulgação?
Ele: - O nosso melhor marketing aqui é o boca-a-boca. Mas as primeiras pessoas começaram a vir, porque fiz uma plaquinha na estrada.  Se você não tiver necessidade, não se esforça tanto.

Reinaldo diz: - A necessidade é a mãe da criatividade.
Ele: - Isso aí. Então, se você não tiver necessidade, não vai ter o esforço. Para mim foi assim: Às vezes num percurso, você tem vários acidentes. Eles te retardam a você realizar o teu sonho. Eu, apesar de ter idade, fiz a 2ª faculdade aos 40 anos. Mas eu foquei. “Preciso terminar a faculdade rápido! O meu filho vai entrar pra faculdade, depois então é que eu não vou mais ter tempo”. A primeira, eu ainda era novo, meu pai era do Banco do Brasil... Era assim, né... A segunda vez, não. Eu já tinha minha família.

Martha: - A nossa intenção foi cumprida. Mostrar que o senhor está cheio de atividades, tem uma esposa que participa de tudo. O filho também participa. O lugar é aprazível. É isso!

Reinaldo pergunta: O que o senhor aconselha para uma pessoa realizar os sonhos que tem, já que o senhor é arquiteto? Arquiteto realiza os sonhos das pessoas.
Ele: - Não desistir nunca. Meu sonho era ter uma casa com piscina. Já viu a piscina que eu tenho ali? Meu sonho era ser criador de pastor alemão. Hoje sou criador, registrado no Canil Club da ASSOBRAF. Domingo que vem, os compradores vêm para pegar os filhotes. Vocês são muito bem vindos. Enquanto tudo está aqui. Aqui do lado, na fazenda esperança, a ROSSI já comprou tudo. Vão fazer um condomínio ali. O que vale dizer, quando esse condomínio vier, a vida rural daqui vai mudar completamente. Estou perto de me aposentar. E assim... Tenho uma vida simples, sou um homem simples, mas consegui realizar meus sonhos. Minha família está com saúde, isso é o principal. Minha trajetória de vida foi focada no meu pai. Ele era do Banco do Brasil, alagoano. Nós somos descendentes de escravos, essa é que é a verdade. Meu tataravô era escravo. Eu tenho a árvore genealógica da minha família, que é uma coisa que eu recomendo que todo mundo faça.

Reinaldo diz: - Conhecer o histórico da sua família gera o orgulho pelas suas origens.
Ele: - Você só chega a algum lugar se você sabe de onde veio. //



Nenhum comentário:

Postar um comentário