quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CARTA ABERTA DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA

A Associação Friburguense de Imprensa completou 55 anos dia 20 de junho. Desde sua fundação foi sempre uma ponte de referência da imprensa. A AFI possui em seu quadro de associados grandes nomes da imprensa nacional, mas nada disso parece ser incentivo para o respeito que a entidade merece, pois desde 2010, a entidade tem sido vitima de muito desprezo, abandono e esquecimento.

Quando o Prefeito Heródoto Bento de Mello assumiu, encaminhamos a pedido dele, um projeto de parceria e apoio que foi engavetado solenemente pelo então Secretário Municipal de Comunicação, cujo nome não merece ser citado, que é associado da AFI, embora, desde que assumimos, nunca nos procurou para se recadastrar e regularizar sua situação.

Com a saída de Heródoto e a posse do Vice Prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto, retornamos com o projeto, modificado e novamente a AFI foi vitima da maldade de assessores invejosos e incompetentes e o projeto não andou no Palácio Barão de Nova Friburgo.

O atual Prefeito, foi procurado 45 dias após sua posse, e até hoje nossa diretoria não conseguiu a tão sonhada parceria de apoio para a AFI, não sabemos também os motivos.

Em todas as tentativas nossos pedidos foram os mesmos:
1-Elaboração de Lei Municipal considerando a AFI como órgão regulador da imprensa friburguense,
2-Possibilidade da cessão de espaço mais digno para a sede
3-Possibilidade de subvenção mensal de R$ 500.00 para a AFI
4-Nomeação de um servidor municipal para atender na sede a exemplo de outras entidades que sobrevivem como a AFI com a anuidade dos sócios
5-Parceria com a prefeitura municipal para cursos

Após a tragédia de 2011, nossa sede, um próprio municipal debaixo da Academia Friburguense de Letras e que já funcionava em condições precárias, ficou ainda pior, porque os 40 centímetros de água e lama que atingiram a sala, deixaram um rastro de destruição na parte elétrica e hidráulica da AFI, que provoca queima de lâmpadas a cada 30 dias, tanto interno como externamente; paredes descascando e caindo pedaços e um forte odor de podre, resultado da urina e fezes que mina no piso do banheiro obrigando a termos que deixar as janelas abertas constantemente.

Por proposição dos vereadores Edson Flávio e Pierre Moraes, realizamos no mês de março, uma Audiência Pública na Câmara Municipal, onde foi sugerido e aprovado por todos que a sessão solene dos 55 anos e comemorativa do dia da imprensa, fosse realizada dia 21 de junho na Câmara Municipal.

Os vereadores formularam as seguintes propostas:
1-criação do monumento da AFI
2-Realização de sessão solene dia 21 de junho, comemorativo dos 55 anos da AFI que ocorre dia 20 de junho
3-Realização de exposição de objetos da AFI desde sua fundação
4-Criação da biblioteca da AFI
5-Campanha pela reconstrução e aquisição do equipamento perdido na tragédia de 12 de janeiro
6-Link do blog e do site da AFI para o site da Câmara Municipal e Prefeitura de Nova Friburgo.
7-Realização de um clip com personalidades da imprensa sobre a importância da AFI

Assim que a reunião terminou, a nossa diretoria se movimentou e realizou duas reuniões com o Vereador Pierre, em seu gabinete, onde ficou definida toda a pauta, da sessão solene que seria 21 de junho no Plenário João Bazzet. Na oportunidade entregamos ao Vereador Professor Pierre, a pedido dele uma relação de autoridades que deveriam ser convidadas.

Depois de tudo pronto, faltando oito dias a reunião, ao encontrar nossa tesoureira Rita Scheefel num evento cultural, o parlamentar comunicou que não poderia acontecer a sessão dia 21 sugerindo o mês de agosto para o encontro. Como o nosso estatuto não permite, fizemos a solenidade dia 20 de junho, graças ao apoio da Academia Friburguense de Letras, através de seu presidente Aécio Alves da Costa, porém de forma bastante humilde, simples, totalmente diferente do projeto anterior, sugerido pelos próprios vereadores, terminando com um coquetel patrocinado pela própria diretoria e alguns amigos

Mas o desrespeito com uma entidade de 55 anos e que contém em suas fileiras grandes nomes da nossa imprensa como: Aloysio chaves de Moura, Américo Teixeira, Angelo Ruiz Garbez, Américo Ventura Filho, Dante Magliano, Décio Monteiro Soares, Edmo Zarife, Galdino do Vale Filho, José Guilherme A. Jorge, Julio Vieira Zamith, João Luiz Aguilera Campos, Benício Valladares, Rodolfo Abbud, Carlos Rosemberg, Abel Rodrigues, Saulo Gomes entre outros, não para por aí.

Numa solenidade recente o presidente da sessão ao se referir ao nosso presidente disse, “ quero registrar a presença do jornalista José Duarte, habituê desta casa, esquecendo que estava ali o presidente da entidade que comanda a imprensa local.

Em outro evento, realizado numa entidade das Forças Armadas, onde toda imprensa foi convidada, a AFI sequer figurou na listagem.

Em sessão solene na Câmara Municipal, comemorativa do aniversário de uma instituição de ensino superior de Nova Friburgo, o diretor agradeceu a todos os parceiros e também não lembrou da AFI que é parceira e inclusive, se beneficia com mão de obra e equipamento, fornecido por esta instituição.

Hoje temos 22 órgãos de imprensa da cidade entre jornais, emissoras de rádio e TV, blogs, sites, revistas e etc, mas ainda há uma minoria que faz questão de não reconhecer a importância da AFI.

Neste exato momento todos assuntos que dizem respeito á AFI são vetados num determinado veículo de comunicação de Nova Friburgo. E isso é lamentável, porque este veículo abrange grande parte da Região Serrana.

Desde a nossa posse em 2006, a AFI vem trabalhando pelo resgate e a valorização da classe jornalística da cidade, realizou até agora 18 eventos, fez parcerias, criou fórmulas de incentivo aos profissionais da imprensa, elaborou documentos, resgatou os melhores do carnaval e melhores da imprensa, está agora apadrinhando para que todos os jornalistas sejam registrados profissionalmente no Ministério do Trabalho.

Mesmo com a presença do presidente e outros diretores da AFI em todos os principais eventos da cidade, o descaso com a entidade é nítido e fazem questão de omitir o nome da AFI.

A AFI necessita urgentemente da parceria com os diretores de jornais, rádios TVs e etc, para juntos, coibir, os aventureiros que usam a verdadeira imprensa para satisfazer suas vaidades..

Que juntos, possamos refletir e encontrar uma fórmula para tornar nossa imprensa cada vez mais forte, pois somente unidos – AFI – imprensa - autoridades e comunidades, seremos realmente o 4° poder e teremos condições de lutar por uma NOVA FRIBURGO MELHOR.

Nova Friburgo, 26 de setembro de 2012.
Jornalista José Emilsom Perrut Duarte (presidente)
Jornalista Paulo Sergio Nunes da Silva (1° Secretário)
Estudante de jornalismo Elisabeth Souza Cruz (2° Secretário)
Jornalista Rita Maria Schefel (1° Tesoureira)
Estudante de jornalismo Rafael Barbosa (2° Tesoureiro)
Jornalista Landri Schedttini (Diretor de Divulgação)
Jornalista Gilvan dos Santos Costa (Diretor de Marketing)
Marly Ribeiro Pinel (Presidente do Conselho Consultivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário