sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Um recadinho para meus amigos escritores,

equipe wolff recomenda:

CAMINHO DAS PEDRAS PARA PUBLICAR UM LIVRO

OBJETIVO
O processo de transformação de um original em livro é desconhecido pela grande maioria dos escritores iniciantes. Como fazer contato com as editoras? Quem escolhe os títulos que serão lançados? Quando o modelo de impressão sob demanda é a melhor solução? Como definir o preço de um livro? Qual a importância da participação do autor na definição de uma estratégia de divulgação e de marketing vitoriosa? Essas e várias questões serão respondidas neste curso por gente que entende do assunto: de autores a agentes literários, passando por editores e jornalistas de cultura.

EMENTA
- Os acertos e tropeços de um jovem escritor
O curso visa ressaltar as vivências de um escritor; as dificuldades e as possíveis soluções para se tornar um escritor; a desmistificação sobre editoras; a relação custo/benefício; algumas das vantagens e desvantagens da profissão.
- O que um agente literário pode fazer por você
Como funciona o trabalho de um agente literário; ensina como um autor deve abordar o agente e ajudar o trabalho do agente e dá um panorama do mercado editorial.
- Vale a pena tentar uma grande editora ou é melhor partir para o self-publishing
O que é auto-publicação?
as novas tecnologias permitem a publicação de autores inéditos sem necessidade de aprovação dos conteúdos por Conselhos Editoriais

Como funciona a auto-publicação?
as plataformas que recebem os originais a impressão sob demanda as vantagens para os autores inéditos

As empresas que oferecem este serviço no Brasil e no exterior:
apresentação dos sites que oferecem os serviços de auto-publicação. simulação on line de publicação de um original inédito. - A importância de se entender os critérios da imprensa especializada na hora de montar uma estratégia de divulgação

Planejamento estratégico de mídia por parte das editoras. Estratégias de divulgação em jornais, revistas e suplementos literários. Divulgação em programas de TV e de rádio. Contato e relacionamento com a imprensa e autores. Quais os critérios da imprensa para elaboração de matérias e resenhas sobre livros e lançamentos e entrevistas com autores.

com Cristiane Costa, Alberto Schprejer, Ana Paula Maia e Valéria Martins
08, 15, 22 e 29 AGO Quartas, das 19h às 22h

 
CURRÍCULO
Cristiane Costa é doutora em Comunicação e Cultura pela Eco-UFRJ, professora universitária e pesquisadora do pós-doutorado do PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea). Formada em jornalismo pela UFF, foi editora de não-ficção da Nova Fronteira, além de editora do Caderno Ideias (o suplemento literário do Jornal do Brasil) e do Portal Literal. Foi curadora do ciclo Laboratório do Escritor, no CCBB. E é autora de "Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil 1904-2004", pesquisa premiada com a Bolsa Vitae de Literatura em 2001, entre outros livros.

Alberto Schprejer Sociólogo e editor, fundou a Relume Dumará Editora, em 1989, após iniciar suas atividades no mercado como distribuidor, em 1987. Após publicar cerca de 400 títulos em sua editora, passou a atuar em parceria com o grupo Ediouro, onde deu continuidade ao selo Relume Dumará, além de ter publicado vários títulos pelos selos

Ediouro e Nova Fronteira. Atualmente dedica-se ao estudo das condições de existência das editoras tradicionais e prepara o desenho dos novos modelos de negócios editoriais, baseados na impressão sob demanda.

Como editor, foi responsável pela organização de várias coleções, entre elas Conexões, Perfis do Rio, Arenas do Rio e Cantos do Rio. Organizou também várias coletâneas, entre elas Quem é Capitu?, Contos para um Natal brasileiro e Onze em campo e um banco de primeira.

Ana Paula Maia – Escritora, tradutora e roteirista, nasceu no Rio de janeiro. É autora dos romances O habitante das falhas subterrâneas (editora 7 letras / 2003), A guerra dos bastardos (editora Língua geral / 2007), da novela Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos (editora Record / 2009) e do romance Carvão animal (editora Record/2011). Participa de várias antologias de contos no Brasil e exterior, entre elas, 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira / organização Luiz Rufatto (editora Record, 2004), Geração Zero Zero / Org. Nelson de Oliveira - (editora Língua geral, 2011), 90-00 - Cuentos brasileños contemporáneos / org. Nelson de Oliveira e Maria Alzira Brum (Ediciones Copé / 2009). Mantém o blog: killing-travis.blogspot.com

Valeria Martins – Jornalista formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, com experiência de 22 anos em imprensa escrita e sete anos no mercado editorial, na área de Marketing & Eventos. Foi gerente de autores da Editora Campus/Elsevier e supervisora de eventos da Editora Record. Desde outubro de 2008, está à frente de Shahid Produções Culturais (www.shahid.com.br) trabalhando com agenciamento literário e produção de eventos, entre outras atividades. É autora dos livros Mr. Page e os sonhos (Mojo Books, 2009); Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual (Mauad Editora, 1997); Poesia numa hora destas? (Sette Letras, 1994); e Eclipse de lua – Um dossiê sobre a menopausa (Relume Dumará, 1994). Mantém o blog A pausa do tempo (www.pausadotempo.blogspot.com) Valor: R$ 550,00 (10% de desconto para pagamento à vista até uma semana antes do
início do curso ou parcelado em 2X)

Nenhum comentário:

Postar um comentário