quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entrevista de Luis Carlos Fortunato da Silva ao jornalista Reinaldo Wolff

Nosso herói de hoje é “O GUARDA”.

O que esta estória nos conta? O ser humano quando escolhe sair dos seus erros e define o querer “Eu quero ser melhor!”. E a grandeza dessa trajetória rumo ao auto-aperfeiçoamento. Descubra aqui como o aprimoramento dos sentimentos levam uma pessoa à descoberta de sua verdadeira vocação e à sua missão na vida.

REINALDO WOLFF: Pelo fato de ter sido guarda municipal e agora ser candidato a vereador - tem algum projeto para melhoria do trânsito?
LUÍS FORTUNATO: Melhorar a sinalização do trânsito de Itaboraí e as condições das vias públicas e estacionamento. Porque tem acontecido muito tumulto ali na região central. Principalmente nos horários de mais movimento, que é 17hrs e 18hrs. E parte da manhã.

REINALDO WOLFF: E quanto à segurança pública municipal?
LUÍS FORTUNATO: É buscar apoio para que haja mais policiamento nos lugares da cidade em que há mais movimentação. Tem acontecido muito esses assaltos rápidos. A pessoa chega para tirar o dinheiro no caixa... Tem ocorrido isso muito freqüente em Itaboraí.

REINALDO WOLFF: Acharia uma boa idéia, aos moldes de Papucaia, colocar equipamentos de academia em praça pública para jovens e terceira idade?
LUÍS FORTUNATO: Muito bom. Boa idéia para aqui.

REINALDO WOLFF: O que acha que pode ser melhorado, no Município, na vida de jovens e de terceira idade?
LUÍS FORTUNATO: Dos jovens, implantar mais escolas de ensino técnico, para formar mais profissionais e ajudar a conseguirem o primeiro emprego. Há uma dificuldade muito grande quanto a isso. Quando eles se formam, vão se empregar, pedem experiência. Então quero fazer um projeto do primeiro emprego. E quanto a 3ª idade, quero fazer um projeto e conseguir um lugar para o idoso ser melhor atendido. Fazer exercícios com acompanhamento. Além de atendimento de saúde que tem que melhorar. Já chegou UPA em Manilha, inaugurada recente. O hospital está sobrecarregado. Tem que acontecer melhorias muito grandes aqui na saúde.

REINALDO WOLFF: Tem algum projeto de administração? Sugere alguma mudança de lei local?
LUÍS FORTUNATO: Mudar algumas leis no trânsito.

REINALDO WOLFF: O que pensa da idéia (dos moldes de Cidade de São Paulo) de fazer duas vagas cativas de 15 minutos com o pisca-alerta ligado, para farmácias?
LUÍS FORTUNATO: Boa idéia.

REINALDO WOLFF: O que acha do abuso de pessoas estacionarem em vagas de deficiente e o que acha que pode ser feito?
LUÍS FORTUNATO: colocar mais agentes de trânsito para fiscalizar. Não ir de imediato multando mas conversar com eles primeiro. Na 2ª vez aplicar a multa.

REINALDO WOLFF: Tendo convivido diretamente com a população - o que influenciou na sua vontade de ser vereador?
LUÍS FORTUNATO: Sim. Vejo muito sofrimento do povo e no nosso município, o que está faltando é melhorar na saúde e saneamento básico. São as reclamações que eu mais escuto.

REINALDO WOLFF: O que influenciou na sua vida a experiência em ser guarda de trânsito?
LUÍS FORTUNATO: Eu comecei a trabalhar no trânsito, e de uma maneira assim, eu fui gostando. E me senti muito bem. Sendo que eu sempre tratei o motorista com muito respeito. Conversando com as pessoas e não multando primeiro. Mais orientação de imediato.

REINALDO WOLFF: Sim. Testemunhei isso no trânsito. Sei que é verdade. O enfrentar sol, calor, chuva, diretamente exposto à natureza, em que interferiu?
LUÍS FORTUNATO: Mais é de ver e lutar para que as pessoas menos favorecidas tenham uma condição melhor. Eu quero procurar ajudar elas. Mas o propósito meu é este. Mostrar que é possível fazer alguma coisa para ajudar. A falta de interesse que se vê em alguém, em alguns, é que atrapalha. Tendo interesse humano pelas pessoas, é possível ajudar, sim. Eu sinto que tenho muitas condições de ajudar as pessoas.

REINALDO WOLFF: O que precisa para humanizar mais a cidade de Itaboraí?
LUÍS FORTUNATO: No meu entender, tem que haver um trabalho intensivo, muito intensivo aí nas comunidades.

REINALDO WOLFF: O que acha da influência da COMPERJ na cidade?
LUÍS FORTUNATO: Influência muito boa, trazendo muitos benefícios para a cidade. Mas temos que também estar sempre analisando a questão do meio ambiente, para não prejudicar a nossa vida aqui. Porque nós temos que ter uma vida saudável. Quero olhar este lado - cuidar do meio ambiente.

REINALDO WOLFF: A família apóia a decisão de abrir um caminho político?
LUÍS FORTUNATO: Sim.

REINALDO WOLFF: Tem idéia de algum plano de carreira para seus colegas de farda?
LUÍS FORTUNATO: Sim. Quero criar situações para que venham ter condições melhores de trabalho. Para que venha aumentar o número de agentes de trânsito que Itaboraí precisa. Quero poder conseguir melhorar bem as condições deles de trabalho, sim.

REINALDO WOLFF: O que acha da possibilidade de juntar guarda municipal e de trânsito no sentido de trabalho em equipe?
LUÍS FORTUNATO: Muito bom.

REINALDO WOLFF: Acha interessante dar um projeto de lei em que o pedestre seja obrigado a atravessar somente na faixa?
LUÍS FORTUNATO: Eu estive em Curitiba. Nas escolas eles ensinam, desde pequenos, educação de trânsito. Quanto trazer para cá este conceito. O que está acontecendo aqui é que os pedestres ficam na frente dos carros, desrespeitando as leis do trânsito. E eles ainda reclamam!

REINALDO WOLFF: Que tal um projeto aos moldes de Friburgo e Brasília - os veículos são obrigados a parar para os pedestres atravessarem?
LUÍS FORTUNATO: Esse projeto tá bom. Eu vou lutar para trazer este projeto também para cá.

REINALDO WOLFF: O que pensa das novas concessões de taxistas?
LUÍS FORTUNATO: Tem que analisar, ver o que está precisando e liberar, sim. De acordo com o crescimento da cidade. Para tudo funcionar bem nesta área.



REINALDO WOLFF: O que pode melhorar na segurança escolar do município?
LUÍS FORTUNATO: Aí, no caso, tem que haver mais concurso, para que os guardas em colégios, fiquem direto ali de segurança e fiquem dois guardas municipais.

REINALDO WOLFF: Qual a sua melhor característica dentro desta nova vocação - política?
LUÍS FORTUNATO: Sinceridade em fazer um trabalho voltado para a população.

REINALDO WOLFF: Conte-nos, em algumas palavras, a sua estória.
LUÍS FORTUNATO: Minha estória de vida... Tá. Eu vim para Itaboraí quando tinha uns 5 anos. Não era cristão. Era viciado. Fui me criando nesse sentido, assim desse jeito. Sendo que aos 18 anos, eu me voltei para Deus. Vi que a minha vida estava bem ruim. Entrei na igreja, me converti, e dali até hoje, muitos anos na igreja, a minha vida foi mudando. Já fui casado. Sou divorciado. Moro com meus pais. Ajudo eles, porque eles têm necessidade que um filho fique sempre cuidando. Penso em me casar de novo, quando aparecer a pessoa certa. Quero me casar. E quero lutar pelo povo. Quero me dedicar pelo povo. Para que haja também ajuda no sentido de aconselhamento espiritual para as pessoas que estão sofrendo e sentem falta de conversar com alguém. No sentido de terem uma orientação espiritual.

REINALDO WOLFF: Que mensagem você tem para passar para as pessoas da cidade de Itaboraí?
LUÍS FORTUNATO: Com muita sinceridade, no caso, porque o voto é livre. Minha intenção é fazer o melhor pela população de Itaboraí. Então quero que o povo me dê esse voto de confiança. E me dê essa chance de mostrar que é possível trabalhar na política com seriedade. E muito mais com o sentido bom. Do objetivo de ajudar. Estar com a pessoa. E se esforçar e de mudar aquela situação. E que eu possa - com meu apoio e esforço - conseguir uma situação de qualidade de vida melhor para os que necessitam de ajuda.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Equipe Wolff apresenta: BRASIL/PORTUGAL/BRASIL!

Em 15 de julho do ano passado ocorreu o evento "Ser Editor, Ser Livreiro", no Brasil e em Portugal. Promovido pela Fundação Biblioteca Nacional. Colóquio entre pesquisadores e representantes do mercado editorial para debater: Quais as perspectivas de futuro? E lançar revista editada pela BN: revista do livro da Biblioteca. Apresentados por Mario Feijó, Eco/UFRJ, Thaís Sena, Jies/UFRJ, Nuno Medeiros, Universidade Nova de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário