segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ruy Coelho em conversa com a Equipe Wolff

Encontramos em Cachoeiras de Macacu o ex-prefeito Ruy Coelho

São 35 anos decorridos do tempo em que era um jovem de 21 anos, dava aulas de inglês em Cachoeiras. Parece um piscar de olhos e tem toda essa data que nós conhecemos ele. Ele me deu um abraço, abraço de amigo. Disse a ele que a professora Diana (diretora do Cnec), lamento muito a perda. Disse a ele que era um prazer conversar e ver ele novamente. Ele disse - da mesma forma, é uma satisfação revê-lo. E o senhor o que tem feito? Agora aposentei do CRECI, mas ainda tenho terrenos à venda.



Águas minerais do Rio de Janeiro

Meu avô era apaixonado por sua propriedade rural, que mesmo assim lhe causava rombos insanáveis no seu orçamento mensal. Quanto mais ele embelezava a casa, os jardins, ou o que fosse - mais ele gostava. Ao surgir o candidato à compra ele se alegrava muito em receber a "visita", mostrar todas as curiosidades e benfeitorias. Mas vender, que é bom - isso não aconteceu. Isto é - aconteceu sim, de preço irrisório, depois que ele mudou-se em definitivo para o "andar-de-cima".
Tudo que ele precisava naquela época, era saber estas preciosas informações e transformar aquela "gruta mágica, onde brotava uma água tão especial" - sim, era pura e legítima água mineral... E ele não sabia como industrializar e até enriquecer, com a fonte de água mineral. (Sua vida foi de um jurista, mas seu pensamento era de escritor e poeta).
É muito bom estudar, ter uma profissão e se realizar - mas esse negócio de encher garrafões de água, e "jorrar" dinheiro em sua conta bancária sem ter que se preocupar se vai acabar, ah! Não tem nada igual!
Hoje há um código de mineração que especifica passo a passo até chegar ao relatório anual de lavra. Explorar este ramo de negócio para fins de água mineral, água potável de mesa, e a destinada a balneários.
O que não dá para entender se é tão simples assim, porque as cidades de toda essa região não são balneários? Cachoeiras, o próprio nome já sugere a sua riqueza: águas minerais. Se em Magé há um entreposto de engarrafamento de refrigerantes, a água tem de ser das melhores. Estâncias de Águas Minerais é turismo de alta qualidade.
Atenção senhores prefeitos - que tal hotel com banhos termais? Surge a nova vocação financeira de municípios como Friburgo.
É só olhar o demonstrativo financeiro da Companhia de Bebidas da Brasil Kim (Schincariol), que fala de cifras de milhões... Precisa vir uma empresa estrangeira e mostrar o quanto é valiosa a água do Estado do Rio de Janeiro? Está na hora do governo pensar em ter lucros em seus recursos naturais que não seja somente petróleo (Comentário de Reinaldo Wolff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário