segunda-feira, 27 de maio de 2013

NOTICIAS DA PREFEITUA DE NOVA FRIBURGO

Câmara realiza audiência pública para discutir sobre a Lei das Micro Empresas
A Câmara Municipal de Nova Friburgo, realizou na última segunda, 20, a terceira reunião para discutir a Lei Complementar Nº 43/2009, que Regulamenta o tratamento diferenciado e favorecido às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Nova Friburgo sai na frente na discussão do tema, tratando o assunto de forma democrática, com a participação ampla de vários seguimentos da sociedade. Para o presidente do sindicato dos contabilistas, José Ceccon, a audiência é um marco, uma retomada ao crescimento, com o diálogo franco e aberto. O Presidente da Acianf, Cláudio Verbicário, acredita que a nova composição do comitê gestor dará um novo “gás” ao seguimento, debatendo e propondo ações concretas ao município em benefício das pequenas empresas, que sofre com a elevada carga de impostos.
A propositura da referida audiência pública já está colhendo frutos, uma vez que algumas reuniões em Brasília já estão sendo agendadas para tratar do assunto, que ganhou força com a criação do novo Ministério da Micro Empresa, que terá o empresário Afif Domingos como ministro da pasta.
O 39º ministério, será responsável por formular políticas de apoio, expansão e formalização de empresas de micro e pequeno porte, como programas de incentivo de arranjos produtivos, ações de qualificação e extensão empresarial e programas de promoção da competitividade e inovação. A pasta também coordenará e supervisionará programas direcionados às empresas de micro e pequeno porte financiados com recursos da União e articulará a participação dessas companhias nas exportações de bens e serviços.
O vereador Ricardo Figueira, autor da proposição da referida audiência pública, ressalta a importância do tema. “Esse é mais um grande avanço na proteção desse importante setor que responde hoje por dois terços do total de empregos gerados no País. Estamos largando na frente, pois não podemos perder tempo. A valorização de pequenas e micro empresas resultará em mais empregos, ampliação de oportunidades no mercado e fortalecimento do empreendedorismo friburguense”, disse o parlamentar.
Participaram da audiência, várias entidades como: SEBRAE, ACIANF, CDL, OAB, Sindicato dos Contabilistas FIRJAN, Instituto Serrano Criativo, as secretarias municipais de Fazenda,  Agricultura, SINDVEST, SINDMETAL E Sindicato do Copm´rcio Varejista.
A última reunião está prevista para a próxima segunda-feira, 27, com as presenças do prefeito da cidade, Rogério Cabral e a vice, Dra. Grace Arruda.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Maternidade de Nova Friburgo recebe doações de equipamentos
O Hospital Maternidade de Nova Friburgo recebeu novos equipamentos e uma unidade de cuidados neonatal. Essas doações fazem parte do projeto Subsídio Equivalente, uma iniciativa de cinco instituições rotarianas alemãs que foram representadas pelo Rotary Club Nova Friburgo. A cerimônia aconteceu na tarde desta quinta-feira, 23, na própria maternidade.
Foram doados quatro monitores multiparâmetros, um respirador, uma fototerapia e uma unidade de cuidados. Segundo o subsecretário de Saúde, Márcio Schüller, “o valor destes equipamentos fica em torno de 80 mil reais”.
O prefeito Rogério Cabral destacou a importância dessas doações, “a participação da sociedade civil organizada é muito importante para o desenvolvimento de qualquer setor em uma cidade. Em nosso caso, esses presentes beneficiaram não só a população de Nova Friburgo, mas de outros 15 municípios vizinhos que a maternidade atende. Fico muito agradecido ao Rotary”, disse.
O diretor da Maternidade, Luiz Mattos, revelou que a maternidade de Nova Friburgo faz em média 1500 partos anuais, “e a importância de parcerias como essa é muito bem vinda, ficamos gratos. Realmente estes aparelhos são muito significativos”, finalizou.
O governador do Distrito 4750, Joel Pereira de Souza, confessou que “nós, rotarianos, ficamos felizes em fazer parte do desenvolvimento de projetos como este, e que o lema do Rotary 2012/2013 “Paz, através do servir”, está sendo empregado da melhor forma possível”, afirmou
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário