domingo, 26 de maio de 2013

- DÉBORA DA SILVA FERREIRA FELIX -


É a nossa convidada especial a participar com o seu depoimento, no Projeto Expansão AFI 2013
VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS © Equipe Wolff 

EMAGRECER E CONTINUAR MAGRO - QUAL É O SEGREDO? 

Equipe Wolff: Qual foi o momento que você decidiu que queria fazer uma cirurgia para emagrecer (redução de estômago)?
Débora Felix: No caso, foi a partir dos meus 18 anos, que eu comecei a ficar obesa, depois que tive o meu primeiro filho. E aí tentei fazer vários tratamentos, mal sucedidos.

EW: Você já pensava em fazer cirurgia?
Débora Felix: Não. Não pensava. Aí quando chegou um certo limite de peso, já passando dos 85, quando cheguei a 109, em 2009 mais ou menos. Aí foi que eu resolvi, com 109 quilos, operar.

EW: Como é que você achou a pessoa certa para te operar, que te deu confiança?
Débora Felix: Olha, o instituto que eu fui, o Dr. Barroso, que fica em Botafogo. E a equipe dele é uma equipe muito bem treinada.

EW: Foi alguém que te indicou?
Débora Felix: O próprio plano de saúde que indicou o médico para o qual eles cobriam.

EW: Então você não pagou, foi o plano de saúde?
Débora Felix: Foi o plano de saúde. Porque eu não teria recursos para isso.

EW: Você teve que fazer um tratamento psicológico, ou alguma coisa?
Débora Felix: Tentaram me convencer a não operar. Porque é um custo muito alto. Então eles tentam mudar a sua idéia, para que você passe por um tratamento. Só que tratamento eu já fazia há mais de 10 anos e sem resultado...

EW: Dentro de você, você sabia que ia dar certo?
Débora Felix: Eu estava determinada a querer aquilo, não é?

EW: Mas você tinha aquela coisa de vai dar certo!?
Débora Felix: Sim.

EW: Ou você tinha medo...?
Débora Felix: Não. Não tinha.

EW: Quem te deu essa confiança? Foi o médico?
Débora Felix: A equipe... Deu todo o aparato que tinha, dele falar que eu ia ter estômago de magro, mas que eu trabalhasse a cabeça para não ter o olho de gordo...

EW: Como é a sua alimentação hoje?
Débora Felix: Como de tudo, mas pouco. E se eu comer em excesso passo mal.

EW: E você come o que?
Débora Felix: Tudo. Eu posso comer feijoada, eu posso comer um strogonoff, que tem caloria, mas como em pouca quantidade.

EW: E você se sente bem disposta?
Débora Felix: Não muito...

EW: Se sente cansada?
Débora Felix: Tenho cansaço, e devido à falta dos meus medicamentos, sendo bem sincera, eu tenho anemia. Mas estou tratando. Mas é porque não tem nem dois anos de operada.

EW: Eu nem imaginava que você ia ficar tão bonita!
Débora Felix: Obrigada. Então, com isso eu perdi 48 quilos.

EW: Então! Uma moça que estava na fila disse que outra pessoa que ela viu fazer a cirurgia, engordou tudo de novo depois de dois anos.
Débora Felix: Isso porque nosso estômago não é músculo. Conforme a pessoa força, eu acho que cabe. Eu não! Se eu der duas garfadas da minha comida, e me sentir satisfeita, eu não como mais!

EW: Mas alguma outra coisa mudou na sua vida depois da cirurgia?
Débora Felix: Minha auto-estima!

EW: Mas significa o que? Você mudou de atitude, mudou de comportamento, mudou o modo de vida? Assumiu outras atividades que não assumia antes?
Débora Felix: Não! Nada disso. É a mesma coisa.

EW: Só que todo mundo mudou com você, não é?
Débora Felix: É. Porque as pessoas vê muito capa, vê muito o seu exterior.

EW: O impressionante é que você ficou com a pele bonita, não é?
Débora Felix: É. Mas as pessoas vêem muito como você é por fora! Ai, como você está bonita agora!, mas eu também me achava bonita antes. Eu fiz por uma questão de saúde. Minha mãe está na 3ª idade, e ela tem diabetes. Então eu conclui, que se talvez eu continuasse obesa, poderia desencadear outros tipos de doença e até mesmo ter diabetes, não é? Devido a obesidade... Então eu optei em emagrecer. Dos 109 quilos, hoje eu estou com 62. Entendeu?

EW: É espetacular! E qual foi o momento mais difícil depois que você saiu da cirurgia?
Débora Felix: Eu não suportei aquela sala de pós-operatório. Que, ou é UTI, ou é CTI, aquele lugar.

EW: Aquilo é um choque, não é?
Débora Felix: É... Você não pode tomar um banho, você não pode levantar, porque você está saindo de uma anestesia. E aquele momento, pra mim, foi o pior. Porque eu queria levantar, eu queria tomar banho. E não podia! Tive que tomar banho de leito. E pra mim foi muito ruim. Mas tirando isso, foi tudo perfeito tirando essa parte...

EW: Você saiu com vontade de realizar alguma coisa nova, que você marcou assim pra você Agora eu vou fazer tal coisa?
Débora Felix: Sinceramente, eu hoje penso em sair daqui, e ter o meu próprio negócio mas eu também não sei em qual momento que isso vai dar certo. Porque esse meu plano, vamos dizer, vai ser realizado, eu não sei em que momento.

EW: E você teve alguma experiência extra-sensorial, alguma coisa que você diz que seja fé, ou que te trouxe um fortalecimento espiritual?
Débora Felix: Eu fui evangélica na minha infância, até os 15 anos eu freqüentei a Igreja Evangélica. Depois eu me distanciei, mas não quer dizer que eu não tenha a mesma concepção do que é certo ou não, e fé. Porque eu tenho fé!

EW: Quem que está cuidando de você, atualmente? Os primeiros cuidados assim que você saiu da cirurgia...
Débora Felix: No caso, o acompanhamento é contínuo. Você sempre tem que estar indo ao médico, levando exames, não é? Para ele estar avaliando como está as vitaminas no organismo, se precisa repor alguma coisa. O acompanhamento é contínuo. E esse ano talvez eu ainda faça a minha plástica.

EW: Isso já faz parte do programa de emagrecimento?
Débora Felix: O médico já tinha dito para mim que eu teria de fazer. Porque a minha barriga ficou muito flácida, não é? Eu fiquei com pele na barriga... E eu acho, não sei se o plano vai cobrir, mas os seios eu também tinha que fazer. Mas aí eu já não sei se o plano vai cobrir essa parte.

EW: O que é impressionante é que no rosto, com a cirurgia, não caiu a fisionomia com o emagrecimento!
Débora Felix: Não diz que eu fui obesa, não é? Vamos dizer assim...

EW: Agora, qual você acha que vai ser o próximo passo, que você gostaria de fazer daqui pra frente?
Débora Felix: Eu acho que ser mais independente. Ter o meu próprio negócio. Estudar! Não terminei o segundo grau ainda. Sair daqui e terminar o segundo grau e abrir um negócio próprio!

EW: Já pensou em qual ramo?
Débora Felix: Eu gosto muito de vendas de lingerie. Uma loja com venda de lingerie e peças eróticas, eu acho muito legal. Eu acho que vai dar certo. Eu gosto muito desse negócio de vendas. E já vi com as meninas aqui e tal... Aí tem que ver como que vai fluir. To esperando eles me mandarem embora. Quando me mandarem embora, a partir daí vai dar tudo certo. Eu não quero pedir conta porque se perde muito, não é?

EW: Mas o que você acha que foi a causa de toda essa coisa da obesidade? Porque disseram que pode ser estresse, e que pode ser também o vírus. Você, de alguma maneira, acha isso possível?
Débora Felix: Estressada, sim. Demais!

EW: Você acha que foi estresse que causou isso?
Débora Felix: Eu acho! Porque estresse e ansiedade, você acaba comendo... Às vezes a pessoa acha que não come muito mas a pessoa come sim! Come muito, come fora de hora. A pessoa acha assim Ah, eu não como muito... mas o não comer também engorda porque quando você for comer, come muito. O certo é, para o seu metabolismo funcionar, tem que comer de três em três horas, nem que seja uma fruta, um biscoito. Mas você tem que comer! E muitas das vezes, a pessoa diz Ah, eu não comi nada! mas na verdade ela comeu uma barra de chocolate!

EW: É. Não pode! Nós conhecemos um rapaz, professor de shiatsu de Friburgo, mas ele parece um indiano...
Débora Felix: Eu tenho vontade de conhecer Friburgo!

EW: Pois você deve ir e deve conhecer esse rapaz! Ele faz uma massagem especial. E eu acho que vai te ajudar muito. E ele que indicou que a gente comprasse semente de linhaça, bate com laranja e mamão, e toma uma cápsula de Ômega 3, pergunta para o seu médico, para ver o que ele acha. O Ômega 3 é um tipo de vitamina natural, completamente natural e quem indicou esse Ômega 3 também foi um médico de coração, que é nosso entrevistado, e o que tem mais audiência. Uma entrevista pequena desse médico que é muito querido lá em Itaboraí. É o Dr. Marcílio.
Débora Felix: Você moram em Itaboraí?

EW: É. Ele é cardiologista.
Débora Felix: Eu moro em Papucaia.

EW: Conhece ele?
Débora Felix: Não, eu moro lá há pouco tempo.

EW: E esse Dr. Marcílio é que indicou o Ômega 3 e se você experimentar, vai ver que é especial. Vai acabar com a tendência de desvitaminar e também não dá problemas cardíacos.
Débora Felix: Pois é, e eu agora estou com Arritmia. Vira e volta eu estou com Arritmia Cardíaca.

EW: A Arritmia, às vezes, é causada por vitamina química. E que usada em excesso, altera o coração.
Débora Felix: Bom, espero que tenha sido útil meu depoimento.

EW: Ah, muito interessante, muita gente vai gostar de ver. Principalmente pela sua coragem de fazer cirurgia.
Débora Felix: Querer mudar, não é? Se sentir bem consigo mesmo, não só na beleza. Por exemplo, meu marido me conheceu, eu tinha 57 quilos. Aí no amor, você ama a pessoa quando ela tem 57 quilos e também ama quando está com 109! E sempre foi o mesmo jeito comigo!

EW: Então foi o amor dele que te deu essa coragem tão grande!
Débora Felix: Pois é! E você pensar “Poxa eu tenho um homem de verdade do meu lado! E que me amou com 65 e que me ama com 109!”... Então eu quero melhorar para mim e para estar do lado dele. Porque ele é bonito! Ele é um negro muito bonito, o meu esposo. E você vê que ele está orgulhoso do modo que eu estou. Ele fala “Minha esposa é linda!”. Então isso é legal e me faz sentir bem e querer continuar do mesmo jeito, entendeu? Porque senão engorda tudo de novo, comendo besteira!

EW: Então você tem uma ótima motivação. Que é o amor.
Débora Felix: É! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário