sexta-feira, 27 de junho de 2014

Secretaria de Saúde realiza 200 triagens para operação de catarata

Em mais uma parceria da Prefeitura de Nova Friburgo com Governo Estadual, realizada através da Secretaria de Saúde e da Fundação Leão XIII, nos dias 19 e 20 deste mês na Policlínica Sylvio Henrique Braune, foram realizadas 200 triagens para operação de catarata. Uma equipe de especialistas de Ribeirão Preto veio a Nova Friburgo a pedido do secretário municipal de Saúde, Luis Fernando, para realizar a triagem e exames necessários para a cirurgia, como a biometria – medição da lente intraocular que será colocada no olho do paciente – e o exame  de risco cirúrgico para a realização da operação.

Segundo informou a oftalmologista Vanessa Batista (que veio com
a equipe juntamente com a também oftalmologista Mariana Maciel e o cardiologista Cláudio de Souza) a campanha visa a realização de 500 operações de catarata em Nova Friburgo e região, e os pacientes que já foram atendidos serão operados no HMRS (Hospital Municipal Raul Sertã) nos dias 17, 18, 19 e 20 de julho por uma equipe de cirurgiões vinda de fora. Vale ressaltar que neste período será feita uma nova triagem para atender a demanda da região.

Este projeto, que já realizou mais de 12 mil operações de catarata em quase 8 anos de atividade, terá poucos custos para Nova Friburgo, pois todo material e equipe serão custeados pela Fundação Leão XIII, cabendo ao município somente o custo hospitalar.

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença). Com  o avanço da idade, a pessoa vai perdendo a clareza da visão – que fica embaçada – ou seja, perdendo a qualidade visual.


Estes sintomas aparecem, normalmente, a partir dos 40 anos, quando se percebe uma catarata incipiente. Algumas pessoas possuem predisposição para que a doença evolua mais rápida, como o diabetes e alguns fatores como o uso de corticoides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário