sábado, 21 de junho de 2014

O maior amigo do povo

José Duarte

Se existe uma profissão que toda população aplaude é a de bombeiro militar. Algumas pessoas reclamam do barulho das sirenes das ambulâncias, especialmente aquelas que moram próximas ao batalhão, mas a grande maioria aplaude a ação dos bombeiros. Na última semana, um senhor passou mal na Avenida Alberto Braune e, depois de acionados por telefone, eles chegaram em apenas 8 minutos.

E isso tem acontecido sempre, em toda e qualquer situação que os bombeiros são requisitados. Nova Friburgo pode se orgulhar por ter uma corporação do mais alto gabarito. Esse exemplo de amor ao próximo foi mais do que provado na tragédia de 2011.

A profissão de bombeiro é muito bonita e deveria ser mais valorizada, pois coloca em risco a vida de pessoas, pais de famílias, filhos de Deus que dão tudo de sí pelo amor ao próximo.    

Além de servirem para apagar o fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, tentativa de suicídio, afogamentos, traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas etc. Hoje podemos acessar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois isso pode atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.


No próximo dia 2, eles estarão comemorando o Dia do Bombeiro. A data foi decretada no Brasil no ano de 1954, mas eles existem desde 1856. Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram quando o imperador Dom Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.


Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além da sorte de encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos em razão da falta de preparo das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário