quinta-feira, 26 de junho de 2014

Câmara Municipal debate segurança pública

A pedido do vereador Christiano Huguenin, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal a fim de tratar assuntos que envolvem a segurança de Nova Friburgo, principalmente referentes ao trânsito da cidade. Para isso, foram convidados o 11º Batalhão de Polícia Militar, o 6° Grupamento de Bombeiros, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, o Centro de Referência da Mulher (CREM) e o Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg).

O representante do 11º Batalhão, capitão Mattos, relatou sobre as ocorrências que atende no trânsito e que, muitas vezes, precisa da ajuda do Corpo de Bombeiros. Ele comunicou ainda que, em caso de colisão, é possível fazer o BRAT eletrônico, através da internet, com possibilidade de enviar até 10 fotos do ocorrido. Mattos também comentou que o policiamento a pé tem proporcionado a diminuição de diversos crimes na cidade, e falou ainda sobre a redução de autuações devido às operações da Lei Seca.

A representante do Corpo de Bombeiros disse que dos atendimentos realizados pela corporação, 80% são para socorro de vítimas de acidentes de trânsito, sendo a maioria causada por motocicletas e que acontecem pela falta de manutenção das mesmas.

Rosângela Cassano, advogada e coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CREM), conta que o Centro vem oferecendo, em parceria com algumas secretarias do município, capacitação aos professores, além de cursos para sociedade, que vão de 14 a 80 anos, sendo a maioria de classe média. Ela comentou sobre a Lei Maria da Penha; as parcerias que tem com o Ministério Público, Judiciário e Polícia Militar; e salientou que acredita que poderia ser melhor, principalmente quanto aos atendimentos feitos às mulheres nas delegacias, já que a maior parte dos casos de violência doméstica é causada pelo alcoolismo e, assim, o atendimento precisa ser mais humanizado.

O presidente do Conseg, Zury Maurer, fez um balanço do cenário atual do trânsito da cidade e afirmou acreditar que algo precisa ser feito rapidamente, pois, senão, não se dará conta de tantos lesionados ou mortos por essa violência. Ele comparou os números com alguns dados de outras tragédias e disse que essa, especialmente, vem causando o inchamento de atendimento do Hospital Municipal Raul Sertã, como também disse o secretário de saúde, pois dois terços dos seus leitos são ocupados por vítimas das ocorrências de trânsito, sem falar nos tratamentos específicos que precisam ser feitos, além dos gastos que dão à Previdência.

Zury lembrou que o Conseg, através do seu Programa de Redução da Violência no Trânsito, o Pró-Vita, vem realizando algumas ações, sobretudo de conscientização, como a capacitação dos professores da rede municipal de ensino, através de parceria com o Detran-RJ; a retomada da Mini Cidade do Trânsito, no Batalhão de Polícia Militar, na qual articulou com diversas empresas e interessados; a pintura artística de faixas de pedestres; divulgação de campanhas publicitárias na mídia local, com adesão das mesmas; e apoio às operações IPVA e Lei Seca, realizadas pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e Detran-RJ, respectivamente.

“A tolerância de álcool para quem dirige tem que ser zero, não podemos aceitar nenhuma brecha”, enfatizou Zury. Para ele é preciso urgentemente a prática do Plano de Mobilidade Urbana para que se possa poupar vidas no trânsito.

O coronel Hudson Miranda, secretário de Ordem e Mobilidade Urbana da cidade, finalizou o encontro afirmando que vive-se um cenário trágico no trânsito de Nova Friburgo e que o Conseg tem ajudado a minimizar essa questão. Ela acredita e considera importante a continuação das blitzes pela cidade, já que os números mostram redução de inadimplentes com elas. O secretário disse ainda que gostaria de realizar um trabalho mais efetivo, mas o número de agentes atualmente não contribui para isso. Para ele, é preciso mais conscientização por parte de todos para que essa violência seja verdadeiramente reduzida.

Antes do encerramento da sessão, o vereador Joelson do Pote aproveitou a ocasião para entregar uma Moção de Louvor a Zury Maurer pelos trabalhos realizados na cidade em prol de toda sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário