quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tio Samba é atração para comemorar Dia Nacional do Samba

Para comemorar o Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, o friburguense só terá que esperar dois dias. No dia 4, às 20 horas, no Teatro Municipal apresenta-se o “Tio samba”, uma orquestra típica do gênero musical. O show faz parte do Circuito Cultural Sesi, realizado pelo Sistema Firjan e Sesi/RJ em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo.
No repertório, o público pode esperar o que há de melhor: composições de autores como Noel Rosa, Geraldo Pereira, Ary Barroso, Cartola, Tom Jobim, Chico Buarque, Ismael Silva, entre outros. Os ingressos já podem ser adquiridos no próprio Sesi (Vila Amélia), na Globo Discos (Olaria); SCA Móveis, Louback Ambience e Loja Select do Posto Gran Center (centro); ou uma hora antes do evento no Teatro Municipal. Os ingressos custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) e o show não é recomendado para menores de 12 anos.

Tio Samba

'Tio samba' foi formado em 1998, em Niterói. Sua formação hoje conta com Carlos Mauro (voz e gaita), Simone Lial (voz), Marcio Arese (sax tenor), Fabiano Segalote (trombone e bombardino), Davi Nasa (tuba), Whatson Cardozo (clarineta e sax alto), Gilson “Índio” Santos (trompete e cornet), Bernardo Dantas (violão sete cordas), Thiago Cunha (cavaquinho), Felipe Tauil, Alfredo “Fred” Alves e Marconi Bruno (percussão).
Os músicos que formam o “Tio samba” dão uma roupagem nova às musicas com arranjos que unem os característicos instrumentos de cordas e percussão dos grupos regionais de samba e choro aos sopros geralmente utilizados nas bandas de música, produzindo uma sonoridade diferenciada, vibrante e sofisticada.
'Tio samba' já tocou com famosos compositores e intérpretes do samba como Wilson Moreira, Walter Alfaiate, Delcio Carvalho, Tia Surica, Paulo Marquez, além de Nana Caymmi, Germano Mathias e Luciana Alves. Na qualidade de orquestra típica de samba, eles se apresentaram na Sala Sidney Miller, da Funarte; no Centro Cultural da Light; Teatro Rival; Teatro Municipal de Niterói; Choperia do Sesc-Pompéia; Centro de Convenções do Anhembi; Rio Scenarium e no Centro Cultural Carioca.
O primeiro CD do grupo, “Quero ver”, aconteceu em 2003, com composições próprias e obras de nomes consagrados. Este ano, foi lançado o CD “É batata!” dedicado a uma releitura do repertório da 'pequena notável', Carmem Miranda. O título do CD vem a calhar com o significado do termo 'é batata', usado desde os tempos antigos para definir algo certeiro, infalível, em que se pode apostar. Então, diriam os populares do mundo do samba: “é batata que o Tio Samba irá para as cabeças com esse novo CD”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário