quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Desfile de Moda apresentará peças de alunos dos cursos profissionalizantes do Centro de Formação

                               Um desfile de moda com peças desenvolvidas por alunos do Centro de Formação Profissional do Vestuário de Nova Friburgo será realizado em 26 de novembro, sexta-feira, às 19 horas, no Centro de Convivência da Feliz Idade (Clube do Xadrez).
                                       O evento conta com a parceria do Sebrae/RJ, através da consultora Geiza Lobosco, e o tema escolhido para o desfile deste ano é a África, por ser considerada o berço da humanidade e pelas oportunidades que teve, através da Copa do Mundo, em mostrar alegria, a arte de receber bem os povos de todo o mundo e poder compartilhar a diversidade das raças, culturas e religiões, na torcida por um futuro melhor.
As peças e acessórios a serem apresentados durante o desfile estão sendo desenvolvidas pelos alunos dos cursos de Estilo Lingerie, Modelagem de Moda Íntima, Iniciação em Estilo, Modelagem Plana, Costura Plana, Costura Íntima, Corte, Modelagem Fitness, Aproveitamento de Aparas, Oficina de Bolsas e Customização, todos sob a coordenação de instrutores do Centro de Formação Profissional.

Centro Profissionalizante

                                O Centro de Formação Profissional do Vestuário faz parte da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissionalizante e Superior da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, tendo sido inaugurado em abril de 2005.
Toda a infra-estrutura foi montada com recursos de convênio com o Governo Federal - Ministério da Ciência e Tecnologia – e as ações desenvolvidas no Centro contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor de confecções. Um dos principais objetivos é a inclusão social através da qualificação gratuita de mão-de-obra nos cursos de costura, corte, modelagem, estilo e artesanato. Os alunos empreendedores saem dos cursos de capacitação motivados a criarem seus próprios negócios, o que gera mais trabalho e, conseqüentemente, mais emprego e circulação de renda no setor de confecção do município.
                                       Os cursos oferecidos no Centro de Formação Profissional do Vestuário visam atender, principalmente, a população de baixa renda do município. Em média, o espaço atende 300 alunos por mês, com idade entre 16 e 80 anos. Os empresários confeccionistas do município constantemente solicitam ao centro profissionalizante indicações de alunos que se formam para fazer testes em suas empresas, havendo possibilidade de contratação.

Destaque Nacional

                                  Nova Friburgo é um dos pólos mais importantes do Brasil na indústria de lingerie (moda íntima). Segundo estudos, a cidade produz 25% da lingerie consumida no mercado nacional e possui aproximadamente três mil empresas (formais e informais) e cerca de 40 mil empregos diretos. O Ministério da Ciência e Tecnologia elegeu o Centro de Formação Profissional do Vestuário de Nova Friburgo um dos Centros de Vocação Tecnológica (CVT) de sucesso do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário