quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Polícia Militar e Secretaria de Educação promovem formaturas no combate às drogas


A segunda-feira, 22, foi marcada por duas formaturas no Teatro Municipal de Nova Friburgo, que contaram com a presença de centenas de alunos da rede de ensino e seus familiares. A partir da parceria entre o Batalhão da Polícia Militar de Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Educação, vem sendo desenvolvido, desde 1992 no Estado do Rio, o Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com o objetivo de desenvolver as habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

Pela manhã, formaram-se os estudantes das escolas E.M. Profº Messias de Moraes Teixeira, E. M. Jardel Hotz, E.M. Florândia da Serra, E.M. José Alves Macedo. No final da tarde, foi a vez dos alunos das unidades E.M. Hermínia da Silva Condack, E.M. Dr. Dante Magliano, E.M. Profª Nair de Araújo Rodrigues, E.M. João Vicente Valladares e E.M. Juscelino Kubitschek.

Na primeira solenidade, compareceram o Prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto; o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly; o representante do Comando da PM, Cabo Matos; a ex-secretária de Educação, professora Ledir Porto; o representante da Acianf, Ubaldo Damasceno; o secretário municipal de Comunicação, David Massena; e os instrutores do Proerd, sargento Ricardo Coelho e cabo Paulo Maurício Torres, que compuseram a mesa solene.

A professora Ledir destacou a importância do Proerd em virtude do envolvimento crescente com drogas pelos jovens e que, agora, os alunos ali presentes estavam bem preparados. Explicou que as drogas, na maioria das vezes, era um caminho sem volta. Ledir Porto ressaltou o trabalho do corpo docente, sem o qual seria impossível realizar o programa.

Cabo Torres lembrou que um futuro de realizações só seria possível longe das drogas e que era um prazer olhar para tantas crianças e saber que elas resistiriam ao submundo das drogas porque tiveram informação adequada e esclarecedora sobre o problema.

Para o sargento Ricardo, o recado havia sido dado e que, dali para frente, dependia de cada um e de suas famílias, pois o Proerd não terminava ali, naquele momento, mas começava naquela data com aquilo que crianças, jovens e familiares levavam para casa.

O capitão Matos ratificou as palavras do sargento Ricardo e como o Proerd era gratificante para a Polícia Militar.

Marcelo Verly falou da sua alegria com o evento e lembrou que a sociedade vive, hoje, uma crise de valores e que quando as instituições dão as mãos para buscar atingir problemas mais sérios como drogas e violência, é possível diminuí-los. O secretário lamentou a perda de vários amigos durante sua juventude por terem se envolvido com drogas. Parabenizou a todos e colocou a Secretaria de Educação à disposição para que aquela parceria prosseguisse e outras novas pudessem ser formadas.

O prefeito Dermerval Neto quebrou o protocolo e sentou à frente da mesa solene para ficar mais próximo dos formandos e contar um pouco da sua história de vida. Falou do alcoolismo enfrentado pelo pai e, posteriormente, por ele próprio, num tempo em que não havia o combate que existe hoje contra as drogas, e que, naquela época, beber era algo positivo e incentivado, nos encontros sociais, nas novelas, nos comerciais, da mesma forma como com o cigarro. Mas, aos poucos, Dermeval foi se recuperando, trabalhando, até alcançar o posto de prefeito. Ele lembrou que o álcool era a primeira droga, de mais fácil acesso, e que servia de porta de entrada para as outras. “Vocês estão tendo a oportunidade de ouvir alguém que já passou por isso pedindo para que vocês não passem também”, reforçou o prefeito.

Ao término do programa, os alunos participaram de um concurso de redação que premiou o estudante Lucas Isvóboda da Silva no grupo da manhã, que recebeu uma medalha das mãos do representante da Acianf, Ubaldo Damasceno. A professora de Lucas, Cristiane, também foi agraciada com uma medalha por seu trabalho junto aos alunos.

Na segunda formatura, compuseram a mesa, o secretário de Comunicação, David Massena, representando o prefeito; o secretário Marcelo Verly; os instrutores Sargento Ricardo e Cabo Torres com suas respectivas esposas, Janilce Coelho e Márcia Teixeira; além do reverendo Wilson Cesar Coelho da Igreja Ceifa e o sargento Sílvio Melo, representando o Comando do Batalhão.

O sargento Ricardo disse ter um sentimento de dever cumprido e afirmou “vocês estão preparados para dizer não às drogas”. O cabo Torres pediu às famílias que estivessem cada vez mais presentes na vida de seus filhos, pois eles eram pedras preciosas que precisavam ser bem lapidadas. Verly falou dos problemas com o crescimento dos índices de criminalidade e da preocupação das famílias com o futuro de seus filhos. Elogiou a Polícia Militar por investir na prevenção através do Proerd, com informações qualificadas e humanizadas que vão marcar a vida daqueles jovens. David Massena lamentou a ausência do prefeito, que não pode comparecer à segunda formatura, mas contou como havia sido a sua participação pela manhã. Encerrou sua fala dizendo que “Deus nos deu a vida para as grandes coisas e a melhor coisa da vida é ser livre e não deixar as drogas atrapalharem”.

Após cantarem a música “É preciso saber viver”, os formandos e demais presentes assistiram à apresentação especial da bailarina Sarah da Costa Coelho. Em seguida, a aluna Yasmin de Araújo Frez foi agraciada com medalha pela redação sobre o Proerd, entregue por David Massena, e a professora de português, Aline, pelo trabalho desenvolvido, cuja medalha lhe foi repassada pelo secretário Marcelo Verly.

Ambas as formaturas foram encerradas com os estudantes cantando a canção do Proerd. Todos os formandos receberiam seus certificados do Proerd em suas escolas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário