domingo, 3 de março de 2013

O ESPORTE DE AMANHÃ


Hoje é o bate-bola nesta entrevista exclusiva:


Daniel Lage Oliveira Vieira, o jornalista José Duarte e o jornalista Reinaldo Wolff

José Duarte: Quais os seus planos pro Conselho Municipal de Esportes?
Daniel Lage: O que a gente pensa é gestão participativa. Porque a gente tem membros do Conselho, que são pessoas ícones do esporte, como José Augusto, Tadeu, Irene e tantos outros que fazem parte do Conselho.

José Duarte: Luiz Roberto também.
Daniel Lage: Luiz Roberto Chay, não é? Então, a gente pensa em fazer uma gestão participativa, ouvindo todas as pessoas e tentar fazer uma política esportiva para Nova Friburgo, juntamente com a parceria com a Secretaria de Esportes. Que está com a gente de mãos dadas para a gente poder alavancar o esporte de Nova Friburgo.

José Duarte: Quando que é a posse?
Daniel Lage: Bom, pelo estatuto, são 15 dias depois da eleição que a gente faz a efetivação da posse.

Martha Wolff: Vai ter festa?
Daniel Lage: A gente vai pedir 30 minutos numa sessão da Câmara, para a gente fazer a posse com o Prefeito, como da outra vez, e a gente conta com a presença de todos, e vamos anunciar posteriormente.

José Duarte: Eu quero saber com relação ao Pró10.
Daniel Lage: Pró10 é um projeto que foi feito na primeira gestão do Conselho. Elaborado pelos conselheiros todos. É um projeto para alavancar e desenvolver o esporte de Nova Friburgo para cerca de 10 anos. Pra gente tentar ser Polo Esportivo do Brasil. Então a gente vai também, mais uma vez, apresentar isso aí agora pro Executivo. Pra ver se o Executivo, com a gente, de mãos dadas, consegue alavancar também o Pró10.

Reinaldo Wolff: O que acha da EAD que estão fazendo para a área esportiva? Tem uma faculdade de São Paulo que está anunciando MBA, Mestrado, para pessoas que queiram estar ligadas à área de clube e de futebol, eventos esportivos, Direito Esportivo. O que pensa sobre isso disso?
Daniel Lage: Todo o aprendizado, toda gestão, todo o cunho acadêmico que possa dar uma performance profissional no meio esportivo, é sempre bem vindo, não é? Toda a parte que você possa vir a estudar e que você possa tirar proveito, para você ter uma melhoria esportiva, uma melhoria em qualquer área de cultura, eu acho muito bem vindo.

Reinaldo Wolff: Quando começou a sua vocação na área esportiva?
Daniel Lage: Minha vocação na área esportiva começou quando eu começo a fazer esporte aos 6 anos. E dentro desse meio esportivo, está aí o José Duarte que acompanha as pessoas no meio esportivo. A gente vem vendo que as pessoas se modificam. Eu acho que o esporte é uma grande fórmula de mudança na personalidade, do ser humano.

Reinaldo Wolff: O que levou o senhor a optar por este ramo de atividades?
Daniel Lage: O que me levou a entrar, primeiro é a paixão. Eu acho que a gente, primeiro vem apaixonado, e depois a gente passa a fazer uma parte profissional nessa área.

Reinaldo Wolff: Você se sente realizado?
Daniel Lage: Eu me sinto realizado pessoalmente, na minha parte, como já fui atleta. Mas eu acho que a gente pode fazer muito mais, eu acho que a gente só vai se sentir realizado no dia que o esporte estiver nas escolas, no dia que o professor de educação física estiver realmente em toda a rede educacional, que hoje tem falta de profissionais de educação física. Eu acho que se a gente investir no Esporte é menos dinheiro que a gente pode vir a ter que colocar na Saúde. Assim eu vou me sentir realizado, ainda não estou.

Reinaldo Wolff: O que é o sucesso para você?
Daniel Lage: Bem, o sucesso, para mim, é a realização pessoal. Como eu falei antes, pessoalmente eu estou realizado. Mas, profissionalmente, eu acho que a gente sempre está querendo mais, não é?

Reinaldo Wolff: E que planos de expansão faria para a área esportiva em Nova Friburgo?
Daniel Lage: Eu acho que o que a gente falou antes sobre o Pró10, que é uma política esportiva de Friburgo que se a gente conseguir implantar, a gente vai colher muitos bons frutos para a alta performance e também para as pessoas que não podem praticar o esporte.

Reinaldo Wolff: Você se lembra de algum fato pitoresco que possa contar para os nossos leitores, de ter ocorrido em sua vida esportiva?
Daniel Lage: Eu acho que o fato mais importante é você treinar muito. E você chegar em um campeonato, e você não obter o resultado, mesmo assim você volta, e continua sua caminhada para você conseguir o êxito no próximo campeonato.

Reinaldo Wolff: Ou seja, não desistir nunca.
Daniel Lage: Eu acho que o esportista, a pessoa, que vive no meio esportivo, ele não desiste jamais!

Reinaldo Wolff: Têmpera do brasileiro, não é? O que é preciso para melhorar? O que fazer para mudar o que não está certo?
Daniel Lage: Realizar! A gente tem que tentar realizar, a gente tem que tentar, não pode ter vaidade, a gente tem que estar de mãos dadas em prol de um objetivo. Nesse momento, o nosso objetivo é alavancar o esporte de Nova Friburgo.

Reinaldo Wolff: E você teria alguma sugestão para os nossos leitores? Que façam esporte... Qual seria a sugestão?
Daniel Lage: Para os nossos leitores, a gente pensa que se a gente puder olhar cada setor, não importa que seja no meio esportivo, no meio cultural, no meio da saúde... Se a gente olhar com carinho a gente vai ter uma vida melhor, mutuamente com todos.

José Duarte: Que diferença você faz do esporte até 2001 para cá e depois? Antes de 2001 e depois de 2001?
Daniel Lage: Bem, José Duarte, eu acho que o esporte antes de 2001, isso você está falando politicamente, não é?

José Duarte: Não, esportivamente.
Daniel Lage: Você está falando de que exatamente?

José Duarte: O que eu queria que você dissesse é a diferença. Até 2001 nós tínhamos 48.574 atletas em 44 modalidades disputando o esporte. Hoje nós temos 13.512 atletas em 13 modalidades. A que se deve essa queda?
Daniel Lage: O que acontece é que, a gente hoje, tem um declínio muito grande do esporte, vamos dizer assim, ditos de quadra - voleibol, futebol de salão, nós tínhamos grandes equipes de basquete que se foram, e veio, justamente, a afunilar esse meio para a academia. Então, as academias tomaram muito a conta dessa fração do esportivo. Então, eu acho que se deve a isso, José. Agora, a gente está com um novo conselheiro. O que foi um grande ganho pra gente. Foi o Nova Friburgo Country Club. Nova Friburgo Country Club está com uma cadeira dentro do Conselho. É um clube que tem revitalizado o esporte. É um clube que está tendo, se você chegar na terça e na quinta-feira, na sede nova que há dois anos estava apagada. E hoje você vai lá, tem pelo menos umas 300 crianças fazendo esporte na escolinha de futebol, escolinha de voleibol, escolinha de basquetebol. Área de dança, área de lutas. Então, o que acontece, é isso que a gente tem que voltar a fazer. É revigorar o esporte.


Em off: Hoje eu vi um bloquinho de notas, que tinha uma máxima, que hoje vem bem a calhar. Que dizia assim: “O caminho não é a paz, a paz é o caminho”. Frase que é de Gandhi.
Eu acho que o esporte já tem paz. O esporte é o fair-play.

Edição: Arthur Wolff
Digitação: Vitória Wolff
Fotos: Martha Wolff

Nenhum comentário:

Postar um comentário