sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governo municipal realiza seminário e chama a atenção para a questão do idoso



O seminário “Rompendo o Silêncio”, de combate à violência contra o idoso, foi realizado na sexta-feira, dia 1º de junho, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, numa promoção do Governo Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Nova Friburgo. Participaram da mesa de abertura do evento o presidente do Legislativo friburguense, vereador Luciano Faria; o promotor de Justiça, Hédel Nara Ramos Júnior; a conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e coordenadora da Universidade da Terceira Idade (Unati) da Uerj, Sandra Rabello; a presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Cláudia Mara Ribeiro Barboza; e o secretário de Assistência Social, Gilberto Paulo de Souza Filho, representando o prefeito Sérgio Xavier.

Entre os que discursaram na cerimônia de abertura, Sandra Rabello falou da necessidade das famílias acompanharem seus idosos porque só os órgãos públicos não são suficientes para atendê-los, porém devem ser acionados em caso de violência contra eles. A conselheira estadual realçou a data de 15 de junho como um dia de conscientização de todos sobre a causa da pessoa idosa.

O vereador Cláudio Damião, único edil presente ao evento, além do presidente Luciano Faria, lembrou que na noite anterior a Câmara Municipal realizou sessão específica sobre saúde, um tema que acaba por estar diretamente ligado à pessoa idosa.

O secretário Gilberto Paulo de Souza Filho citou na abertura estar a par das necessidades de todos aqueles que lidam com idosos, e a estes devem ser dadas todas as condições para melhor qualidade de vida. O secretário se referiu à imprensa como uma grande colaboradora na divulgação da violência contra a pessoa idosa.

Depois, falando aos jornalistas presentes, Gilberto disse que o seminário tinha como um dos objetivos aflorar no cidadão o cuidado que cada um deve ter com a pessoa idosa, assim entendido aquelas com mais de 60 anos. E chamou a atenção para as denúncias de maus-tratos que devem ser encaminhadas ao Disque 100. O secretário de Assistência Social frisou que há casos de verdadeiras barbaridades sendo cometidas contra a pessoa idosa em Nova Friburgo.

Gilberto também fez agradecimentos à Câmara Municipal, não somente pela cessão do espaço para o seminário como também pela elaboração de leis que têm permitido ao Poder Executivo agir com relação à causa da pessoa idosa, através da Secretaria de Assistência Social. Outro destaque do secretário foi com relação ao promotor Hédel Ramos, que não tem medido esforços em prol da causa da pessoa idosa.

Durante o seminário foram debatidos temas como o combate à violência contra o idoso, os Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, acolhimento institucional, Lar Abrigo Amor a Jesus, Programa de Prevenção de Violência e Acidente (PPVA) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário