sexta-feira, 1 de junho de 2012

Centro Regional de Cidadania LGBT organiza o encontro Rede Social Serrana II



O evento abordou temas sobre saúde, educação, sexualidade e direitos homo afetivos O Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT, com sede em Nova Friburgo, realizou na quinta-feira (31), o Encontro de Rede Social Serrana II. O evento tem como objetivo informar, dar capacitação e qualificar o serviço público e os moradores da região quanto ao atendimento da população LGBT nas áreas da saúde, educação, sexualidade e direito.

O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Cesar Guinle, em frente à prefeitura, e contou com especialistas sobre o tema, autoridades da cidade, e inclusive um grupo de estudantes que compareceu para buscar mais informações sobre a temática LGBT.

O evento iniciou-se às 10h e contou com palestra sobre os direitos da população LGBT, com o advogado e membro do Conselho Estadual do Rio de Janeiro, Roberto Gonçale, e debates sobre a questão da sexualidade com a socióloga especializada em sexualidade humana, a Drª. Lorena Lima de Morais.

No período da tarde, os presentes acompanharam uma palestra sobre a Saúde LGBT, com a assistente social especializada em prevenção da saúde, Marcele Esteves. A palestrante ressaltou que a questão da saúde LGBT não é só prevenção a AIDS. “LGBT não é só prevenção do vírus HIV, isso é para todo mundo, a questão da saúde passa também pela saúde mental, emocional. Tem que se quebrar esse preconceito”.

O último palestrante a se apresentar foi o presidente do Grupo Arco-Iris, Julio Moreira, que falou sobre a prevenção da homofobia nas escolas. “É um tema polêmico para gente debater na escola. A escola ainda não está preparada para debater sobre sexualidade de uma forma mais ampla. A gente sabe que é um tabu e muitas das vezes, os professores se sentem intimidados de lidar com o assunto, porque a responsabilidade do falar sobre sexo é passada do pai para o professor e vise e versa”, disse Julio.

O líder do Grupo Arco-Íris ainda ressaltou que muitos jovens homo afetivos sofrem com a discriminação nas escolas, sendo vitimas de bullying, o que pode levar a traumas emocionais e até ao suicídio. Para Julio Moreira, o mais importante é criar na escola, a inclusão dessas crianças, e agradeceu o apoio do Governo Municipal ao Centro de Referência.

“O importante é sempre trabalhar com a perspectiva de construir juntos com alunos um ambiente de respeito, de inclusão, onde as pessoas, independente de serem gordinhas, baixinhas, brancas, negras, judeus, católicos, evangélicos, gays ou não, que seja sempre de respeito. Esse é o trabalho que a gente vem fazendo aqui hoje, e que a Prefeitura de Nova Friburgo tem tido esse olhar através do apoio ao Centro de Referencia LGBT”, destacou.

O Centro da Referência LGBT é um órgão da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo em parceria com o Governo Estadual, que promove a cidadania LGBT. A coordenadora do espaço, Silvia Furtado, explicou sobre o funcionamento com relação à atuação do órgão, junto à população LGBT. “O Centro conta com atendimentos especializados na área da assistência social, na área psicológica e na área jurídica, e também é um grande articulador na implementação das políticas públicas. Além dos atendimentos, nós também capacitamos os agentes e servidores públicos, para chegar a essa região e desenvolver um atendimento com outro olhar”, disse a coordenadora.

O evento contou com a participação do secretário municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Gilberto Paulo Souza Filho; o Tenente Ponci, representando a Policia Militar; o Juiz Titular do Juizado Especial Federal de Nova Friburgo, Dr. Elmo Gomes de Souza; o presidente do Grupo Diversidade Teresópolis, Luciano Lima; e a assistente social, Renata Pacheco, representando o Município de Cachoeiras de Macacu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário