quinta-feira, 21 de junho de 2012

Exposição de fotos, vídeo com fundadores da AFI, posse do delegado sindical marcam a comemoração do Dia da Imprensa Friburguense

A sessão solene comemorativa dos 55 anos da Associação Friburguense de Imprensa e do dia da Imprensa Friburguense realizada nesta quarta-feira, talvez tenha sido o momento mais emocionante da atual gestão da entidade. Reunidos na Academia Friburguense de Letras, diretores, associados, convidados e grande parte da imprensa local pode presenciar um encontro de várias gerações da mídia local, “ quem não compareceu perdeu uma grande festa, que noite belíssima, inesquecível, vai ficar na história desta diretoria”, destacou Alencar Moraes um dos presentes.


Na mesa diretora as presenças da ex-prefeita Saudade Braga; Rita Maria Scheefel (Secretária da reunião); Ricardo Leone (jornalista); Aécio Alves da Costa (Presidente da Academia de Letras); Landri Schetinni (jornalista que representou o Deputado Federal Glauber Braga); e o presidente José Duarte. Todos na mesa foram unânimes ao relatar a importância da ajuda que a AFI merece, mas destacamos o posicionamento da ex-prefeita Saudade Braga, “ não poderia deixar de comparecer, sou filha de jornalista, tenho um carinho especial pela imprensa, a AFI está demonstrando a importância de preservar seus fundadores e associados. Uma imprensa livre se faz com trabalho e trabalho sério e neste sentido a AFI está de parabéns”, afirmou.


O jornalista Ricardo Leone foi empossado como Delegado Sindical e dentro de alguns dias começa seu trabalho, na própria sede da AFI, dependendo ainda de algumas providências que precisam ser tomadas.


O presidente José Duarte anunciou o lançamento da exposição “ 55 anos de imprensa friburguense” exposta na sede da Academia de Letras e que dentro de alguns dias estará no Cadima Schopping. Outra novidade anunciada foi o 3° fórum de carnaval que se dará dias 7, 8 e 9 de setembro no auditório da Casa de Cultura.


O grande momento da noite foi a entrega da comenda 20 de junho aos indicados pela diretoria da Associação de Imprensa: Maria das Dores Mello Pacheco ( Dorinha) impossibilitada de comparecer por problemas de saúde na família foi representada por seu filho Flávio Mello que recebeu a comenda das mãos do presidente da Academia de letras, Aécio Alves da Costa..


O médico ortopedista Christiano Vieira Badini, outro homenageado da noite foi premiado pela jornalista Marly Pinel e ficou muito emocionado, afirmando, “ agradeço a escolha do meu nome, é uma honra receber uma comenda da imprensa friburguense, isso prova que estamos no caminho certo”, destacou o médico.


A última a receber a comenda foi Tereza Albuquerque Mello, responsável pela memória de Nova Friburgo através de seu trabalho no Pró-Memória durante mais de cinco décadas. Ela que recebeu a comenda das mãos da ex-prefeita Saudade Braga disse, “ fiquei muito feliz ao saber da indicação do meu nome. É uma honra receber esta comenda. Meu contato com a imprensa sempre foi muito estreito e estou muito emocionada, principalmente porque recebo esta importante honraria das mãos de uma pessoa que gosto muito que é a Saudade”, salientou Tereza


Um vídeo gravado pela Styllus Filmagen de propriedade do repórter cinematográfico Ailton Silva, contando a história da AFI desde sua fundação até os dias de hoje, fez com que algumas pessoas chegassem às lágrimas. Ele foi protagonizado por João Luiz Aguilera Campos, Benício Valladares, Rodolfo Abbud e Aécio Alves da Costa (fundadores), Marly Pinel (ex-presidente) e o radialista Fernando Bonan (sócio da AFI e que esteve impossibilitado de comparecer por estar em são Paulo narrando o jogo entre Corinthians e Santos pela Rádio Globo.


O momento maior de confraternização aconteceu já no andar térreo, na sede da AFI, quando um coquetel, pode aproximar jornalistas dos vários órgãos de imprensa da cidade, unir várias gerações de colegas, e, enfim, o momento para as famosas conversas amigas.


Enfim, os momentos de alegria e confraternização vividos na noite de quarta-feira marcou de forma efetiva o Dia da Imprensa e os 55 anos da AFI que para o presidente José Duarte foi definido como a evolução da mídia local, “ é um momento de muita alegria para nossa diretoria, pudemos reunir aqui várias gerações de jornalistas; revivemos um pouco da história da entidade através do vídeo que gravamos anteriormente, realizamos o sonho da classe com o lançamento da Delegacia Sindical; inauguramos uma exposição de fotos com mais de 100 peças desde noss a fundação e temos um grande passo para o estreitamento das relações, ainda maiores com aqueles que estão começando”, finalizou o presidente.


SAUDADES - Foram homenageados ainda jornalistas que muito contribuiram para o jornalismo friburguense e que faleceram duarante a atual gestão da AFI, como:  Myrtes Godoy, Celcyo Folly, Augusto Muros, Roberto Merecci, Elizete da Conceição Moraes da Silva, Ivo Scarini Marreto, Ana Maria Wolff,  Aristélio Andrade,  Roland  Henzell,  Paulo Santos, Ivo Scarini Marreto, Carlos D´Athayde,  Fernando Reis (ex-presidente), Oldemar Francisco Teixeira (Francis), Raphael Jaccoud, D. Clemente Isnard, Aristoteles Queiroz Filho, Nadia Eliza Sanches Huguenin.

AGRADECIMENTOS – para que tudo pudesse ocorrer perfeitamente algumas pessoas colaboraram com a AFI e por isso a diretoria agradece a professora Dilva Maria de Moraes, Aécio Alves da Costa, Marly Pinel, Gilvania Machado, Ailton Silva, Bento Ferreira, Alencar Moraes, Zélia (Secretária da AFL), Elisabeth Souza Cruz, Rita Scheefel, Rafael Barbosa, Paulo Nunes, Gilvan dos Santos Costa, Ricardo Leone.

FOTOS AILTON SILVA




























Nenhum comentário:

Postar um comentário