segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Condomínio Empresarial começa se tornar realidade

(SECOM) A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, e a CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), começa a dar andamento ao projeto de implantação do Condomínio Empresarial no município. A exemplo do que já está acontecendo em outros municípios fluminenses, como Queimados e Três Rios, Nova Friburgo ganhará um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados, na RJ 130, (Estrada Friburgo-Teresópolis) numa região próxima a Queijaria Escola.  Até o final deste mês (agosto), uma equipe técnica da CODIN virá à cidade vistoriar o local e orientar como iniciar o empreendimento, que compreenderá desapropriações e financiamentos para que as empresas possam se instalar.
Para o Secretário Municipal de Fazenda, Juvenal Condack, o empreendimento é importante para Nova Friburgo por possibilitar que as empresas que se encontram em áreas urbanas e ficam limitadas de se expandirem, possam mudar esse quadro caso venham a se instalar no condomínio. Outras vantagens estão ligadas à logística que será criada em torno do empreendimento, tanto no que diz respeito à distribuição quanto no que diz respeito à infraestrutura. Juvenal Condack também avalia que empresas de fora poderão ter interesse e vir a se instalarem aqui, pois a CODIN costuma incentivar nesse sentido.

Sobre quando o condomínio será iniciado, Juvenal informa que as negociações junto aos órgãos estaduais já começaram e que tem empresa de Nova Friburgo que já adquiriu terreno. Mas ele acredita que esse ano, ainda, diversas empresas poderão se instalar no condomínio. De acordo com o assessor especial da Secretaria Municipal de Fazenda, Carlos Bouecke, 44 empresas estão interessadas.

Segundo Bouecke, a instalação inicial será nos terrenos próximos à rodovia, aproveitando a infraestrutura existente. Ele acredita que com o passar do tempo, a expansão do condomínio empresarial se dará para o interior da área reservada. Em relação à infraestrutura no entorno, a Energisa informou que a subestação existente na localidade está subutilizada, havendo capacidade de sobra para o abastecimento elétrico do condomínio. Da mesma forma, em relação ao abastecimento de água, a concessionária Águas de Nova Friburgo fará a captação e tratamento do Rio Grande, de acordo com a demanda. Em relação à Internet, Bouecke afirmou que existe cabeamento na rodovia.

CODIN- A CODIN é responsável pela implantação e gestão de dez Distritos Industriais, totalizando uma área de aproximadamente 91,2 milhões de metros quadrados destinada ao desenvolvimento econômico do Estado o Rio de Janeiro. Dessa totalidade, oito distritos estão totalmente implantados (Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Macaé, Paciência, Palmares, Santa Cruz e Três Rios), um se encontra em fase de ampliação (Queimados) e o último (São João da Barra) em implantação.

Nos Distritos Industriais, a CODIN possui o controle, manutenção e atua na comercialização dos lotes para a implantação de empreendimentos, e tem a responsabilidade na provisão da infraestrutura em articulação com órgãos e concessionárias do Estado.

O Estado do Rio de Janeiro, dentre suas políticas de atração de investimentos, dispõe de programas de incentivo de caráter tributário e financeiro, criados para diversos setores da economia fluminense.
A CODIN, através de sua equipe técnica, apoia o investidor na escolha do incentivo mais adequado à sua atividade, assim como em relação aos procedimentos necessários à sua obtenção.

Complementando, apoia o investidor como interlocutora junto à Agência de Fomento do Estado - AgeRio, a qual oferece linhas de financiamento competitivas, através de repasses do BNDES, recursos próprios e fundos de fomento estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário