Evento reúne
autoridades para discutir violência no trânsito
Dayane Emrich
Lançada
oficialmente em almoço festivo no auditório do Rotary Club Nova Friburgo
Imperador, a campanha publicitária multi-mídia do Programa de Redução da
Violência no Trânsito, o PRÓ-VITA, proposto e articulado pelo Conselho
Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (CONSEG). Participaram do evento
várias autoridades, entre elas: Rogério Cabral (Prefeito), Edson Lisboa
(Secretário de Planejamento), vereador Gustavo Barroso, Coronel Hudson de
Aguiar (Autran), Zury Maurer (presidente do Conseg). A mesa diretora foi
presidida pelo presidente do Condenf, Ricardo Lengruber; José Aurèlio Ramalho (presidente do
Observatório Nacional de Segurança Viária), representantes da Polícia militar e
instituições ligadas ao transporte público da cidade como Faol, Rota 116.
O
presidente do Coneg, Zury Maurer,
iniciou o evento apresentando dados sobre o trânsito em Nova Friburgo e o
objetivo do programa PRÓ-VITA. Ele falou sobre o intenso trabalho do
Observatório Nacional de Segurança Viária, um organismo que está se
especializando no trato das questões sobre a violência no trânsito e sendo
trazido, para Nova Friburgo. O órgão realizou levantamento sobre a já
mencionada questão e chegou a conclusão que o trânsito mata mais que os
homicídios no Brasil, ‘ nós devemos temer mais a um motorista ao volante ou a
possibilidade de contrair um tumor maligno do que, propriamente, ser abordado
por um meliante de arma em punho. O trânsito faz um número absurdo de vítimas
fatais por ano. Para se ter idéia em 2012 foram 60. 752 vítimas e, desse total,
40% estavam em motos, 25% eram pedestres ou ciclistas, 18% motoristas de
carros, ônibus ou caminhões e 17% passageiros”, afirmou o presidente.
Outro dado que
também chama a atenção é que desse total de mais de 60 mil vitimas 41% são jovens, ou seja, idade
entre 18 a 34 anos, o que também nós constatamos a nível local. Outro dado
importante é que das 7.000 mil crianças
de até 7 anos que ficaram invalidas em 2012, metade estavam na garupa de
uma moto. É um cenário de guerra”, comentou Zury.
Ele informou
também que no Brasil, segundo o
DPVAT, seguro obrigatório que é pago, em
caso de acidente, as vítimas e seus familiares, ocupa a liderança mundial de
vítimas de acidente de trânsito. Contudo, o DATASUS, banco de dados do Sistema
Único de Saúde, está em 5° lugar neste ranking. A apuração feita pelo DPVAT é
mais precisa e detalhada e portanto, foi por eles levada em consideração.
Outra questão que chamou bastante atenção foi a
preocupação com o forte impacto causado ao
sistema de saúde pela violência no trânsito, visto que, ocorre a
ocupação de leitos de hospitais e gastos com próteses. Além disso, os acidentes
levam a benefícios evidentemente aportados pelo sistema de seguridade social e,
em alguns casos, a aposentadoria precoce.
O Conseg
conseguiu junto ao Secretário Municipal de Saúde, Dagoberto José da Silva,
informações que mostram que o Hospital Raul Sertã tem a sua estrutura quase na totalidade absorvida
por ocorrências de vítimas de acidentes no trânsito.
A realidade :
2009
|
48
vítimas no trânsito contra 38 por homicídios
|
2010
|
38
vítimas no trânsito contra 28 por homicídios
|
2011
|
21
vítimas de ambos
|
2012
|
41
vítimas no trânsito contra 29 homicídios
|
2013
|
Até o
momento: 19 vítimas no trânsito contra 17 homícidios
|
|
|
Nova Friburgo
em 10 anos
Crescimento
populacional
|
05%
|
Crescimento
da frota
|
85%
|
Total
de veículos
|
105
|
Total
de habitantes
|
182.082
|
Fonte
|
IBGE
|
::::::::::::::::::::::::::::::::::::
BOX:
A cidade tem a
maior taxa de veículos por habitante do estado”.
Pelos
números, de fato, estamos em estado de guerra. As mortes causadas pelos
acidentes de trânsito, seja por imprudência, infração, mostram a situação
endêmica do Brasil. Nós precisamos de caminhos juridicamente instituídos,
legalmente capazes de viabilizar a promoção da redução dos acidentes de
trânsito e por conseqüência a redução das mortes e de todos os prejuízos em
torno da violência no mesmo.
O objetivo do Conseg é mobilizar diferentes personagens, atores
da sociedade civil, do poder público e diversas outras autoridades para que
haja o encontro de alguns pontos que ainda não estão definidos e, desta forma,
promover o projeto de redução de acidentes no transito.
O coordenador do projeto Ricardo Lengruber falou da necessidade
de aprofundar e buscar mais dados sobre o trânsito, visto que, conhecendo os
números, as principais causas, os locais em que mais ocorrem os acidentes é
possível ter sucesso no projeto. Além disto, a necessidade de realizar
trabalhos e campanhas educativas nas redes de ensino, é primordial, “ nós
precisamos de um trabalho educativo que contemple os alunos da rede pública,
estadual e particular de ensino. Para que tenham acesso a informações sobre o
trânsito. A preocupação não é com o aluno que venha a ser motorista, mas a
necessidade de mudar a cultura do transporte no Brasil e no município,
principalmente. A escola não forma motoristas, mas é um lugar aonde se
conscientiza os agentes que estão no trânsito hoje na qualidade de pedestres e
ciclistas. O projeto ajuda na formação deles como motoristas, apesar deste não
ser o principal objetivo”, acrescentou.
Será feita uma coordenação pedagógica, sem ônus para o
município, que promoverá a capacitação permanente dos profissionais de educação
na área de educação de trânsito, assim como o fornecimento de material
didático. No entanto, para que isso ocorra, ainda é necessário fazer um estudo
da faixa etária e da série escolar que
será abordada de maneira regular. Portanto, a capacitação dos professores e o
ensino dos alunos acontecerão no primeiro semestre de 2014.
Na oportunidade foi apresentado o calendário para a realização
de diversas ações, como: vinda do DETRAN/RJ dia 11 de setembro; depois a
realização de treinamento com grupos de motoristas, motociclistas, agentes da
Autran e o grupo da Guarda Municipal. Para finalizar, foram distribuídos
comerciais para mídia impressa, TV, rádio e internet, que têm objetivo de
conscientizar a população;
O presidente do ONSV,
José Aurélio Ramalho, disse ter ficado impressionado com o projeto, “ eu
vim esperando almoçar com cinco ou seis pessoas e tive a grata surpresa de
encontrar representantes de todos os setores envolvidos. Essa mobilização da
sociedade friburguense em torno dos problemas do trânsito é um exemplo para o
Brasil”, destacou.
O prefeito Rogério Cabral garantiu apoio à iniciativa, “ o
governo municipal se coloca inteiramente a disposição do CONSEG para auxiliar
na execução do programa”, finalizou o Chefe do Executivo Municipal.
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