terça-feira, 10 de agosto de 2010

Prefeitura inaugura 19ª biblioteca escolar

Secretaria de Educação homenageia educadora veterana e entregará nesta quarta-feira Centro Infantil em novas instalações no Catarcione

Depois de ter recebido na semana passada, a visita da jogadora de vôlei de praia e medalhista olímpica, Sandra Pires, a Escola Municipal Francisco da Silveira, do conjunto habitacional Vale das Rosas, Jardim Califórnia, distrito de Conselheiro Paulino, iniciou a semana recebendo, mais uma vez, atenção das autoridades.
A secretária de Educação do Município, professora Ledir Porto, acompanhada de sua equipe de gestores; dos secretários de Governo, Braulio Rezende; de Comunicação Social, Girlan Guilland e de Esportes, Frank James Fernandes, bem como da subsecretária Pró-Leitura, Maria Clara Cavalcanti de Albuquerque, inaugurou a 19ª biblioteca numa unidade escolar da rede municipal, na manhã desta segunda-feira, 09, contando ainda com a participação da biblioteca móvel e suas recreadoras Danielle Sinder e Silvia Araújo, que contaram histórias aos alunos.
Com nome em homenagem à veterana professora de várias gerações de friburguenses, Yvonne de Oliveira Silva Lo Bianco, a nova sala de leitura foi mais um presente à unidade de ensino, que teve desempenho positivo no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Segundo explicou a diretora Rosangela de Oliveira Neves, a escola alcançou 5,4 nos resultados relativos a 2009, inclusive superando a meta estabelecida (5 pontos), prevista somente para 2019.
Acompanhada dos filhos, o arquiteto Ronaldo Lo Bianco e Ana Carolina Lo Bianco, a homenageada leu seu discurso, provocando muita emoção na secretária e professora Ledir, que aproveitou a ocasião para destacar aos alunos e professores o exemplo da mestre e educadora.


Uma vida dedicada à Educação


Nascida no Rio de Janeiro, dona Yvonne de Oliveira Silva Lo Bianco se formou no curso secundário do Liceu de Humanidades Nilo Peçanha (Niterói). Fez o curso Normal no Instituto de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2º ciclo) e também o curso de Letras Neo-Latinas, na Faculdade Nacional de Filosofia. Foi professora contratada do Ensino Primário, professora do Ensino Médio do Quadro Permanente do Magistério (Q.P.M.) da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, professora do Colégio Cêfel, diretora do Ginásio Municipal Rui Barbosa e diretora do Ginásio Santa Mônica, além de diretora do Colégio Estadual Jamil El-Jaick.
Pertencente à Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape), integra ainda a Associação de Professores Primários do Estado do Rio de Janeiro (UPPE) e a Associação Nacional de Professores de Administração Escolar (Anpae).

Do sonho à realidade
Em pronunciamento que leu durante a homenagem, dona Yvonne acentuou que “ter o meu nome honrado ao designar uma biblioteca escolar é a maior homenagem que eu poderia receber”. Segundo ela, “sempre alimentei o sonho de que em cada escola fundada, o local destinado à leitura tivesse prioridade, de tal forma que a escola viria a ser uma grande sala de leitura, na qual se desenvolveria todos os conhecimentos, por meio do saber que nos legam os livros”.
Continuando, dona Yvonne afirmou que, “com muita alegria, vejo hoje que este não foi um sonho em vão, e que tão pouco ele é apenas o meu sonho, mas é a realização de educadores que pensam como eu”. Ao finalizar, ela disse que “estamos, no meu entender, de parabéns” e agradeceu pelo “insigne presente, com votos de que frutifiquem ainda mais os ideais de alguém que passou pela Educação, mas nunca deixa de alimentar seus sonhos, que talvez se realizem mais lentamente do que o necessário, mas que pela vontade e a consciência daqueles que, como a Ledir lutam, tornam a Educação de nosso povo, uma realidade”.
Centro Infantil Irineu Mineiro: inauguração nesta quarta
Na mesma semana, duas importantes inaugurações da Secretaria de Educação. Além da biblioteca da E. M. Francisco da Silveira, um novo espaço para abrigar o Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Irineu Mineiro, no Catarcione, será inaugurado nesta quarta-feira, 11, às 17 horas. A casa, funcionando em horário integral (6h30 às 18 horas) de segunda a sexta-feira, possui quatro salas, refeitório com espaço para leitura, cozinha, três banheiros adaptados para as crianças e banheiro para a direção e professores. Segundo a diretora Solange Malaquias Braz, o Centro abriga uma creche, “mas há quatro anos funcionava, em espaço alugado e inadequado para atender crianças de quatro meses a quatro anos. Agora, estamos num espaço amplo, na rua Sebastião Thomé, 89, adquirido pela Prefeitura. Na garagem, será instalada uma área para recreação, com diversos brinquedos”. - comemora a diretora.


foto: Daniel Marcus
O secretário de governo, Braulio Rezende e a homenageada descerram a placa inaugural da nova biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário