quinta-feira, 13 de maio de 2010

Teatro Municipal recebe Sinfônica dos Fuzileiros Navai

Abrindo o centenário do sanatório a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais se apresenta em Nova Friburgo neste domingo, 16 de maio, em comemoração ao 192º aniversário do município. O evento tem entrada franca e acontecerá às 20 horas, no Teatro Municipal, na praça do Suspiro.

Uma parceria da Prefeitura de Nova Friburgo, através de diversas secretarias municipais, está previsto um público de 600 pessoas. Segundo o vice-diretor do Sanatório Naval, o capitão de corveta Ivo José Dutra da Costa Pinto, a apresentação deverá durar uma hora e vinte minutos. A Sinfônica estará composta por 85 integrantes e 8 gaiteiros, entre oficias, regentes, suboficiais e sargentos fuzileiros navais, de ambos os sexos.

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros navais se diferencia das orquestras sinfônicas e das bandas tradicionais pela diversidade de sua formação instrumental e a abrangência de seu repertório, transitando do erudito ao popular. Além dos instrumentos normalmente empregados pelas bandas convencionais, utiliza toda a família das madeiras, metais, vasto naipe de percussão e cordas (piano, contrabaixos e violoncelos) e gaitas, podendo a formação ser alterada de acordo com a natureza das obras.

Atualmente, a banda encontra-se sediada na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro, apresentando-se em todo o território nacional e no exterior, sempre divulgando o Corpo de Fuzileiros Navais e a Marinha do Brasil.


Atualmente, a Banda Sinfônica possui um vasto repertório, constituído de marchas e canções militares, hinos, músicas populares e eruditas. Todos os integrantes tiveram formação e aperfeiçoamento realizados na Escola de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, sendo a Marinha Brasileira a única força armada que possui uma Escola de Formação de Sargentos Músicos, integrada na estrutura do Corpo de Fuzileiros Navais.

Programa

1ª parte – regência do Primeiro-Tenente (RM2-T) Thiago Santos

Hino Nacional Brasileiro (Francisco Manuel da Silva)

Abertura Candidi (L. Bernstein)

O magnum mysterium (M. Lauridsen)

E lucevan le stelle (G. Puccini) – com o solista SG Roberto Ricardo

Viva música (A. Reed)

Intervalo

2ª parte – regência do Capitão-Tenente (ASN) Nerias Morel

Fanfarra olímpica (J. Williams)

Sento uma forza indomita (da ópera O Guarany) – com os solistas SG Ewandro Stenzowski e SG Patrícia Monção

Can you feel the love tonight (Elton John) – arranjo do SG Jonhi Bandeira e participações dos solistas SG Jéssica Mendes e CB Elias Pinheiro e de gaitas escocesas do CFN

Somos todos iguais nesta noite (Ivan Lins) – arranjo do SG Gilson Santos

Encerramento

Malambo (A Ginastera)

Cisne branco (Antônio Manuel do Espírito Santo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário