segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cônsul da Bélgica é recebido em Nova Friburgo

O prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado de secretários municipais, recepcionou no seu gabinete no Palácio Barão de Nova Friburgo, na manhã da última sexta-feira, o cônsul da Bélgica no Rio de Janeiro, Jan Bouchet, com cerimônia de hasteamento de bandeiras. A visita do cônsul se insere na Missão Belga no Brasil, que está trazendo 220 empresários e industriais à capital do estado, desde o último sábado, 15, até o próximo dia 22 de maio, para firmar parcerias e ampliar os negócios entre os dois países.

Após o hasteamento das bandeiras de Nova Friburgo, Bélgica e Brasil, simultaneamente à execução dos respectivos hinos, o prefeito Heródoto, o cônsul Jan Bouchet e demais autoridades seguiram para o gabinete do Chefe do Executivo, onde conversaram em francês e trocaram presentes - livros com fotos de Nova Friburgo e Bruxelas, capital da Bélgica. Participaram ainda do encontro, o vice-diretor do Sanatório Naval, capitão de fragata Ivo José Dutra da Costa Pinto; o presidente do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), Charles von Homberg, e secretários do governo municipal.

O prefeito lembrou que a relação do município com o país europeu começou há 15 anos a partir do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), que mantém duas escolas rurais no município (em Salinas e Vargem Alta).

Heródoto Bento de Mello disse que a prefeitura tem muito interesse na vinda da missão belga e está disposta a cooperar, visando à instalação de indústrias não poluentes no município.

O cônsul da Bélgica agradeceu em português “o convite para visitar essa bela cidade” e destacou “a longa história de cooperação” entre Nova Friburgo e Bélgica e o projeto do Ibelga, que “provou ser um grande sucesso”. Na ocasião, o cônsul convidou o prefeito a acompanhar a visita que o príncipe herdeiro Philippe e a princesa Mathilde farão ao Brasil, durante a missão belga que tem por objetivo concretizar negócios entre ambos os países. Inclusive, o prefeito confirmou sua presença na solenidade da Embaixada belga, na noite desta quarta-feira, 19, no Palácio da Cidade, no Rio.

O prefeito Heródoto Bento de Mello e o cônsul da Bélgica, Jan Bouchet, frisaram a importância do Instituto Ibelga, que mantém 337 alunos nas duas escolas rurais em regime de alternância semanal. Os alunos estudam em horário integral durante uma semana, e na outra ficam em casa para aplicarem na propriedade da família suas atividades rurais e escolares.

Ainda na tarde de sexta-feira, depois da cerimônia na Prefeitura e ainda após almoçar com empresários na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o cônsul Jan Bouchet - acompanhado do presidente do Instituto Bélgica-Nova Friburgo, Charles Von Homberg e do secretário-executivo do Ibelga, Nilson dos Santos, visitou a Fazenda Escola Familiar Agrícola, em Baixada de Salinas, no terceiro distrito friburguense, onde foi recebido pela diretora geral da unidade, professora Mariane Aparecida Schuenck, professores, funcionários e parte dos mais de 300 estudantes do turno da tarde. Um coral, regido pela professora Cinézia, fez apresentações especiais para o cônsul, que visitou salas de aulas, mantendo contado direto com alunos de turmas da 2ª série do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Médio.

Jan Bouchet ficou visivelmente impressionado com a beleza da propriedade, que tem ao fundo a paisagem dos Três Picos; ele conheceu ainda o laboratório de informática da unidade de ensino e participou de um café, especialmente preparado pela própria equipe de merendeiras do estabelecimento de ensino. A Fazenda Escola Familiar Agrícola Rei Aberto I mantém ensino fundamental, do 1º ao 9º ano e ainda os três anos do Ensino Médio, com unidades a cargo, respectivamente da Prefeitura e do Governo estadual, oferecendo cursos de técnico agrícola de nível médio e de administração, este com ênfase em empreendedorismo. A pedagogia da alternância, que segue modelo francês das Masons Agrícoles, de 1935 vem comprovando seu êxito no meio rural friburguense, ajudando a fixar os jovens no campo.

Um dos mais entusiasmado com a visita do cônsul à escola, na tarde de sexta-feira, era o agricultor Nilton Joaquim Correia, presidente da Associação de Pais. Com três filhos e dois netos estudando no estabelecimento, ele destacou o fato de que o grande entrosamento existente entre a escola e a comunidade é que garante o sucesso do empreendimento. Senhor Nilton também ressalta os resultados práticos de melhoria da atividade agrícola que podem ser constatados em cada propriedade, cujos jovens estudam na escola belga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário