segunda-feira, 28 de julho de 2014

Em noite festiva, AFI entrega principal premiação jornalística da cidade

A Associação Friburguense de Imprensa (AFI) entregou na noite da última sexta-feira a Comenda 20 de Junho – a mais importante premiação da imprensa do município. O evento foi realizado na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) já que o acesso à sede da AFI está interditado desde 22 de julho de 2011, numa obra inacabável que atrapalha a vida das entidades que fazem parte daquele corredor cultural.

Os agraciados de 2014 foram: Antonio Fernando Carvalho Silva (editorialista do Jornal A Voz da Serra), Roberta Dutra (introdutora da Defesa Civíl em Nova Friburgo), Robert Anselmo – Betão (mestre-sala da Vilage no Samba há 18 anos e há 20 no Carnaval da cidade).

A mesa foi composta pelo presidente da AFI, jornalista José Duarte; o fundador, Aécio Alves da Costa; o radialista EduaroVoght, representando o vereador Gustavo Barroso e a Câmara Municipal; e o secretário da AFI, José Francisco Rohen. A outra agraciada deste ano, Rita Maria Scheefel, ex-tesoureira da Associação e colaboradora em 10 diretorias da entidade não pôde comparecer. Foi um encontro de vários segmentos da cultura friburguense, onde todos puderam desfrutar da alegria de estar participando de uma cerimônia simples, mas alegre.

Depois de breves discursos dos componentes da mesa, coube ao tesoureiro da AFI, José Augusto Silva de Oliveira (Guto), fazer um resumo do curriculum de cada um dos agraciados. Logo depois, por sugestão de Silvio Poeta, foi observado um minuto de silêncio pelo falecimento da escritura Lurdes Gonçalves, já que, naquela data, foi comemorado também o Dia do Escritor.

A primeira a receber a comenda foi Roberta Dutra, que teve sua placa entregue pelas mãos do fundador da AFI, Aécio Alves da Costa. “Todos nós somos merecedores desta honraria, porque naquele momento mais difícil, tive o apoio de pessoas amigas, familiares e pude compartilhar da alegria de realizar um trabalho para o bem do povo”, acentuou Roberta. Em seguida, Eduardo Vogth entregou a premiação do mestre-sala Betão, que definiu: “É um prêmio que divido com toda minha família, amigos, com o Carnaval friburguense, que passa por um momento difícil. Todos que estão aqui contribuíram para esse momento que, para mim, é muito importante, porque a AFI está lembrando daqueles que, verdadeiramente, vivem o Carnaval no seu dia a dia. Eu respiro Carnaval 24 horas”, destacou.       

A diretora de divulgação da AFI, Elisabeth Souza Cruz, entregou a comenda ao jornalista Antonio Fernando que, emocionado, falou: “Engraçado. O meu nome não parece nos jornais. O que eu escrevo é a voz da direção e, muitas vezes, não é compreendido, porque a gente não agrada todo mundo, mas fico muito feliz em receber este prêmio, pois é o reconhecimento de um trabalho que é feito há a mais de 30 anos sem aparecer com foto e nome. Agradeço a AFI, ao amigo particular José Duarte, a todos que me indicaram e divido com minha família esta comenda”, finalizou.

Após a entrega das comendas, foi servido um café com bolo, feito por Elisabeth Souza Cruz, que também recitou uma trova lembrando do saudoso Rodolpho Abbud, que foi fundador da AFI. Nos agradecimentos, o presidente José Duarte citou Maureli Serafim Ambrósio, da Associação Comercial, que recepcionou a todos; o presidente, Flavio Stern, que cedeu o espaço; o vice-presidente da AFI, Rafael Barbosa, que, por motivo de trabalho, não pôde comparecer, mas atuou nos preparativos do evento; além do tesoureiro Guto, que fez a arte das placas.

                                          O presidente José Duarte comandou a solenidade
                                                       
                                        Eduardo Voght representou a Câmara Municipal 

                                    Guto, tesoureiro da AFI explanou o curriculum dos agraciados
                                                     
              Roberta Dutra premiada por Aecio Alves da Costa (fundador da AFI) e Guto
                                           
 Eduardo Vogth representando a Câmara Municipal premiou Betão da Vilage no Samba
  Elisabeth Souza Cruz (diretora de divulgação da AFI) entregou a placa ao jornalista Antonio Fernando

                Roberta, Antonio Fernando e Betão, junto com Aecio Ales da costa 

A mesa que comandou a solenidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário