sábado, 14 de abril de 2012

Defesa Civil fará testes mensais com as sirenes de alerta

Objetivo é o de verificar o bom funcionamento devido a uma possível falha em Teresópolis

Devido aos incidentes que ocorreram em Teresópolis por causa da chuva na semana passada, a Secretaria de Estado de Defesa Civil determinou que todas as coordenadorias municipais acionem as sirenes instaladas nas suas comunidades consideradas áreas de risco, sirenes essas pertencentes ao sistema de alerta-alarme, todo o dia 10 de cada mês, às 10h, exatamente.

O objetivo é o de verificar o bom funcionamento do sistema, segundo afirmou o secretário municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo, o tenente coronel João Paulo Mori.

Em entrevista recente, o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, afirmou que “o sistema de alerta que avisou a população dos riscos de deslizamentos em Teresópolis, na região serrana do Estado do Rio, pode ser melhorado”.

Viana admitiu que os alarmes tardaram a soar porque não havia indicadores seguros do volume de água que iria cair. “Quando a sirene tocou, o primeiro deslizamento estava ocorrendo”, disse Viana. “Quanto mais cedo recebermos a informação, mais cedo poderemos avisar à população.” Apesar disso, o secretário avalia que “o sistema funcionou” e que muitas vidas foram salvas (cinco pessoas morreram no desastre). Já o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, afirmou que o sistema de alarmes evitou uma tragédia ainda maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário