quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CONTROLE DE TABAGISMO

Fundação Municipal de Saúde vai capacitar agentes sanitários

Numa proposta da Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Gerência de Vigilância em Saúde, buscando a qualificação dos agentes na lógica da educação permanente, com o objetivo de aumentar a capilaridade das ações de promoção da saúde no município, na próxima sexta-feira, 22, a partir das 8h30, no auditório da Policlínica Centro Dr. Silvio Henrique Braune, a coordenação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo/Promoção da Saúde realizará a capacitação de 40 agentes sanitários de saúde na abordagem breve ao fumante em ação continuada de capacitação para atualização e novos conhecimentos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o tabagismo é a maior causa isolada evitável de mortes precoces em todo o mundo. No Brasil, cerca de 200 mil mortes por ano estão relacionadas ao tabagismo. Ações do Programa de Controle do Tabagismo em todo o país vem contribuindo para reduzir a prevalência de fumantes, que caiu de 35 por cento em 1989 para 18 por cento em 2003.
Após a capacitação, os profissionais realizarão no dia 25/10, um dia de impacto em suas áreas de trabalho. A parceria com a Vigilância Ambiental propiciará uma integração do trabalho em suas visitas domiciliares. Cada profissional receberá material educativo para atuar na prevenção do tabagismo e no favorecimento da aquisição de hábitos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário