quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ordem Urbana quer equipar a Guarda Municipal

Equipe da Secretaria visita indústria  de equipamentos de defesa não-letais

O secretário municipal de ordem urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda, acompanhado dos subsecretários, coronel Claudecir Ribeiro e André Luis Santos, este último também Comandante da Guarda Municipal, visitou semana passada, a sede da Condor - Tecnologias Não-Letais.
            Empresa situada no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, tem sua fábrica instalada numa área de aproximadamente um milhão de metros quadrados, vizinha à reserva biológica do Tinguá, com 26 mil hectares.
Desde 1985, a empresa já desenvolveu e homologou mais de uma centena de produtos com grande aplicabilidade pelas Forças Armadas e pelas Forças de Paz das Nações Unidas, em operações que requerem defesa passiva como solução.
O secretário Hudson - ex-comandante geral da Polícia Militar do Estado do Rio - é adepto da filosofia do uso gradual da força e da aplicação de armamento não-letal há muitos anos, tendo sido um dos responsáveis por sua adoção na corporação de forma experimental, a partir dos batalhões de choque e de operações especiais (BOPE).
Com o uso disseminado, atualmente em várias polícias e guardas municipais no Brasil e no mundo, o equipamento não-letal tem o poder de evitar confrontos diretos, corpo a corpo, entre os profissionais de segurança pública e eventuais infratores da lei, reduzindo assim o risco para ambos.
Sprays de pimenta, gás lacrimogêneo, projéteis de borracha, são alguns dos equipamentos fabricados pela empresa, que é líder na América Latina, neste segmento.
Recebidos pelo presidente, Carlos Erane de Aguiar e seu filho, Frederico Aguiar, vice-presidente da empresa, a equipe da Secretaria de Ordem Urbana friburguense foi informada sobre os últimos projetos e lançamentos da empresa, que já vende equipamentos para diversos países, inclusive na América do Norte e Oriente Médio.
De uso controlado pelo Exército, os equipamentos não-letais são autorizados às guardas municipais, mediante requerimento, o que já está sendo providenciado pelo subsecretário de Guarda Municipal e Posturas.
A orientação do prefeito Heródoto Bento de Mello, segundo o secretário, é modernizar a Guarda Municipal e dotá-la dos melhores equipamentos possíveis para que atue como força auxiliar na segurança pública, dentro de um novo conceito de segurança, no qual as guardas municipais vêm assumindo maiores desafios em todo o País.
“Hoje, nossa guarda municipal, dispõe de bastões e tonfas disponíveis para a eventualidade de um confronto em que o guarda necessite proteger-se ou a terceiros. O uso deste material é potencialmente perigoso para o agressor. Dotar a GM de equipamento de defesa não-letal é preservar a integridade física de ambas as partes, e evitar o confronto direto sempre que possível”. - afirmou o subsecretário André Luis S. Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário